Livros da série “Diário de Pilar” viram desenho animado na Net Geo Kids

A nova série de animação do Nat Geo Kids, DIÁRIO DE PILAR, estreou dia 17/02 na TV. A série é uma coprodução do canal de TV com a Mono Animation e foi inspirada nos livros best-sellers de Flávia Lins e Silva. Os novos episódios serão transmitidos de segunda a sexta-feira às 17h30.

A série narra a história de Pilar, uma menininha de 10 anos, seu melhor amigo Breno e seu gato Samba, em suas aventuras pelo mundo. O trio viaja por vários países e por diversas épocas usando uma rede mágica, que Pilar herdou do seu avô Pedro. A cada episódio, Pilar, Bruno e Samba têm contato com novas culturas, hábitos inusitados e sabores surpreendentes. Pilar e seus amigos sempre retornam transformados e compartilham suas descobertas com seus colegas do bairro no Goiabão – terreno baldio onde a turma se encontra para brincar e conversar.

Com 26 episódios (cada um de 11 minutos), a primeira temporada passa pela Grécia, pela China e pelos Andes, abordando temas como história e geografia. Na primeira semana, a mitologia grega será explorada por Pilar e seus amigos, mostrando deuses, monstros, lendas e um pouco da cultura do país, que é considerado o berço da civilização ocidental, tudo de maneira inusitada. A estrutura dos episódios é no formato stand alone, ou seja, as histórias começam e terminam no mesmo episódio – o que facilita o acompanhamento da série pelos pequenos. Diário de Pilar será lançada também na Argentina e no México.

No episódio de abertura, um cavalo arredio surge no Goiabão, e Pilar viaja com Breno e Samba na rede mágica rumo à Grécia, atrás do cabresto de ouro do Pégaso para domar o animal. Lá, eles conhecem o herói Belerofonte, a deusa Atena e voam com o cavalo alado. Na aventura seguinte, o diário de Pilar some e ela se desespera. Depois de encontrá-lo, a menina decide “labirintizar” o livrinho, e viaja com os amigos rumo à ilha de Creta para aprender a fazer um labirinto. Lá, eles conhecem o herói Teseu e enfrentam o minotauro.

A partir daí, os personagens se deparam com várias figuras mitológicas. Viajam para a ilha de Chipre atrás de dicas sobre esculturas de Pigmalião; buscam dicas de beleza com Afrodite; enfrentam desafios no reino de Hades; veem Atalanta salvar a cidade de Cálidon de um ataque de javali, entre outras aventuras.

Em sua versão televisiva, Diário de Pilar conta com a participação de atores famosos, que dão voz a personagens em participações especiais. Dani Suzuki interpreta Yeh Shen e a deusa Xi Wang Mu, Daphne Bozaski faz Fang Fang, Mel Lisboa é a voz de Yma e Thiago Lacerda completa o elenco interpretando o dono da mina e o imperador. “Por se tratar de uma produção original, usamos o termo ‘voz original’, em que as vozes são gravadas antes da animação, que é diferente do processo de dublagem, no qual as vozes são adicionadas posteriormente. Por isso, a atuação de atores renomados potencializa bastante a qualidade da animação”, explica Bruno Bask, que dirige a série em parceria com Humberto Avelar. A trilha sonora também tem nomes de peso, como Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Céu e Lenine.

Confira o resumo dos primeiros episódios (semana de 17 a 21 de fevereiro de 2020), transmitidos de segunda a sexta-feira às 17h30, no canal NAT GEO KIDS:

Dia 17 de fevereiro

Episódio: Voô Livre

Um cavalo arredio surge no Goiabão, e Pilar viaja com Breno e Samba na rede mágica rumo à Grécia, atrás do cabresto de ouro do Pégaso para domar o animal. Lá, eles conhecem o herói Belerofonte, a deusa Atena e voam com o cavalo alado.

Dia 17 de fevereiro

Episódio: O Monstro do Labirinto

O diário de Pilar some e ela se desespera. Depois de encontrá-lo, Pilar decide labirintizar seu diário, e viaja com Breno e Samba rumo à Creta para aprender a fazer um labirinto. Lá, eles conhecem o herói Teseu e enfrentam o Minotauro.

Dia 18 de fevereiro

Episódio: Fazendo Arte

É dia de exposição de arte na escola, e Pilar e Breno não gostam de suas esculturas. Por isso, viajam para a ilha de Chipre atrás de dicas do grande Pigmalião. Lá, conhecem também a deusa Afrodite e veem à estátua de Galatéia ganhar vida.

Dia 19 de fevereiro

Episódio: Espelho, Espelho meu

É aniversário da Susana, mas ela quer cancelar a festa. Para ajudar a amiga, Pilar, Breno e Samba vão à Grécia atrás de dicas de Afrodite, a deusa da Beleza. Lá, conhecem Psiquê, que sofre por Eros, e enfrentam desafios no Reino de Hades.

Dia 20 de fevereiro

Episódio: Porcos não são javalis

Um porco surge no Goiabão e a turma precisa se livrar dele, sem machucá-lo. Pilar embarca com Breno e Samba para Cálidon, na Grécia, onde Atalanta, uma jovem criada entre animais selvagens, consegue salvar a cidade do ataque de um javali.

Dia 21 de fevereiro

Episódio: Uma Deusa por um fio

É dia de concurso de tapioca no Goiabão e Pilar será a jurada. Ela vai à Grécia, com Breno e Samba, para aprender critérios de avaliação com Atena, a deusa da Justiça. Lá, eles testemunham uma competição entre Atena e a tecelã Aracne.

Conheça todos os livros da série da Pilar:

Diário de Pilar na Grécia

Diário de Pilar na Amazônia

Diário de Pilar no Egito

Diário de Pilar em Machu Picchu

Diário de Pilar na África