CCBB recebe Mostra Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil de 07 a 16 de janeiro com muita diversão para toda a família

Com programação variada e exibição de 38 filmes, entre animações, curtas e longas metragens do universo infantil, o projeto também conta com atividades culturais, como oficinas, espetáculos e apresentações de dança de forma gratuita

Entre os dias 07 e 16 de janeiro, pais, filhos, avós, netos, todas as famílias da capital trocarão experiências com o cinema nacional e internacional no Centro Cultural Banco do Brasil. A mostra Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil propõe um giro pelo planeta através da narrativa do cinema, com filmografia de vários países, além de atividades criativas e culturais, como oficinas, espetáculos, apresentações de dança e vivências com especialistas convidados, proporcionando ao público uma viagem por diferentes culturas.

A ideia do projeto é mostrar que a “diferença cultural” é uma grande riqueza a ser respeitada e valorizada, pois pertencemos a um mesmo planeta e estamos todos conectados. Filmes de países como Índia, Gana, França, Canadá, Alemanha, Brasil, Portugal e Suíça participarão das 38 exibições. Grande parte dos filmes são animações internacionais sem diálogos ou dublados em português, algumas indicadas ao Oscar de Melhor Animação, sendo todas recomendadas para as crianças.

“Para construir a programação, foi fundamental o apoio das embaixadas participantes, e isso foi incrível pois agregou muito à mostra em autenticidade e diversidade cultural. E o interessante é que cada embaixada trouxe algo diferente para compor esta programação de filmes e também para as apresentações culturais, que por sinal está bem rica e vai dialogar com o que as crianças vão poder curtir na tela”, explica Carina Bini, realizadora e curadora da Mostra.

ABERTURA OFICIAL COM A CULTURA INDIANA

Para a abertura, o evento conta com uma programação de cultura indiana que vai começar com a atividade cultural: Yoga para crianças – A Magia do Agora, que recebe a professora de yoga Ju Marie com histórias sobre os fundamentos do yoga de forma lúdica para os pequenos.

Às 17h30 acontecerá uma apresentação de Dança clássica Indiana, estilo Bharathanatyam, do sul do país, e contará com a presença das Embaixadas participantes da mostra. A sessão de abertura contará ainda com a exibição de animações premiadas indianas, A Pescadora e seu Tuk Tuk, do diretor Suresh Eriyat, e Neki & Pooch Pooch.

OS DESTAQUES DAS EXIBIÇÕES

A curadoria seguirá um roteiro diário, com uma sessão na abertura do evento, seguindo com duas sessões diárias e seis atividades culturais, aos sábados e domingos. O espaço contará ainda com uma cenografia exclusiva criada para a ambientação conceitual da mostra, inspirando os participantes e adicionando mais uma dimensão lúdica à experiência proposta.

Dentre os 38 filmes exibidos, apenas dois filmes são legendados para o português, ao invés de dublados, indicados para crianças a partir de 10 anos: Sputinik (Alemanha) e Kwasu Ananse (Gana), com abertura oficial da Embaixadora do Gana no Brasil, Abena Busia, que irá contextualizar a história do filme para as crianças. A abertura da sessão também recebe uma dança típica do Gana, apresentada por dançarinas ganesas.

Alguns filmes chamam atenção durante a Mostra como: “Calamity” de Remi Chayé, animação franco dinamarquesa inédita no Brasil e dublada para o português; as animações de Joana Toste, uma importante e premiada diretora de animação portuguesa, além do filme brasileiro O menino e o mundo, animação vendida em mais de 100 países, que levou mais de 51 prêmios.

Por falar em animação, o gênero vai conquistar a criançada durante a mostra. Além das animações indianas, da abertura, outras também prometem muita diversão. Le trois verites e Shamazulu, da África; Tête à Têtte à Tête, Ruzz and Ben, Bully Dance e Sunday, do Canadá; Surpresa, Ema e Gui, O canto dos 4 caminhos e Papel de Natal, de Portugal; Eisnasen, Me and my monster, Sweetie Pie, Le Dragon e Zibila, da Suíça, serão exibidas.

OFICINAS CRIATIVAS, ESPETÁCULOS E APRESENTAÇÕES DE DANÇA

A programação de oficinas criativas com convidados será o destaque da mostra, já que irá associar cultura, diversão e educação em um só lugar. Há muito mais para os pequenos se divertirem!

A Oficina Funga Aláfia, no dia 08, a partir das 17h, explora o continente africano com suas cantigas, histórias, danças e brincadeiras. O Duo Flor de Cacau confeccionará também Máscaras Africanas, que promete despertar um grande interesse entre os pequenos. Haverá, ainda, a apresentação da dança típica de Gana com duas dançarinas, às 18h. Já na Oficina de Dança Criativa, que acontece no dia 09, às 17h, a proposta é permitir às crianças se auto conhecerem através da dança e expressarem melhor suas emoções, com as dançarinas Aline Moura e Janaína Almeida.

