Lazer

Exposição Linhas da Vida no CCBB-Brasília

Exposição Linhas da Vida no CCBB-Brasília

A teia que tece as intrincadas linhas da vida e nos conecta a todos é o fio condutor da narrativa criada pela artista japonesa Chiharu Shiota na exposição Linhas da Vida, em cartaz no CCBB-Brasília até 10 de maio de 2020.

A mostra, especialmente concebida para os CCBBs, apresenta desde obras realizadas no início da carreira da artista, em 1994, até trabalhos inéditos, idealizados especificamente para esta exposição (como por exemplo, a instalação “Além da Memória”, na Casa de Vidro do CCBB-Brasília, feita a partir de 13.000 folhas de papel sulfite A4 e 1.500 novelos de lã – fotos abaixo).

 

Instalações com linhas, chaves e barcos fazem parte da exposição.

 

Há também uma obra em que dois barcos escuros surgem em meio a emaranhados de cordas pretas, como alusão aos caminhos da vida. Trata-se de Dois barcos, um destino (2019), uma metáfora da artista sobre as formas de avançar, viajar, sem necessariamente saber qual é o ponto final, tal qual o percurso da vida.

“A exposição apresenta várias características da vida humana, como a nossa existência, a morte e os relacionamentos. Assim que o espectador entrar no espaço criado, quero que ele reflita sobre sua vida, seu propósito, suas conexões e sua memória. Com minhas instalações, quero unir as pessoas no Brasil, não importando sua origem, sua posição social, formação educacional, nacionalidade ou qualquer outro fator divisor. Como humanos, devemos nos unir e questionar o nosso propósito na vida e o porquê de estarmos aqui”, escreve a autora.

Chiharu Shiota

 

Na Galeria 2 há uma atividade de uso das linhas na parede que a criançada vai amar!

 

SERVIÇO

A exposição fica no CCBB até 10/05/2020, de 3a a domingo, das 9h às 21h. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar um ingresso na bilheteria.

É uma exposição muito poética e abstrata. Vale a pena levar crianças e teens, mas percorrendo com eles as obras e explicando seus significados (expostos em quadros próximos às obras).

1 Comentário

  1. Exposição Linhas da Vida no CCBB-Brasília | Baby Blogs Brasil

    9 de março de 2020 at 17:32

    […] A mostra, especialmente concebida para os CCBBs, apresenta desde obras realizadas no início da carreira da artista, em 1994, até trabalhos inéditos, idealizados especificamente para esta exposição (como por exemplo, a instalação “Além da Memória”, na Casa de Vidro do CCBB-Brasília, feita a partir de 13.000 folhas de papel sulfite A4 e 1.500 novelos de … Ver artigo completo no Blog […]

Comente!