Distrair bebês muitos pequenos não é uma tarefa fácil.

Por isso, quero compartilhar com outras mães algumas coisas que eu considero importante mencionar quando o assunto é brinquedo ou brincadeiras para bebês.
Notem que, ao final do post, eu indiquei quais são os brinquedos que eu compraria para um bebê de um mês, baseado no que a minha filha mais curtiu nesta fase. De agora em diante, vou postar, assim que ela completar mais um mês, quais os nossos brinquedos favoritos.
É preciso ter muita criatividade, paciência e um certo cuidado na escolha da brincadeira, já que algumas atividades podem superestimulá-los, tranformando o momento de diversão em estresse para a criança.
Sabe-se que os primeiros anos de vida são o período mais importante para estimular a curiosidade e os sentidos da criança. E, nesse contexto, a escolha do brinquedo certo para cada fase do desenvolvimento infantil desempenha um importante papel no processo de aprendizagem da criança.
Para não errar, é sempre bom verificar a existência do selo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) na embalagem e seguir a indicação de idade ou faixa etária que os fabricantes são obrigados a divulgar. O selo confirma se o produto passou por testes laboratoriais. Se houver restrições, elas estarão explicitadas na embalagem e devem ser observadas.
Seja especialmente cuidadoso ao comprar brinquedos para menores de 3 anos. A faixa etária sugerida para a brincadeira não indica somente a idade em que a criança tem condições de entender o brinquedo mas, principalmente, qual é a idade ideal para que o brinquedo não ofereça perigos à criança.
Como os pequenos gostam de colocar tudo na boca, também é prudente evitar peças miúdas, modelos muito frágeis e brinquedos que desmontam.
O material mais recomendado para brinquedos para bebês é o tecido. O plástico, se não for bastante maleável, pode machucar. A madeira, por sua vez, solta lascas; e pontas afiadas podem provocar ferimentos.
Além disso, todos os brinquedos devem ser fáceis de lavar e higienizar para evitar riscos de contaminação.
Ciente desses perigos e cuidados, é possível ignorar a indicação de idade mencionada acima e se basear nas etapas do desenvolvimento infantil e nas conquistas motoras (pegar, sentar, engatinhar e andar) na escolha do brinquedo ideal para o seu filho, já que o bom brinquedo é aquele que atende às necessidades e possibilidades de cada fase.
QUAL O BRINQUEDO IDEAL PARA UM BEBÊ DE UM MÊS?
Para responder a esta pergunta eu gostaria de registrar que os brinquedos ideais para crianças de até cinco meses são os mais coloridos e que oferecem barulhos suaves. O importante, nesta fase, é DESPERTAR as noções de textura, tamanho, forma e som para desenvolver o seu tato, visão, olfato, audição e paladar.
Com um mês, o bebê é capaz de focar um objeto a 20 ou 25cm de distância, sem enxergar detalhes. Eles escutam sons agudos e ficam quietos quando ouvem sons graves. Observam com atenção quando alguém fala com eles e são capazes de imitar as expressões dessa pessoa. Seguem com os olhos objetos que se movimentam devagar, mas os perdem de vista com frequência.
POR ISSO, OS BRINQUEDOS ADEQUADOS PARA ESTA IDADE, de acordo com os fabricantes, SÃO:
– móbiles
– brinquedos musicais para berço ou carrinho
– espelho com atividades

PORQUE OS BEBÊS VÃO SE DIVERTIR COM OS BRINQUEDOS INDICADOS:
Os bebês têm boa audição desde o nascimento e, por esta razão, a música é uma ótima maneira de melhorar a capacidade auditiva e tranquilizá-los. Um brinquedo que combine música com luzes pode despertar diversos sentidos (e não só a visão), fornecendo movimento para incentivar o desenvolvimento do controle visual do bebê.
OS BRINQUEDOS QUE O ROTEIRO BABY BRASÍLIA INDICA PARA BEBÊS DE 1 MÊS:
Às vezes, as crianças nos surpreendem com suas preferências. É possível até que elas gostem mais da embalagem do brinquedo do que do brinquedo em si… ou que prefiram brinquedos mais baratos em detrimento de outros (às vezes mais caros) que nós achávamos que elas iam adorar.
Por isso, acho bacana compartilhar dicas que já deram certo.
Minha filha ganha muitos brinquedos e é engraçado como ela curte muito uns e ignora completamente outros.
Baseado no que deu certo com a minha filha Bruna, que tem quatro meses, eu não indico o uso de móbiles para bebês de um mês. Pude comprovar que essa atividade era muito estimulante quando ela estava nesta fase e, por isso, para o berço, eu indico o espelho da Fisher Price, que também tem luzes e música (com opção de volume). Na Cia Toy do Gilberto Salomão (Lago Sul), este brinquedo está na promoção por R$39,90.

Além disso, para distraí-la com suavidade, nessa fase em que ela ficava acordada por tão pouco tempo e ainda era tão pequena, eu usei e indico o uso da cadeirinha de balanço da Fisher Price (a que eu comprei pode ser usada até 18 kilos, tem opção de não balançar e oferece uma vibração que acalma os bebês!) e CDs infantis da coleção Baby Einstein.

 

Autoria de Dhemes Andersen