Barbie Publicou Um Vlog No YouTube Falando Sobre Racismo

Quando a Barbie sentou para uma conversa séria com sua amiga Nikki na Casa dos Sonhos, nenhum assunto ficou de fora. A dupla tratou de privilégio branco, racismo e o que significa ser um verdadeiro aliado no último episódio de “Barbie Vlogs” no YouTube. O videoclipe de um minuto viralizou no Twitter e já teve 3,4 milhões de visualizações.

Os internautas foram impactados com a maneira com a qual as personagens souberam condenar o racismo e mostrar a importância de validar outras experiências. 

O vídeo começa com Barbie pensativa e uma mensagem sobre o quanto é importante ter conversas contínuas sobre o racismo. Então, ela se vira para Nikki e apenas a escuta falar sobre circunstâncias nas quais foi julgada com base na cor da sua pele. 

“Barbie e eu participamos de um concurso para vender figurinhas na praia na semana passada. Conforme nos dividimos e eu fui mais longe, fui parada pela polícia três vezes”, disse Nikki. “O oficial pensou que eu estava fazendo algo errado, ainda que eu estivesse fazendo a mesma coisa que você, Barbie.’

Questionada por Barbie sobre o porquê de ela não provar que o policial estava errado, Nikki mostrou o quanto o racismo pode ser duro: ‘Não quero ter de provar isso várias vezes”, disse. “Ele apoiou você e não me apoiou. Geralmente as pessoas dão desculpas sobre isso, mas a verdade é que isso acontece porque sou preta e as pessoas fazem suposições erradas sobre mim.”

As reações de Barbie no vídeo também são importantes. Enquanto Nikki compartilha suas experiências com o racismo, Barbie escuta com atenção e usa a oportunidade para falar a importância do problema. 

Com quase 10 milhões de assinantes, a página da Barbie no YouTube é o canal mais assistido por meninas no YouTube. “Esperamos que famílias assistam isso em conjunto para que a discussão sobre como crianças e meninas possam ajudar umas às outras”, disse a Mattel, companhia que faz a Barbie em nota. 

(Fonte: CNN. Texto traduzido, clique aqui para ler a íntegra em inglês)

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>On today’s vlog, Nikki talks to <a href=”https://twitter.com/hashtag/Barbie?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Barbie</a> about racism and some of the ways she has been treated unfairly because of the color of her skin. Having conversations like this is one of the first steps in addressing and combatting a systemic problem. <a href=”https://t.co/OmFLxQgEkf”>pic.twitter.com/OmFLxQgEkf</a></p>&mdash; Barbie (@Barbie) <a href=”https://twitter.com/Barbie/status/1314234786597068800?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 8, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>