Como a música pode ajudar na gravidez e o que ouvir

Ouvir música traz inúmeros benefícios à saúde, independentemente da sua situação atual. A música pode dar um «up» no humor, o que, por sua vez, pode ajudar seu sistema imunológico, ajudar seu coração a regular o fluxo sanguíneo, ajudar no relaxamento e a dormir melhor.

Durante a gravidez, você deve ficar em sintonia com tudo o que pode ajudar seu corpo a funcionar de uma maneira mais saudável. Isso inclui ouvir a música certa para ajudar a melhorar a sua saúde e a do bebê.

Neste post, revelaremos algumas maneiras de se beneficiar bebês em gestação e suas mães através da música e a melhor música para se ouvir durante a gravidez!

Como a música pode ajudar na gravidez?

Relaxamento

Um dos aspetos mais essenciais de uma gravidez saudável é o relaxamento. Não é fácil se manter relaxada quando se tem um bebê crescendo dentro de você, mas é fundamental estar relaxada para aumentar as chances de ter uma gravidez sem complicações.

É por isso que muitos especialistas recomendam tomar medidas para relaxar, especialmente durante o terceiro trimestre. Algumas mulheres param de trabalhar (quando podem) nessa época, especialmente quando trabalham em ambientes de alto estresse. Ouvir música, especialmente música clássica ou outras variedades calmantes, pode ajudar a diminuir o estresse e aumentar o relaxamento.

Ouvir música pode ser um novo hobby!

Muitas grávidas param de trabalhar alguns meses antes do nascimento do bebê e podem interromper alguns hobbies que exigem muita energia ou representam um risco para o bebê. Isso significa que elas têm mais tempo disponível. O tédio durante a gravidez é prejudicial para a mãe e para a criança, por isso é muito benéfico descobrir hobbies produtivos.

Com muito tempo de recreação, algumas mulheres caem em distrações pouco saudáveis; que podem variar de improdutivos a muito perigosos. Até jogos aparentemente inofensivos como Candy Crush podem ser viciantes, para não mencionar os jogos de casino. Isso pode se transformar em um vício de jogo que pode ser difícil de parar quando o bebê chega e pode ter um impacto prejudicial para você e para o bebê.

Ao invés disso, um hobby de baixa intensidade pode ser encontrar novas músicas para ouvir. Estamos falando de uma música relaxante e de ritmo lento – Rage Against the Machine provavelmente não será uma boa escolha, mas qualquer tipo de música relaxante e “pra cima” pode trazer grandes benefícios para a mãe e o bebê. Além disso, encontrar um novo amor pela música é uma outra opção – a mãe pode passar mais tempo procurando mais músicas de certos artistas ou se conectando com outros fãs online – o que pode levar a menos tédio e mais satisfação durante a gravidez.

Reduzindo a pressão arterial

O relaxamento geralmente ajuda a reduzir a pressão arterial. Se você ouvir música relaxante por um longo período, verá que sua pressão arterial cairá ou estabilizará em um nível saudável, e seu batimento cardíaco também deve permanecer estável.

Evitar a hipertensão é essencial durante a gravidez, pois ajuda as mulheres a combater condições como a pré-eclâmpsia (que pode ser crítica se não tratada) e a hipertensão.

Controle da dor

Quando você está grávida, você sente todos os tipos de dor que nunca soube que existiam. A gravidez é um presente, mas em alguns pontos, certamente não parece assim!

No entanto, a música também pode ser usada para controlar a dor. É oferecida em hospitais e hospícios como uma forma de controlar a dor crônica – e não há razão para que não possa ser usada para ajudar a diminuir as dores durante a gravidez também!

A musicoterapia induz uma estimulação sensorial que ajuda a pessoa a sentir menos dor. Geralmente, canções alegres e animadas são usadas para esse tipo de controle da dor.

Qualidade do Sono

A música também pode ajudar muito na qualidade do sono de uma pessoa grávida. As canções de ninar são famosas por ajudar as crianças a dormir e a mesma premissa também funciona para os adultos. Na verdade, ouvir música meditativa antes de dormir é uma ótima maneira de ajudar a pegar no sono e estudos mostraram que adultos que ouvem música 45 minutos antes de dormir relatam uma melhor qualidade de sono instantaneamente.

A música ajuda a mandar sinais elétricos para o cérebro que promovem o descanso, informando que é hora de desligar o dia. Novamente, é importante escolher a música certa – músicas relaxantes são de longe as melhores.

Ajuda na atividade cerebral do feto

A maioria dos benefícios de ouvir música se concentra em você, mas também há grandes benefícios para o bebê que ainda não nasceu. Embora ouvir música clássica não torne necessariamente o feto mais inteligente, estudos demonstraram que isso torna o cérebro mais ativo. Embora provavelmente não haja grandes diferenças notáveis, alguns cientistas argumentam que a música clássica pode ajudar os bebês a captar novos ruídos e sons com mais facilidade.

Ajuda com as habilidades auditivas do feto

Os fetos ouvem seu primeiro som por volta das 16-18 semanas de gravidez e, nas últimas semanas de gravidez, estudos mostraram que os fetos podem reconhecer muito mais do que se imagina – incluindo a voz da mãe e os padrões de palavras em sua língua nativa. Ouvir música pode aumentar suas habilidades auditivas, e se você se certificar de que toca a música certa, pode estar dando ao seu bebê a chance de melhorar a audição quando ele estiver fora do útero!

Que musica ouvir?

Então, agora que você conhece alguns dos incríveis benefícios de ouvir música durante a gravidez, aqui está exatamente qual música ouvir!

Música clássica

A música clássica é o tipo de música mais popular para ouvir durante a gravidez – e já mencionamos isso algumas vezes aqui. Com uma batida relaxante, muitas vezes ao som de um piano ou violino e sem letras, é um dos tipos de música que mais acalma e que você pode experimentar. Ouça Mozart ou Beethoven e relaxe!

Música Meditativa

Existem muitas trilhas que podem ajudá-lo a entrar em um estado de meditação, algumas das quais têm uma parte de diálogo que supostamente o ajudará a relaxar. Algumas músicas meditativas ajudam a combater o estresse e a ansiedade e outras podem ajudar a promover o sono. Você pode encontrar muita música meditativa no YouTube ou Spotify para atender às suas necessidades.

Canções alegres

Se você quiser ouvir músicas pop que você gosta durante a gravidez, vá em frente! Estudos têm mostrado que os bebês respondem à música alegre no útero, e se a música libera endorfinas em você, isso só vai beneficiar o bebê. Tente escolher algo com o qual você tenha uma conexão pessoal, que invoque boas lembranças e faça você se sentir animado e contente.

Conclusão

Como você pode ver, existem muitos benefícios em ouvir certos tipos de música durante a gravidez. Pode beneficiar tanto a mãe quanto o bebê; pode ajudar a prevenir certas condições de gravidez e reduzir os níveis de estresse da mãe. Além disso, pode ajudar o feto a se desenvolver como um bebê feliz e saudável.