No dia 15 de janeiro, a partir das 17h, haverá duas apresentações feitas pelo grupo Casa Moringa que promete encantar os pequenos: a Maria Pé de Vento e a Vereda dos Mamulengos, trazendo mensagens de luta pelos sonhos, busca por uma vida melhor, memórias e histórias de superação.

No último dia da mostra, dia 16, os pequenos poderão se divertir com a Oficina Colorê, a partir das 14h, que reunirá em uma ciranda, histórias, cantigas, brincadeiras e danças de diversos países, com a dupla Duo Flor de Cacau, e também a confecção do Brinquedo Brarangandão. E às 17h45, para finalizar a grade das atividades culturais, o espetáculo Violinha Caipira, musical infantil do brasiliense Marcello Linhos que destaca e interliga as riquezas biológicas e culturais do cerrado, como os morcegos, o jatobá, o buriti, o som da viola, o beija-flor, os riachos, entre outros.

“Acho que esta mostra vai surpreender pais e filhos, pois vai de fato proporcionar um Giro pelo Mundo, trazendo animações e filmes de vários países, e coisas inéditas, como as premiadas animações indianas que é algo totalmente novo por aqui!”, conclui Bini.

Todos os protocolos de segurança sanitária serão seguidos durante os dias da mostra. Além de Brasília, a mostra também será exibida no CCBB de São Paulo, de 12 a 25 de janeiro de 2022, e no CCBB do Rio de Janeiro, de 03 a 26 de fevereiro de 2022.

PROGRAMAÇÃO

07/01 – SEXTA-FEIRA

16h30 – Atividade cultural: Yoga para crianças – A Magia do Agora

17h30 – Abertura: Dança Indiana

18h20 – Giro pela Índia | Animações premiadas ( A Pescadora e seu Tuk Tuk e Neki & Pooch Pooch)

08/01 – SÁBADO

14h30 – Giro pela África | Animações (Le trois verites e Shamazulu)

17h – Atividade Cultural: Oficina Funga Aláfia (histórias, brincadeiras e confecção de máscaras africanas

18h – Apresentação de Dança do Gana

18h30 – Giro por Gana | Filme: Kwasu Ananse (legendado)

09/01 – DOMINGO

14h30 – Giro por Portugal | Filme Joana Toste (A Menina Parada, A Gruta de Darwin e Ana – um palíndromo)

17h – Atividade Cultural: Oficina Dança Criativa

18h – Giro pelo Canadá | Animações (Tête à Têtte à Tête, Ruzz and Ben, Bully Dance e Sunday)

11/01 – TERÇA-FEIRA

15h30 – Giro pela Índia | Filme : Planeta Índia

17h – Giro por Portugal | Animações (Surpresa, Ema e Gui, O canto dos 4 caminhos, Papel de Natal)

12/01 – QUARTA-FEIRA

15h – Giro pela Suíça | Animações (Eisnasen, Me and my monster, Sweetie Pie, Le Dragon e Zibila)

16h20 – Giro por Portugal | Filmes Joana Toste (A Menina Parada, A Gruta de Darwin e Ana – um palíndromo)

17h – Giro pelo Brasil | O menino e o mundo

13/01 – QUINTA-FEIRA

15h – Giro pela Alemanha | Filme: Sputnik (legendado)

17h – Giro pelo Canadá | Animações (Tête à Têtte à Tête, Ruzz and Ben, Bully Dance e Sunday)

18h – Giro pela França | Histórias ao ar livre (Depois da Chuva, Kiki, a Pluma, Hannibal, o Elefante, o Jardim, Guarda-chuvas, A caçada, O homem pássaro e o Silêncio da Casca)

14/01 – SEXTA-FEIRA

14h30 – Giro por Portugal | Filme: Papel de Natal

17h – Giro pela França | Filme: Calamity (dublado)

15/01 – SÁBADO
14h30 – Giro pela África | Animações (Le trois verites e Shamazulu)

17h – Atividade Cultural: Maria Pé de Vento e Vereda dos Mamulengo

18h – Giro pela Suíça | Animações (Eisnasen, Me and my monster, Sweetie Pie, Le Dragon e Zibila)

16/01 – DOMINGO

14h – Atividade Cultural | Oficina Colorê

17h – Giro pelo Brasil | Curtas Brasilienses (Curumins e Do Outro Lado) – sessão acessível

17h45 – Atividade cultural: Violinha Caipira

UM GIRO PELO MUNDO – NAVEGANDO NO CINEMA INFANTIL
Quando: 07/01 a 16/01
Onde: CCBB – SCES Trecho 2 Lt. 22 — Brasília/DF
Exibição na área externa em frente à biblioteca
Entrada gratuita — sujeita à lotação
Classificação Livre

Mais informações e programação completa no site
Assessoria de imprensa – Agência Mentha:
imprensa@agenciamentha.com.br
Matheus Dantas – (61) 9 802-5867
Juliana Magalhães (61) 9 9956-8590