MINI Festival – Programação do fim de semana (5 e 6.12)
Com estreia nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, o MINI Festival – Música e Interatividade para Infância tem programação artística especial para o fim de semana. Destaque para os shows exclusivos de Zeca Baleiro e O Teatro Mágico. Confira a agenda:
Sábado, 5 de dezembro:
10h: A Bandinha – O show “De Onde Vem o Som” mistura objetos do dia a dia com instrumentos tradicionais. Guitarra, violão e voz juntam-se a garrafas, pentes, apitos e copos: o mundo dos sons pode ser explorado de uma forma muito simples! A Bandinha vai do cancioneiro popular a grandes sucessos da história da música infantil brasileira.
15h: Mini Rock – Cacau e banda trazem ao palco a alegria e agitação de um show de rock! No repertório, músicas autorais e arranjos próprios para cantigas de roda e composições do álbum autoral TUM TUM PÁ. Venham com muita energia para cantar, dançar e brincar!
16h: Cia de Palhaços – A companhia apresenta seu espetáculo “Concerto em Ri Maior”, em que o maestro e palhaço Wilson Chevchenco apresenta um concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras de sua família e ser compreendido pelo público, já que não fala o idioma português.
16h30: Orquestra Modesta – Adaptação do espetáculo “Canções para Pequenos Ouvidos” para o formato virtual, com releitura das cenas e apresentação das músicas registradas em seus shows em importantes palcos de São Paulo!
17h: O Teatro Mágico – Nesses tempos de afastamento social, O Teatro Mágico criou o projeto Experiência, um show-tour virtual, interagindo com o público pelas telinhas. Uma edição especial para os Minis e todos os parentes, guiados pelo músico e vocalista Fernando Anitelli.
Domingo, 6 de dezembro:
10h: Tintim por Tintim – Que tal já deixar separadas bacias, baldes, borrifadores e balões cheios de água? Voltada para a primeiríssima infância e pensando na importância da experimentação para as crianças, a banda traz um show pra lá de sensorial! O fio condutor será a água, para que as músicas sejam tocadas e sentidas pelo público.
15h: Trupe Pé de Histórias – A Trupe faz um passeio musical, cantando os pássaros, a floresta e o universo do mar. Com canções tradicionais, contemporâneas e autorais todos estão convidados para viajar nessa aventura sonora.
15h30: Orquestra de Malabares – Diretamente da Espanha, numa combinação criativa entre música e circo, a Pistacatro apresenta seu espetáculo “Orquestra de Malabares” promovendo o encontro entre seis malabaristas e uma banda municipal. Fumaça, corpos e malabares se misturam a clássicos magistrais, mas também funk, blues, pop, punk e muita diversão!
16h: Palhaça Rubra – Se você ainda não conhece a Palhaça Rubra, divertida e antenada com a música do mundo e o coração das crianças, você vai poder conhecê-la nas diversas atrações do Mini. Rubra, criada pela multiartista Lu Lopes, será nossa guiança, a mestra de cerimônias e bagunças do Mini Festival.
17h: Zeca Baleiro – Para ser apreciado por toda a família, sem moderação, Zeca Baleiro criou, especialmente para o Mini Festival, um show-live que vai contar histórias, criar brincadeiras com a plateia e cantar o universo lúdico de seus dois álbuns infantis, Zoró (Bichos esquisitos) e Zureta.

O Mini – Música e Interatividade para Infância
O Mini – Música e Interatividade para Infância estreia em formato online e totalmente gratuito. Nesta etapa, a programação tem atrações artísticas exclusivas, vivências interativas, ciclo formativo para adultos e exibições audiovisuais, tecendo uma visão sensível e integradora capaz de reunir crianças, famílias e educadores em torno das narrativas do evento. O festival vai de 1 a 6 de dezembro, com transmissões ao vivo pelo YouTube, no www.youtube.com/minifestivaloficial.
Conduzida pela Palhaça Rubra (SP), a programação do Mini reúne artistas como Zeca Baleiro, que faz live-show especial com repertório dos álbuns “Zoró (Bichos Esquisitos)” e “Zureta”; o grupo O Teatro Mágico, com o projeto “Experiência” em formato inédito para crianças, e o coletivo Pista Catro, com o espetáculo “Orquestra de Malabares”, direto da Espanha. A palestra de abertura fica por conta de Lydia Hortélio, importante educadora e musicóloga brasileira. A programação completa está no www.minimusica.com.br. O Mini – Música e Interatividade para Infância é organizado pela Luni Áudio e Vídeo, tem patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é realizado pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
“Com o patrocínio da Petrobras, o Mini festival foi idealizado para promover encontros, shows e atividades interativas presenciais para crianças, familiares e formadores em alguns espaços do Recife. Diante da pandemia e assistindo a uma palestra da Lydia Hortélio, vimos que seria importante realizar essa edição do Mini no formato digital e criar um canal de conteúdos para crianças”, justifica Danielle Hoover, idealizadora, coordenadora e curadora do festival, junto com Karina Hoover, sócia da Luni. “É uma proposta desafiadora, mas achamos também que este será um formato permanente, que vai caminhar de forma paralela ao festival presencial, programado para 2021”, prevê Karina.
