LIVE sobre Metodologia Ativa da Escola Eleva

A Escola Eleva inaugurou o Eleva Conecta, uma série de conteúdo com lives com educadores, ebooks exclusivos e painéis com figuras de referência em diversas áreas para levar conhecimento em educação e compreensão da proposta pedagógica da escola para famílias com crianças e adolescentes e para a sociedada em geral.

Para inaugurar esse movimento, foi criado um site exclusivo do Conecta para cadastro para que os participantes participem dos paineis e recebam os conteúdos por email.

O evento de estreia do Eleva Conecta foi uma live com Marcio Cohen, Diretor Pedagógico Geral das Escolas Eleva, falando sobre uma das bases da proposta pedagógica da escola: a Metodologia Ativa.

Dia 06 de agosto, aconteceu uma LIVE muito interessante, promovida no Instagram da Escola Eleva (@escolaeleva) para famílias que se interessam por educação infantil.

Este Roteiro Baby participou do evento online, que ficou gravado (assista AQUI)

Considerando que a Escola Eleva vai abrir sua primeira unidade fora do Rio de Janeiro em Brasília, em breve (2021), selecionamos os trechos mais importantes da LIVE para que vocês possam refletir sobre “Metodologia Ativa”, que foi o tema do encontro, por ser uma das bases da proposta pedagógica da Escola Eleva.

O encontro foi protagonizado por Márcio Cohen, que é um dos responsáveis pela concepção da Escola Eleva. Com diplomas pelo IME, IMPA e MIT, além de licenciatura em matemática, ele trabalhou como professor de matemática e diretor da escola no Pensi e como consultor estratégico na empresa McKinsey, antes de retornar ao Brasil como um dos líderes do Eleva Educação. Hoje, seu objetivo principal é garantir a materialização e integração dos três pilares da Escola Eleva: excelência acadêmica, inteligência de vida e cidadania global.

O Ebook de Metodologia Ativa pode ser acessado através do link disponível na bio da Escola Eleva no Instagram.

Reiteramos o convite para que vocês assistam a LIVE AQUI e destacamos, abaixo, alguns dos melhores trechos.

O mundo hoje muda muito mais rápido e é muito mais complexo do que era antes, por isso precisamos de habilidades que vão além das habilidades técnicas para ter sucesso. Precisamos de habilidades pessoais, como autonomia, organização e adaptabilidade; de habilidades coletivas, como colaboração, comunicação e relacionamento; e de habilidades socioemocionais.” 

“Você não aprende se ficar apenas escutando passivamente. Participar ativamente do processo é fundamental”.

“Quanto mais você trabalhar a autonomia na escola, mais preparado você vai estar para o mundo depois.”

“Como funciona a metodologia ativa na aprendizagem? Significa mudar o foco da sua aula. Uma aula que antes era majoritariamente expositiva, agora é majoritariamente participativa. O objetivo na aula deixa de ser: ‘o que o professor consegue ensinar’ e passa a ser: “o que o aluno consegue aprender”, em que estágio de maturidade o aluno está para poder dar o próximo passo.”

“Recomendações para os pais em casa: não dê a resposta pronta de primeira. O esforço é fundamental para a aprendizagem. Quando vier a pergunta, pode ser uma pergunta simples, não precisa nem ser acadêmica (posso colocar meu sapato, ou o que significa essa palavra), tenta responder: tenta você (depende da idade, claro, tem que entender o momento certo de pedir as coisas). O primeiro ponto: não dê a resposta pronta de primeiro, pergunta ‘porque, o que você acha?’ Deixa a criança pensar um pouco. Depois que ela pensa, depois que o cérebro se esforçou e teve a dorzinha de não conseguir, ele assimila de uma forma muito melhor a aprendizagem. Vale muito “o que você acha”, “por que?”, “tenta fazer sozinho”. Às vezes é difícil, o mundo não é uma utopia. Mas essa é uma ideia boa para você pensar.”

Serviço

Inscreva-se AQUI para receber os conteúdos do Eleva Conecta!

Não deixe de conhecer o site exclusivo do Conecta.