Como Doar Leite Materno em Brasília

Este programa funciona em parceria com a Secretaria de Saúde e os Militares do CBMDF fazem a coleta e o transporte de leite humano doado. São quinze bancos de leite humano distribuídos em todo o Distrito Federal e três postos de coleta. Tal parceria conferiu à Corporação, em 1998, o título de “Corpo de Bombeiros Amigo da Criança”, premiação concedida pela UNICEF, tornando-se a única instituição não hospitalar a receber esta comenda.

Aos militares do CBMDF compete realizar visitas domiciliares com o objetivo de coletar e transportar o leite humano em todo DF e entorno, além de dar orientações a respeito de amamentação. Aos funcionários da Secretaria de Saúde compete o armazenamento, processamento e distribuição do leite humano para as crianças internadas nos hospitais do DF.

Quem pode doar leite materno?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Qualquer quantidade de leite pode ajudar. 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para doar e fazer a diferença.

Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas Unidades Neonatais.

doação de leite materno em Brasília

Como participar:

Para ser uma doadora basta ligar no telefone 160, opção 4 e fazer o seu cadastro.

Funcionamento:

As coletas são feitas de segunda à sexta-feira.


Para acessar o Portal de Doação de Leite de Brasília clique aqui.