“Ação do Coração”: após mobilizar voluntários em 17 países, terá edição virtual no dia 2 de Agosto

Em oito edições presenciais realizadas anualmente em Santos (SP), “Ação do Coração” já distribuiu 995 mil corações em tecido, 66 mil toneladas de alimentos, 49 mil brinquedos e 258 mil peças de roupas. Formato virtual permitirá ampliar a abrangência do projeto.

A Campanha Ação do Coração – movimento de doação coletiva criado há nove anos pela Associação Eduardo Furkini, de Santos (SP), e atualmente realizado em parceria com a Organização de Auxílio Fraterno, do Recife (PE) – será integralmente virtual em 2020.

O evento terá transmissão online no dia 2 de agosto, domingo, das 11h às 17h, pelas redes sociais – Facebook (/acaodocoracao), Instagram (@acaodocoracao) – e Youtube (/acaodocoracao).

A programação, a ser divulgada nos próximos dias, prevê uma série de apresentações e intervenções artísticas.

O formato, inédito, atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Prefeitura Municipal de Santos quanto à prevenção da pandemia da Covid-19 e, ao mesmo tempo, preserva a essência do trabalho consolidado em suas edições anteriores, todas presenciais.

Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS, que não só permite a “confecção” virtual dos corações, com diversas opções de estampas e mensagens, como também a doação de 1 kg de arroz (R$ 3) ou uma cesta básica com 11 itens (R$ 35) para a cidade ou estado participante da campanha.

A nova ferramenta, doada pelo programador Igor Ponce, também inclui dicas para cuidar da saúde do coração.

“Não poderíamos deixar de realizar a campanha, não só pela mobilização que temos obtido, mas também pela expectativa das pessoas em participar da ação em um momento tão conturbado. Neste sentido, o aplicativo amplia as possibilidades que o site e as redes sociais nos oferecem”, comenta o idealizador da Campanha, Alexandre Camilo.

Ainda que escolhido previamente, o tema da 9ª edição também ganhou um significado ainda mais expressivo para dialogar com os tempos atuais: “Um Meio de Amar e Ressignificar o Ambiente”  – com cartaz assinado pelo artista, cordelista e poeta pernambucano J. Borges) ressalta a importância da solidariedade e do amor como elementos transformadores do dia-a-dia.

Além dos polos na Baixada Santista e na cidade do Recife (PE), a rede de colaboradores para esta edição deve contemplar outras cidades do Nordeste, por meio de parcerias, e a região de Juiz de Fora (MG).

Mais informações no site www.acaodocoracao.org.br.

Solidariedade e Mobilização

Ação do Coração é um movimento para doação de amor, carinho e respeito ao próximo. Foi criada em 2012 por Alexandre Camilo em memória de seu irmão, Eduardo Furkini, que faleceu em decorrência de um infarto. Juntos, eles haviam presenciado uma ação semelhante em uma viagem à Europa. 

Em oito edições presenciais, a iniciativa reuniu 230 mil pessoas e distribuiu 995 mil corações confeccionados por voluntários de 17 países, além de 66 mil toneladas de alimentos, 49,7 mil brinquedos e 258 mil peças de roupas.

Oito unidades da Fundação Casa, 18 hospitais, instituições de auxílio e caridade, organizações não-governamentais, Secretarias Municipais de Ação Social e milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social estão entre os contemplados.

Em Santos (SP), o dia 2 de agosto figura no Calendário Oficial da Cidade como “Dia da Ação do Coração”, instituído por Lei Municipal.

Desafios em tempos de pandemia

“Esperamos continuar a atender diversos públicos gratuitamente, agora no formato online. Além da campanha de doação, teremos dança, música e contadores de histórias, entre outras atrações. Até mesmo o tradicional encontro dos 21 líderes do Movimento Interreligioso Pela Cidadania será adaptado”, comenta Claudia Maria, diretora da Associação Eduardo Furkini.

Ela ressalta que desde o início da pandemia da Covid-19 a rede de colaboradores da Ação do Coração 2020 tem se envolvido em outros mutirões. Entre os meses de março e maio, por exemplo, mais de 10 mil máscaras de tecido foram entregues na Baixada Santista, além de mais de duas toneladas de alimentos.

Mais recentemente, após o lançamento do aplicativo, a organização da Campanha recebeu material para outras 229 mil máscaras, por meio de doações feitas por empresas. A expectativa é que novas adesões ocorram até o evento.

AÇÃO DO CORAÇÃO 2020
9ª Edição | Campanha Ação do Coração (Online)
Data: Domingo, 2 de agosto de 2020. A partir das 11h.
Aplicativo para doação disponível para os sistemas Android e IOS.

Transmissão:
Facebook/acaodocoracao
Instagram/@acaodocoracao

Youtube/acaodocoracao