Lazer

Novo restaurante e praça de alimentação no Jardim Botânico de Brasília

A celebração de aniversário do Jardim Botânico de Brasília trouxe boas novas aos brasilienses. No domingo, 08/03, o parque comemorou seu 35º ano e aproveitou a data para divulgar algumas surpresas.

Até o fim deste ano (2020), o Jardim Botânico de Brasília ganhará três novos estabelecimentos: um restaurante, uma praça de alimentação e uma loja de souvenir. Os projetos têm foco na sustentabilidade e preveem reutilização de materiais, redução de resíduos e utilização de energia renovável.

De acordo com a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri, as novas obras atendem a antigas reivindicações do público e trarão ainda mais opções de lazer. “Temos registrado um aumento significativo no número de visitantes e queremos atender cada vez melhor o nosso público. Os projetos estão alinhados à política do Jardim Botânico e todos os elementos compõem perfeitamente com o ambiente”, complementou.

O arquiteto do JBB, Lucas Henrique Gomes, responsável pelos projetos, explicou que todos os detalhes foram pensados de maneira a minimizar impactos ambientais e visuais. “Nossa ideia é que as construções se integrem ao ambiente, como se elas fizessem parte do jardim. A linguagem visual e arquitetônica de cada detalhe da obra devem se assemelhar ao ambiente e ao Cerrado”, explicou. A previsão é que o JBB faça licitação para selecionar empresas que ocuparão os espaços.

Loja de souvenir

A loja de souvenir (projeto acima) funcionará no Centro de Visitantes e a proposta da diretoria é que o estabelecimento comercialize produtos artesanais que tenham como foco a valorização do meio ambiente e do Cerrado. “Todos que vêm ao Jardim querem levar uma lembrança desse lugar maravilhoso, por isso pensamos nesse espaço”, completou Aline De Pieri.

Restaurante

O novo restaurante (projeto acima), localizado próximo a portaria privativa, terá mais de 233m² e com capacidade para 100 pessoas na área interna. “Vamos utilizar concreto aparente nas paredes para que fiquem parecidas com as árvores do local e toda a parte de alvenaria será feita com taipa de pilão (técnica construtiva que consiste em comprimir a terra em formas de madeira) que imitarão os cupins de barro”, explicou Lucas Gomes.

Já a Praça de Alimentação (projeto acima), que estará próxima ao anfiteatro, funcionará nas antigas estruturas dos postos comunitários da Polícia Militar do DF. Essas edificações estavam em desuso e sofrendo com o vandalismo nas ruas, e o JBB recebeu a doação de três desses equipamentos.

Tanto o restaurante quanto a praça de alimentação darão suporte para o complexo cultural que funcionará na Alameda dos Estados e Nações. Para o mesmo local, já existe um projeto para realização da segunda etapa das obras do anfiteatro.

Durante o evento, foram lançados também um selo e um carimbo comemorativos em parceria com os Correios e que celebram a fauna e a flora do Cerrado. O lobo-guará e as flores do Pequizeiro e dos Paepalanthus ilustram a homenagem.

O preço do ingresso para visitação ao Jardim Botânico de Brasília é fixado em R$5 por pessoa. Estão isentas de pagamento de ingressos mediante apresentação de documento oficial de identificação: crianças até 12 anos de idade incompletos; portadores de necessidades especiais; pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O pagamento da taxa de visitação deverá ser feito apenas em dinheiro.

O Jardim Botânico de Brasília fica no Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul. A Portaria Principal – Estrada Parque Cabeça de Veado – EPCV (DF 035), fica entre o Balão do Big Box e o Balão da ESAF.

1 Comentário

  1. Novo restaurante e praça de alimentação no Jardim Botânico de Brasília | Baby Blogs Brasil

    10 de março de 2020 at 06:32

    […] De acordo com a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri, as novas obras atendem a antigas reivindicações do público e trarão ainda … Ver artigo completo no Blog […]

Comente!