Exposição Bonecas Russas gigantes

Exposição Bonecas Russas gigantes

Charmosas e coloridas, as matrioshkas encantam os corações de pessoas por todo o mundo. O ícone popular russo tornou-se grande aliado do mundo lúdico infantil. Está presente em estampas, decoração e souvenirs diversos. Reveja ao post da festa de aniversário de 1 ano da Bruna, filha da Iza, que foi com o tema matrioskas.

Agora o público brasiliense poderá conhecer tudo sobre a história dessas famosas bonecas, que desembarcam no Taguatinga Shopping em uma exposição com peças gigantes.

Criadas há 120 anos, diversos contos e lendas cercam a história das matrioshkas, cujo nome é o diminutivo do feminino matryona (matrona). Popular entre camponeses na Rússia antiga e proveniente da raiz latina, mater, ou mãe, simbolizam a maternidade e a fertilidade. “Este projeto foi feito para apresentar a cultura russa no Brasil e na América Latina. A matrioshka é a representação da família e da felicidade”, define a organizadora da exposição, Tatiana Orlova.

Instalada na Praça Central, no 1º Piso, a mostra será aberta ao público de 18 de março a 23 de abril de 2017. Você poderá tirar fotos e se divertir com as oito bonecas gigantes. Cada uma mede 2,60 m de altura, sendo elas: Boneca Sonho, Boneca Primavera, Boneca Morango, Boneca Sibéria, Boneca Tradicional, Boneca Santa, Boneca Presépio e Boneca Pássaro da Felicidade. Elas pesam cerca de 80kg e foram todas produzidas no Brasil, com a criação de diferentes artistas. São eles: Vagner da Silva, Elisa Vieira Queiroz, Simone Michielin, Thuany Kohlbach, Albertina Prates e Maramgoní. O processo de pintura de cada uma levou entre 180 horas e 240 horas. Em seguida, todas passaram por uma cobertura de verniz, para melhor conservação das peças, levando até 72 horas para secar.

Souvenirs

Para os admiradores das matrioshkas, uma linda loja de souvenirs no formato da boneca estará à disposição do público com peças exclusivas, vindas diretamente da Rússia. “As verdadeiras matrioshkas que vendemos são feitas na Rússia, em processo artesanal. São peças únicas, sendo que algumas levam até seis meses para ficarem prontas”, conta Tatiana.

Concurso

A criançada também tem espaço garantido na Exposição de Bonecas Russas. Os pequenos poderão se divertir e soltar a imaginação para colorir desenhos de matrioshkas, concorrendo com sua criação num concurso de pintura. Dividido em três categorias, divididas por idades (0 a 6 anos; 7 a 10 anos; 11 a 14 anos), o torneio selecionará os melhores desenhos e premiará os ganhadores com lindas bonecas. O concurso cultural é realizado pela empresa Bonecas Russas e Artesanato, no período de participação será de 18 de março a 21 de abril, e a divulgação será no dia 23 de abril.

Contação de Histórias

Todos os sábados do mês de abril, às 18h, a querida parceira do Roteiro Baby e Slow Fun, a contadora de histórias Nyedja Gennari contará história das matrioshkas. A atividade é gratuita.

Curiosidades:

*A matrioshka russa foi inspirada em uma boneca japonesa de barro que possuía um sistema de encaixes. Seu criador, Anatoly Mamontov se motivou a criar uma boneca com essa técnica, mas que transmitisse a cultura russa;
*As bonecas foram criadas especialmente para o público infantil. Eram usadas para ajudar na evolução das crianças, pois suas cores, formatos, tamanhos e encaixes auxiliam no desenvolvimento cognitivo, na percepção espacial e nas habilidades motoras;
*Cada matrioshka é única. Elas podem ser produzidas em série, mas nenhuma será exatamente igual a outra;
*As bonecas mais tradicionais são pintadas ao estilo Hohloma – uma técnica tradicional russa – e retratam a vida e os trajes típicos das camponesas;
*Uma superstição popular conta que o dono da matrioshka pode fazer um desejo a cada boneca do conjunto;
*O número do conjunto de uma boneca pode chegar a 30 unidades. O mais comum é de sete bonecas;
*As bonecas são consideradas protetoras do lar e trazem boa sorte aos donos da casa;
*É tradição russa presentear uma criança recém-nascida com uma matrioshka, para desejar uma vida longa e próspera;
*Tornaram-se mundialmente conhecidas na Exposição Universal de Paris em 1900, com a apresentação de produtos de diversos países;
*Pela diversidade cultural entre os países, a Boneca Russa é conhecida de várias formas: Matrioshka, Matryoshka, Matrioska, Matryona, Mamuska, entre outros.

SERVIÇO:

Exposição Bonecas Russas

Data: De 18 de março a 23 de abril de 2017
Horário: de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h
Local: Praça Central – 1º Piso, Taguatinga Shopping: QS 01 Rua 210, lote 40, Pistão Sul, Taguatinga.
Acesso: Livre.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!