Dia do Astronauta: MCTI e AEB promovem domingo de atividades no Planetário de Brasília

Evento conta com oficinas, exposições e uma sessão especial com participação do ministro Marcos Pontes

Neste domingo, 9 de janeiro, é comemorado no Brasil o Dia do Astronauta. A data é uma homenagem à missão Centenário, realizada em 2006 pela Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do MCTI, e à viagem do atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, para a Estação Espacial Internacional, tornando-se o primeiro brasileiro e cidadão do Hemisfério Sul a ir ao espaço.

Para celebrar a data, o MCTI e a AEB promovem no Planetário de Brasília uma série de atividades para toda a família com entrada gratuita, das 9h às 18h. A programação inclui a exibição de filmes, uma exposição sobre a Missão Centenário; oficinas de confecção e lançamento de foguetes de garrafa pet e dobraduras de nanossatélites. Às 17h será realizada uma sessão especial com presença do ministro astronauta Marcos Pontes com os temas “Da Terra ao Universo” e “Missão Centenário”. (Veja a íntegra da programação abaixo)

O que você quer ser quando crescer?

Pergunte a um grupo de crianças “o que você quer ser quando crescer?” e logo “astronauta” estará lá como uma das respostas. Explorar o espaço e ver as estrelas de perto tem inspirado gerações a pesquisar nossas origens e entender o universo em que vivemos. A profissão também faz parte do imaginário nacional em personagens como o Astronauta, de Maurício de Sousa, e o Menino Astronauta, de Ziraldo.

Além disso, boa parte das tecnologias que tornaram possíveis as viagens ao espaço fazem parte da nossa rotina, como as câmeras dos celulares, a navegação por meio do GPS, a computação em nuvem, filtros de água, sistemas de resgate, além de estarem presentes em diversas áreas como alimentação, construção civil, saúde e vestuário.

Desde a chegada do homem à Lua, em 1969, muita coisa mudou, e as metas também avançaram. O projeto Artemis, da Agência Espacial Americana (NASA), pretende levar a primeira mulher e o primeiro homem negro à Lua em 2024 e estabelecer as bases para uma missão à Marte. O Brasil faz parte do programa por meio da assinatura de um acordo de cooperação em junho de 2021, no Palácio do Planalto.

Desde 2019, o MCTI também tem feito avanços no Programa Espacial Brasileiro para uso comercial do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão. Após duas décadas parado, houve a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os Estados Unidos, que autoriza o Brasil a lançar equipamentos que contenham componentes americanos. Também foram lançados os satélites Amazonia-1, totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, e o satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-4A).

Serviço:

Programação do Dia do Astronauta – MCTI e AEB
Data: domingo, 9 de janeiro de 2022, das 9h às 18h
Local: Planetário de Brasília, St. de Divulgação Cultural – Brasília, DF

PROGRAMAÇÃO:

Entrada do Planetário
Exposição do Mascote do Programa Espacial Brasileiro – Cosminho Inflável
Banner alusivo ao Dia do Astronauta
Sessão na Cúpula – limitado a 40 participantes
9h30 – “Missão Centenário” – Duração: 19 minutos e 24 segundos
10h30 – “Uma aventura no Planetário” – Duração: 25 minutos
14h30 – “Origens da vida” – Duração: 25 minutos
16h – “Uma aventura no Planetário” – Duração: 25 minutos
17h – Sessão Especial com a presença do Astronauta Brasileiro Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações – “Da Terra ao Universo” – Duração: 33 minutos e “Missão Centenário” – Duração: 19 minutos e 24 segundos

Exibição do vídeo Missão Centenário em looping
TV 60` localizada no Hall acima do VLS das 9h às 21h

Oficinas
9h30, 11h30, 14h30 e 17h
Confecção e Lançamento de Foguete de garrafa PET 2l – 12 participantes
Montagem das dobraduras do Mascote Cosminho e Nanossatélites NanoSatC- Br 1 e 2 – 16 participantes

Exposição da Missão Centenário
Parede adesivada com imagem alusiva à Missão Centenário
Expositor acrílico com itens da missão
Categoria
Ciência e Tecnologia