
Um dia desses, clica daqui e clica de lá, Júlia se deparou com os vídeos da Masha e o Urso no YouTube e ficou perdidamente apaixonada! Pesquisando, descobri que Masha e o Urso é um seriado russo (sim, russo!) que foi lançado em 2009. A série mostra o cotidiano de uma pequena menina travessa que vive em uma floresta, a Masha (que a Júlia chama de “Chapeuzinho Rosa”, hehe!), e que constantemente visita seu amigo urso, que mora numa casa do bosque e lhe age como uma figura paterna.
Este é o primeiro episódio, que mostra como Masha e o Urso se conheceram:
Este primeiro desenho foi baseado num conto russo de igual nome, cujo conteúdo vem bastante resumido a seguir:
“Em uma casinha viviam o vovô com a vovó. Eles tinham uma netinha, Mashenka. Um dia, Mashenka foi com as amigas à floresta e se perdeu. Foi parar na casa de um urso. O urso, então, não queria levar Masha para casa. Disse: “Você vai viver aqui na minha casa, vai a fornalha acender, cozer minha kasha (receita já postada no blog) e de kasha me alimentar. Foi preciso à nossa Mashenka enganar o urso, para que pudesse voltar para casa”.
No desenho animado a história já é outra: Masha morava às margens de uma estrada de ferro, próximo de uma floresta. Quando foi passear, um dia, na floresta, Masha entrou na casa do urso de “
enxerida” que é. Fez uma bagunça terrível na casa do coitado, que ele nem reconheceu seu lar quando voltou para casa. Só que este urso não intencionava deixar sua casa à mercê daquela pequena “vândala” e queria que ela se mandasse logo dali. Mas, apesar de tudo, o urso se tomou de amores pela menina. E assim foi este primeiro encontro…
[Fonte: Blog Rússia Show]
Se você clicou no link acima, percebeu que o desenho não é dublado em português, né? Então, sim, tudo que achei no YouTube sobre o desenho está mesmo em russo. Mas isso não muda em nada a paixonite da minha filha por ele: os diálogos são poucos, e quando acontecem são quase sempre autoexplicativos. Além disso, desenho animado tem uma linguagem quase universal, e a Júlia sempre morre de rir com as travessuras da Masha – mesmo com tudo falado em russo!
O link que postei acima tem vários episódios do desenho encadeados (44 ao todo), e vale a pena tê-lo nos favoritos. Os desenhos são curtinhos e são garantia de diversão para a meninada. Espero que vocês gostem também!
ATUALIZAÇÃO DO POST: Masha e o Urso estreou no Canal Boomerang (94 na Sky, 108 na NET e 110 na Claro TV), todos os dias, às 9h e às 21h!
Relacionados