De graça: Festival de espetáculos para a infância no DF

O 1° Festival de Teatro e Arte-educação do DF cria acesso ao público espontâneo e estudantes da rede pública de diferentes escolas de Samambaia a espetáculos teatrais de gêneros variados apresentados por grupos de destaque da cena brasiliense.

Crianças e jovens podem fruir o teatro em festivais já conhecidos pelo grande público, no entanto, este é o primeiro festival com o foco na infância produzido em Samambaia e que contemplará não somente o teatro, mas a arte e a educação em sua programação.

O festival é produzido por atrizes e atores da cena brasiliense, que também são educadores e produtores de cultura. Na criação do FESTAE, a V4 Cultural, que tem a frente o ator, produtor e gestor cultural Pedro Caroca, é parceira da Cia Rainha de Copas, representada pela atriz e educadora Marília Cunha e pela atriz e produtora Nadja Dulci.

Com a situação de pandemia, o projeto, que seria prioritariamente presencial, precisou se adaptar ao formato híbrido. Através da Ocupação do Complexo Cultural Samambaia, será possível transmitir ao público diferentes atrações através do canal do Complexo no Youtube. Cada espetáculo ficará disponível por 24 horas. Além disso, serão oferecidas cinco oficinas por meio de plataforma de videoconferência (Google Meet).

O Complexo Cultural Samambaia é palco para diversas linguagens artísticas e em seus primeiros anos de existência trouxe impacto positivo no segmento da economia criativa e na qualidade de vida da comunidade. Fruto de uma luta do movimento artístico local, tomou corpo e passou a ter cada vez mais adesões e participação de artistas e do público. 

PROGRAMAÇÃO FESTAE

23/05 (DOMINGO) – Abertura do Festival com palestra “De onde vem aquela menina”, com Lydia Hotélio (Salvador/ BA), às 16h

24/05 (SEGUNDA) – Exibição do espetáculo “João, Joãozinho, Joãozito”, da Cia Rainha de Copas. (disponível no canal por 24h). O bate papo com artistas será às 19h.

25/05 (TERÇA) – Exibição do espetáculo “A História do Balão Vermelho” do Grupo de Teatro Celeiro das Antas. (disponível no canal por 24h). O bate papo com artistas será às 19h.

26/06 (QUARTA) – Exibição do espetáculo “Brasília, Brinquedo de Ler”, da Duo Brinquedo. (disponível no canal por 24h). O bate papo com artistas será às 19h.

27/05 (QUINTA) – Exibição do espetáculo “Benedito, Abençoado e Benzido”, do Mamulengo Fuzuê. (disponível no canal por 24h). O bate papo com artistas será às 19h.

28/05 (SEXTA) – Exibição do espetáculo “Bendita Dica”, da Cia Burlesca. (disponível no canal por 24h). O bate papo com artistas será às 19h.

29/05 (SÁBADO)

Oficinas Artísticas

10h às 12h – Inaugurando um novo olhar Celeiro das Antas – O do Grupo de Teatro Celeiro das Antas propõe a Oficina Inaugurando um Novo Olhar, com enfoque sobre a construção de bonecos a partir de objetos cotidianos resultado do processo de montagem do espetáculo “A História do Balão Vermelho”.

14h às 16h – O Brinquedo e Brincadeira Mamulengo Fuzuê – Mamulengo Fuzuê fará a Oficina O Brinquedo e a Brincadeira. A oficina pretende ser um lugar de troca e aprendizado sobre o folguedo da Cultura Popular Brasileira, o universo do Teatro de Mamulengo abordando um pouco da história do teatro de bonecos no Brasil e a estrutura da Brincadeira de Mamulengo no que diz respeito a musicalidade e personagens tradicionais.

17h às 19h – Brinquedos Poéticos/ Duo Brinquedo – Na oficina, Duo Brinquedo desdobra as poéticas do espetáculo “Brasília, brinquedo de ler” em um novo convite: reprojetar Brasília numa brincadeira de bagunçar as estruturas da cidade com os próprios objetos, fúrias e paixões. Os oficineiros são os artistas Gabriel Guirá e Ana Flavia Garcia.

30/05 (DOMINGO)

Oficinas Artísticas

10h às 12h – Brincadeiras Tradicionais/ Cia Rainha de Copas – A Cia Rainha de Copas oferecerá a Oficina Brincando com João, que tem como objetivo juntar a brincadeira tradicional que de alguma forma já faz parte do repertório da criança, com a Pedagogia Griô com a intenção de privilegiar os saberes e fazeres tradicionais já existentes no imaginário do educador.

14h às 16h – Contação de Histórias/ Cia Burlesca – A Cia Burlesca irá ministrar a Oficina de Contação de Histórias. Nela serão abordados conteúdos como valores contidos nas histórias, técnicas de narrativa, interpretação, elementos para narração, preparação e apresentação de histórias e recursos artísticos.

FICHA TÉCNICA:

Coordenação Geral: Marilia Cunha, Nadja Dulci e Pedro Caroca

Coordenação Pedagógica: Marilia Cunha    

Coordenação de Produção: Nadja Dulci

Gestão Cultural: Pedro Caroca – V4 Cultural

Produção: Julie Wetzel

Artes Gráficas e Gestão de Mídias sociais: Gabriel Guirá

Assessoria de Imprensa: Josuel Junior

Agradecimentos: Suellen Sousa

Link do Canal do Complexo Cultural Samambaia: https://www.youtube.com/channel/UCd73t8KQXD5pdBv9ZK97g5g

Siga o projeto nas redes: @festaedf

*Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.