A diretora e dramaturga Karen Acioly e a artista Lu Lopes, que dá vida à Palhaça Rubra, também integram o time de curadoras do festival. “O Mini vem com uma multiplicidade musical que atravessa qualquer meio de transporte, porque consegue dar matéria ao invisível: presencial, digital, o auditivo somente e até mesmo o tátil. Chega grande, apesar de Mini, com suas duas orquestras, música para divertir, para dançar, para brincar, para inventar, para animar”, completa Karen.
Sobre a programação
Com programação dividida em quatro eixos — atrações artísticas, vivências interativas, ciclo formativo para adultos e exibições audiovisuais —, o Mini oferece atividades para crianças desde a primeira infância, dialogando também com a família, cuidadores e educadores.
Integram o time das atrações, junto a Zeca Baleiro, O Teatro Mágico e coletivo espanhol Pista Catro, a Orquestra Modesta, Palhaça Rubra, Cia dos Palhaços, A Bandinha, Trupe Pé de Histórias, Mini Rock (com participação de Ylana Queiroga) e Tintim por Tintim.
Além da palestra de abertura com Lydia Hortélio, há um encontro com Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (Nova Olinda), sobre música e inclusão. As vivências — as infantis serão guiadas por Lulu Araújo (Fada Magrinha), Cacau (Cláudia Soul, da Mini Rock), Trupe Pé de Histórias, Mari Bigio e Barbatuques, e as adultas, por Rubra e Lucilene Silva — vão acontecer na plataforma Zoom, com inscrições gratuitas e vagas limitadas, pelo bit.ly/Mini_Vivencias. Percepção musical a partir de investigação e sensibilidade sonora, potência criativa e observação dos movimentos do corpo são algumas das propostas desses encontros.
O Mini traz ainda uma live com a cantora Teresa Cristina e o Encontrão de Festivais Infantis, um bate-papo entre idealizadores e curadores dos principais eventos direcionados ao público infantil do Brasil, para tecer diálogos sobre os desafios de repensar as propostas dos eventos para o universo digital.
Há, também, conteúdo audiovisual, com exibições do filme “Tarja Branca”, documentário dirigido por Cacau Rhoden, um manifesto sobre a importância da manutenção da criança interior, e o curta-metragem pernambucano “Salu e o Cavalo Marinho”, de Cecília da Fonte. Episódios de “Aquático”, “Dj Cão e a Loja de Discos” e “Rubra e as Criaturas” estão na grade da programação.
Rede de Apoio
No aquecimento para o início do festival, em uma ação exclusiva para as redes sociais, o Mini convidou amigos de todos os cantos do país para cantarem as músicas de suas infâncias, um jeito carinhoso que encontraram de transmitir para filhos e netos aquilo que ficou em cada coração. Do incrível elenco reunido, o público passeia no Instagram, no Facebook e no YouTube do Mini pelas memórias de Lydia Hortélio, Lenine, Alceu Valença, Otto, Marcelo Jeneci, Carlinhos Brown, Chico César, Martins, Pedro Luís, Teresa Cristina, Arnaldo Antunes, Paulinho Moska, Elba Ramalho, Isabela Moraes, Gabi da Pele Preta, Bruna Alimonda, Monica Feijó, Ivan Santos, Lu Lopes, Tonfil, Tata Fernandes, Karen Acioly, Zeca Baleiro, Daíra, Zé Renato, Lula Queiroga, Silvério Pessoa, Alisson Xucuru, Rubra e crianças e adultos do povo Yawanawá (Acre), Rose e Stefano, Filó, George Sauma, Antônio Nóbrega e Maestro Spok. Um valioso conteúdo!
Sobre o MINI
O festival nasceu em 2019, quando o projeto foi apresentado ao público com um show único do grupo Barbatuques (SP), no teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, Recife (PE). Selecionado no edital Petrobras Cultural – Música em Movimento e com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o Mini tem como eixo principal o binômio música (cantada e orquestrada) e interatividade, compreendendo a sonoridade como ferramenta de sensibilização e ampliação de conhecimentos.
Para 2020, estava programada a primeira edição do evento, que teria uma grade de atividades presenciais, distribuídas pela Região Metropolitana do Recife. Com o atual cenário de isolamento social, o festival foi repensado para acontecer em ambiente digital – uma oportunidade para interagir com públicos de todo o Brasil e do mundo!
Acompanhe o Mini nas Redes
www.instagram.com/minifestivaloficial
www.facebook.com/minifestivaloficial
Serviço
Mini – Música e Interatividade para Infância (etapa digital)
De 1 a 6 de dezembro de 2020
YouTube: www.youtube.com/minifestivaloficial
Inscrições gratuitas para as vivências pela Sympla: https://bit.ly/Mini_Vivencias
Acesso gratuito
Classificação etária: livre