Lembrancinha, Lembrancinha Criativa, Para Crianças, Superinteressante, TEM que fazer, Testado e aprovado

Como fazer tie-dye

Como pintar uma camiseta com a técnica tie dye

A nova paixão da Júlia são os canais do YouTube de “faça você mesmo”. Ela tem vários preferidos, e adora assistir dicas de como reciclar o que ela já tem e assim dar novos usos a objetos e peças que seriam descartados.

Num desses canais, ela assistiu a uma técnica de tingimento de tecidos chamada tie-dye e se encantou!

O que é o tie-dye? A expressão vem do inglês e significa amarrar (tie) e tingir (dye). Júlia ficou tão encantada que quis logo produzir um monte (e é de fato muito divertido mesmo de fazer!), e teve como ideia dar essas camisetas de lembrancinha no seu aniversário de 8 anos, tema unicórnio.

Nós assistimos a um mooooonte de tutoriais no YouTube, com diversos tipos de tinta, mas vou dar aqui as dicas que funcionaram melhor conosco:

  • Compre tinta de tecido Acrilex, das cores que preferir.
  • Para aplicar a tinta na camiseta, use bisnagas de ketchup (as nossas eu comprei na loja Cristal, na comercial da 203 norte, onde comprei também as tintas). As ponteiras das bisnagas ajudam as crianças a direcionar melhor a tinta (mas não se preocupe muito com “direcionar a tinta”. Deixe a criança criar, as mistura das cores fica linda, e nunca um tie-dye é igual ao outro)

  • Compre camisetas de algodão (outro tecido não fixará tão bem a tinta). As nossas eu encomendei na Malharia Allegro, na 716 norte.
  • Faça a pintura das camisetas em um local onde você possa sujar o chão (por exemplo, lá em casa nós fizemos no quintal. A tinta não saiu da calçada, mesmo depois de lavar, rs! Mas não faz mal, são memórias), ou então forre o chão com lona. Nas crianças, use avental ou uma camiseta velha. Elas vão se sujar, e muito!

A técnica de amarração que usamos foi a que enrola a camiseta como uma espiral, assim:

Na figura acima, ele manda você “beliscar” o centro da camiseta e torcer. Vá torcendo, até a camiseta ficar em círculo, e no centro o tecido estar em espiral (foto do meio). Depois, use elásticos para prender a camiseta – use quantos quiser, pois cada “fatia” formada pelo elástico receberá uma cor diferente. No nosso caso, usamos três cores, e misturamos as cores também.

Começando o tingimento

Primeiro, faça uma mistura de metade tinta e metade álcool dentro das bisnagas. Sacuda a bisnaga para misturar bem. O álcool ajudará a tinta a fixar mais e desbotar menos.

Antes de começar a torcer as camisetas, molhe-as. Também facilitará a tinta a penetrar mais no tecido.

Começando a torcer as camisetas: vi no Pinterest (e mostrei nos Stories do Roteiro Baby, destaque Tie Dye) a dica de torcer as camisetas com um pregador de roupa (abaixo).

Você prende o pregador no centro da camiseta, e começa a torcer. O torcido realmente fica lindo, mas quando vamos tirar o pregador, ele desmancha, hahaha. Então preferimos torcer a camiseta com a técnica do “belisco” mesmo. A outra dica é que o torcido fica mais bonito do outro lado que se torce. Então, torça as costas da camiseta, amarre com os elásticos, vire o bolinho e aí pinte. A frente da camiseta vai pegar mais as tintas em espiral.

Use a imaginação para tingir, deixe a imaginação livre! Pinte o centro de uma só cor, ou use só uma cor em tudo, ou misture os tons das cores. Acredite: se a espiral estiver certinha (esse é o segredo!), as cores sempre darão um efeito lindo!

Depois de tingir as camisetas, deixe os rolinhos secarem ao sol, por umas 2h. Depois abra, e deixe secar a camiseta esticada, aberta (eu pendurei em cabides, que ficaram sujos de tinta. É só lavá-los depois).

Aqui, quando as nossas estavam completamente secas, passamos a ferro borrifando uma mistura de água e amaciante, embalamos em saquinhos, e entregamos como lembrancinhas da festa.

Júlia ficou com duas camisetas para ela. Lavamos essas camisetas duas semanas depois da festa, e elas não soltaram tinta!

SUCESSO!

Para os meninos, usamos camisetas pretas, que torcemos no centro, e aplicamos água sanitária borrifada. O efeito da água sanitária da camiseta preta deixou uma mancha em forma de galáxia. Ficou lindo!

O processo todo foi muito divertido (assista aos vídeos do destaque Tie-Dye, no Instagram @roteirobaby), para mim e para minha filha: misturar as cores, esperar o resultado, até mesmo a frustração com as primeiras (que não ficaram tããão bonitas, pois o espiral tinha ficado ruim…). Sugiro que façam em casa, como um momento de tempo de qualidade com os filhos.

As férias de julho estão chegando! Que tal experimentar o tie dye?

 

1 Comentário

  1. Como fazer tie-dye | Baby Blogs Brasil

    4 de junho de 2019 at 12:52

    […] O que é o tie-dye? A expressão vem do inglês e significa amarrar (tie) e tingir (dye). Júlia ficou tão encantada que quis logo produzir um monte (e é de fato muito divertido mesmo de fazer!), e teve como … Ver artigo completo no Blog […]

Comente!