Férias escolares: CCBB Educativo oferece diversas atividades gratuitas, presenciais e online, para animar os pequenos

Durante todo o mês, estão programadas atividades criativas e educativas, presenciais e digitais para celebrar o fim do ano, resgatar a cultura brasileira e deixar a imaginação fluir

As crianças estão de férias, e agora, o que fazer para entretê-las? Essa é a dúvida de muitos pais, mães e responsáveis sempre que chega essa época do ano, afinal, as crianças estão em casa e é preciso encontrar atividades divertidas – e se possível educativas – para entretê-las. Para rechear os dias das crianças, o CCBB Educativo Arte & Educação oferece uma programação especial neste último mês de 2021, com o Círculo de Sonhos, Múltiplo Ancestral e Lugar de Criação.

Para celebrar as festividades de fim de ano, o Programa CCBB Educativo Arte & Educação convida o público para confeccionar cartas de votos para o futuro, no CCBB São Paulo no dia 19 de dezembro (domingo), às 15h. Afinal, neste mês que encerra o ano, é comum as famílias se reunirem para fazer votos para o próximo, e pensar em desejos e sonhos que querem concretizar. Aqui, a proposta é fazer esse planos coletivamente: nessa oportunidade, cada participante é convidado a refletir sobre o último ano, compartilhar aprendizados e registrar os sonhos de um mundo melhor.

Além das festas de final de ano, dezembro também é marcado pelas férias escolares. E nesses dias de descanso, que tal proporcionar às crianças uma “viagem” ao norte do Brasil? Essa é a proposta do Múltiplo Ancestral, que lança, no dia 22 de dezembro, às 10h, um conteúdo online produzido especialmente para o CCBB Educativo, o “Criolina Radiola em Transe”. Na atividade, Luciana Simões e Alê Muniz, da dupla maranhense Criolina, contam às crianças as histórias dos pregoeiros, vendedores ambulantes muito conhecidos em São Luís a partir do século XIX, que anunciavam oralmente a compra e venda de produtos diversos como laranjas, caranguejos, peixes, jornais, doces, camarões, juçaras, picolés, entre outros.

Para colocar as crianças em contato com a cultura do norte do Brasil, a partir de histórias de canções compostas para celebrar personagens únicos do Maranhão, como os pregoeiros, os radioleiros, a bike som, entre outras ilustres figuras que fazem parte da vida e da memória do lugar. As conversas são intercaladas com canções autorais da dupla, que segue uma proposta tropicalista e aposta na latinidade para trazer a sonoridade do creole, som que mistura características do Caribe, Jamaica e São Luís.

Durante todo o mês acontecem diversas atividades do Lugar de Criação, vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade. A programação inclui brincadeiras e experiências que envolvem literatura, música, artes, práticas corporais e muita, mas muita imaginação. Confira a agenda completa:

Dia 04 de dezembro, sábado, às 15h (presencial) – Oficina de artes
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Dia 11 de dezembro, sábado, às 15h (presencial) – Oficina de histórias
Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

Dia 18 de dezembro, sábado, às 15h (presencial) – Oficina de saberes
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

Dia 22 de dezembro, quarta, às 15h (presencial) – Jogos de arte
Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

Dia 29 de dezembro, quarta, às 15h (presencial) – Oficina de artes
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Dia 29 de dezembro, quarta, às 10h (online)
O Lugar de Criação Museu Imaginário em uma gaveta convida famílias e públicos de todas as idades para uma investigação sobre a nossa relação com os objetos e os museus. Que tal criar um pequeno museu dentro da sua própria casa? Você vai precisar de material de desenho, tesoura, fita adesiva, bonecos de brinquedo e uma gaveta vazia. A atividade estará disponível nas redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação .

As atividades presenciais acontecem no CCBB São Paulo, na Rua Álvares Penteado, 112, no Centro Histórico. Podem comparecer até quatro pessoas da mesma família, sendo que a atividade é limitada a dez participantes – lembrando que seguem vigentes todos os protocolos sanitários e de distanciamento social. Para participar, é necessário realizar o agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. A programação completa e as inscrições estão disponíveis aqui.