Para brincar de ser quem quiser

Brinquedos personalizáveis criados por brasileiras fazem sucesso em feira de Nova York. No Brasil, crianças soltam a imaginação em seus bonecos

A Kiboo Criativos é uma marca brasileira que desenvolveu bonecos personalizáveis para estimular a criatividade das crianças. A proposta da marca é criar brinquedos versáteis que instiguem a curiosidade dos pequenos em pintar, desenhar e mudar os personagens de acordo com os contextos criados por eles mesmos.   

Além de se preocuparem com a valorização étnico-racial ao incluírem as canetinhas laváveis Caras & Cores da Faber-Castell, de 6 cores distintas de tons de pele, a dupla de amigas e criadoras da marca, Natasha Pryngler e Deborah Tavares, também destacam a diversidade étnica dos bonecos, com características afrodescendentes, asiáticas, europeias e americanas. A Kiboo também conta com a linha “Crianças Livres”, que incluem bonecos de fisionomia neutra e sem detalhes na roupa para ampliar ainda mais a possibilidade de criação.

Neste mês de setembro, a Kiboo Criativos entrou para a lista de marcas e artistas que expõem seus projetos na feira Artists & Fleas no Chelsea Market, em Nova York, um ponto turístico muito popular da cidade. Para a alegria da dupla de amigas e parceiras de negócio, a recepção aos bonecos com proposta de personalização foi muito positiva.   “Além de termos vendidos muitos kits — alguns até já antecipando a compra do presente de natal de filhos, netos, sobrinhos — fizemos contatos com educadores e profissionais de desenvolvimento infantil interessados em parceiras”, conta Natasha, que mora em Nova York atualmente. Outra surpresa foi o sucesso dos bonecos entre adultos que também gostam de colorir, além do fato que os “pets”, a linha de bichinhos da marca e atual lançamento da Kiboo, terem esgotado logo no primeiro dia.   No Brasil, os bonecos da Kiboo, que abraçam a causa da diversidade, também estão caindo no gosto da criançada, como é o caso de Laís Helena (@lala.helena13). A influencer mirim personalizou sua boneca em homenagem à Dandara, um dos principais nomes da luta preta no Brasil. Depois da brincadeira, Lala poderá colocar sua boneca na máquina de lavar, e criar uma nova história do zero, explorando sua imaginação.

Serviço:

Kiboo Criativos @kibooparabrincar https://www.kibookids.com.br/   

O preço do kit contendo um boneco com bolso estampado e sua mochilinha, além canetinhas laváveis da linha Caras & Cores da Faber-Castell e uma “sacochila” para a criança customizar está sob consulta, assim como os bonecos avulsos e as duplas de personagens. A Kiboo também disponibiliza a opção de criar o seu próprio kit, adicionando mais bonecos, conjuntos de canetas e “sacochilas” de acordo com a sua preferência.   A marca tem uma iniciativa para disponibilizar atividade e conteúdo gratuito na página batizada de Oficina Kiboo, que tem link próprio no site. Já estão disponíveis três páginas de colorir para download e impressão grátis e vem muito mais por aí.   

Sobre as criadoras da Kiboo:  

A empresária Natasha Pryngler já fez de tudo um pouco nessa vida. Trabalhou como advogada por muitos anos, estudou economia, fez MBA Executivo do IESS e aprendeu coding também, encaixando nesse meio tempo estudos por conta e oficinas de escrita criativa, design thinking, e pedagogia – em especial o método Montessori e o sistema Waldorf. Com a ajuda de um respiro sabático, ela afirma ter se encontrado profissionalmente ao voltar à infância, lembrando da alegria de criar, brincar, experimentar e aprender livremente com a Kiboo.   

Deborah Tavares sempre deu um jeito de inserir a arte e a criatividade em sua vida. Fez colegial técnico de desenho de comunicação, se formou em Design Gráfico pela Belas Artes, trabalhou alguns anos com desenho animado. Nos últimos anos, intercalou os cursos de modelagem de bonecos, grafite, papel marche com a rotina de micro empreendedora no ramo da confecção. Também estudou administração e gestão de negócios. Agora está em constante estado de flow fazendo em parceria com a Natasha as criações da Kiboo.