Programação Infantil em Brasília

Anime: O fantástico mundo das animações japonesas

A Mostra Anime: O fantástico mundo das animações japonesas é uma mostra que condensa a riquíssima cultura audiovisual japonesa com exibição de filmes, concurso de cosplay, debates e workshops, contando com sessões ao ar livre no final de semana de encerramento.

Os animes são clássicos da cultura oriental e representam uma das expressões mais fortes da cultura japonesa, sendo responsáveis pelo reconhecimento do país a nível mundial, com estúdios renomados e produções premiadas.

O CCBB trará somente os animes, mas sim vários desdobramentos desse universo geek, como jogos de RPG e tabuleiro, exposição de quadrinhos, mangás e muito mais.

Ao todo serão exibidos 15 filmes, entre grandes títulos e obras raras, distribuídas entre os gêneros de ação, aventura, ficção científica e comédia. Alguns deles são: Akira, Paprika, Hunter x Hunter e Bayonetta: Destino Sangrento.

Os dias 31 de agosto e 01 de setembro ganham destaque na mostra as exibições ao ar livre dos filmes Pokémon O Filme 2000 e Pokémon 3: O feitiço dos Unown, e atividades que prometem reunir entusiastas da cultura nipônica. As exibições contarão com dublagem ao vivo, realizada por dois profissionais ao lado da tela. Os dias serão marcados, também, por concurso de cosplay – realizado abaixo da tela de projeção, jogos de dança e feira de quadrinhos, mangás e fantasias.

Atividades extras:

No dia 23 de agosto, a mostra contará com debate sobre o filme “As Memórias de Marnie, ancestralidade e solidão“, com Juliana Melo, curadora da mostra, e Glênis Cardoso, cineasta. O debate será realizado após a sessão (que terá legenda descritiva e contará com interpretação em Libras). E no dia 30 de agosto acontece o debate sobre o filme “Vidas ao Vento e a construção de universo de Hayao Miyazaki“, realizado também após sessão, com Juliana Melo e Max Valarezo, jornalista.

Nos dias 24 e 25 de agosto, a mostra receberá alunos para o Workshop de Animação Básico, ministrado por Washington Rayk e Gyancarlo Lacerda Francischeto, profissionais reconhecidos da animação que darão noções iniciais de análise e produção de animes. Na ocasião, serão ensinados os princípios da animação, passos básicos da preparação de layout para se animar uma cena, além de uma oficina rápida de Opentoonz (software livre de animação). São 15 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 23 de agosto, pelo email workshop.animemostra@gmail.com.

Programação detalhada:

20/08 – Cinco centímetros por segundo – 18h – Livre

21/08 – Popin Q – 18h – Livre

22/08 – O Lugar Prometido em Nossa Juventude – 18h – 12 anos

23/08 – Vidas Ao Vento – 18h – 10 anos – seguido de debate às 20h

24/08 – OFICINA DE DESENHO DE ANIMAÇÃO, ministrada por Washington Rayk e Gyancarlo Lacerda Francischeto, profissionais reconhecidos da animação que darão noções iniciais de análise e produção de animes. Na ocasião, serão ensinados os princípios da animação, passos básicos da preparação de layout para se animar uma cena, além de uma oficina rápida de Opentoonz (software livre de animação). São 15 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 23 de agosto, pelo email workshop.animemostra@gmail.com – 14h – Livre
24/08 – O Conto da Princesa Kaguya – 14h – Livre
24/08 – Paprika – 17h – 14 anos
24/08 – Ghost in the Shell – 19h – 14 anos

25/08 – OFICINA DE DESENHO DE ANIMAÇÃO, ministrada por Washington Rayk e Gyancarlo Lacerda Francischeto, profissionais reconhecidos da animação que darão noções iniciais de análise e produção de animes. Na ocasião, serão ensinados os princípios da animação, passos básicos da preparação de layout para se animar uma cena, além de uma oficina rápida de Opentoonz (software livre de animação). São 15 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 23 de agosto, pelo email workshop.animemostra@gmail.com – 14h – Livre
25/08 – Tartaruga Vermelha – 14h – Livre
25/08 – Padrinhos de Tóquio – 17h – 12 anos
25/08 – Akira – 19h – 16 anos

27/08 – The Sky Crawlers: Eternamente (Sessão com Audiodescrição) – 16h – 12 anos
27/08 – The Sky Crawlers: Eternamente – 18h15 – 12 anos

28/08 – Paprika – 18h – 14 anos

29/08 – Bayonetta: Destino Sangrento – 18h – 14 anos

30/08 – As Memórias de Marnie (sessão com legenda descritiva) – 18h – 12 anos – seguido de debate (com intérprete de LIBRAS) às 20h30

Confira informações detalhadas sobre as atividades do final de semana de 31/08 (sábado) e 01/09 (domingo):

1. As atividades são livres;

2. 12h às 18h – Feira de expositores e artistas – ilustradores e outros artesãos que fabricam produtos relacionados ao tema. Parceiros das comunidades @CentralCosplay e @ComDayDF.

3. 13h às 18 – Jornada dos campeões – serão 5 arenas virtuais e as batalhas ocorrerão através do aplicativo Pokemon Go. A inscrição será feita na hora mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado às instituições atendidas pelo Projeto @ComDayDF. Os participantes poderão batalhar nos ginásios para conquistar suas próprias insígnias e concorrer a brindes. Regras e mais informações no instagram @pogobsb;

4. 14h às 18h – Jogos de RPG e arena Swordplay; Swordplay é uma modalidade de luta onde os participantes utilizam equipamentos (acolchoados) da era medieval como espadas, machados, adagas e escudos. O grupo propõe atividades de forma segura e dinâmica cobrando uma taxa simbólica a titulo de manutenção @ordemdealamut.

5. 15h – Quiz Otaku – jogo de perguntas temáticas com os interessados em participar, no palco;

6. 16h – Apresentação do Love Gems no sábado – grupo de dança Idol Cover (@lovegems), e no domingo, entrevista com um cosplayer convidado;

7. 17h – Concurso de cosplay – as inscrições são feitas na hora, e o link com as informações sobre as regras para participação no concurso pode ser conferido aqui: http://bit.ly/DesfileCosplayCCBB.

8. 18h30 – exibição dos filmes

O fim de semana conta com a presença dos criadores brasilienses Renata Rinaldi (@tintaderaposa) que já publicou vários mangás independentes, e Al Lima (@firmamentum.ftm) músico e escritor com lançamento de livro e jogo de RPG na bagagem.

 

Serviço:

20 de agosto a 1 de setembro, CCBB-Brasília
Classificação indicativa: consultar a classificação indicativa dos filmes na programação, acima.
Entrada gratuita com retirada de ingresso na bilheteria

2 Comentários

  1. Luana Andrade

    28 de agosto de 2019 at 12:36

    Onde está sendo a programação do Anime??

    1. Mari Oliveira

      28 de agosto de 2019 at 17:23

      No CCBB (foi dito no texto 😉 )

Comente!