Sem categoria

Exposição “Índios Brasileiros” em Brasília

Em 1997, Ricardo Stuckert esteve no Amazonas com os índios Yanomami, um dos maiores povos indígenas da América do Sul. Fascinado não só pela beleza e pela riqueza cultural do grupo, mas também pela sua história de preservação de costumes e tradições, Stuckert passou a percorrer o Brasil em busca desses povos tradicionais e seus hábitos de vida.

Das suas andanças surgiu o projeto Índios Brasileiros que retrata com sensibilidade e precisão a pluralidade dos grupos indígenas do país.

O Brasil abriga mais de 300 povos indígenas. São cerca de 900 mil índios, presentes em todas as regiões do país. Os grupos vivem segundo suas tradições, com seus cantos, crenças e saberes. 274 línguas indígenas já foram catalogadas.

Alguns desses grupos seguem isolados. Stuckert teve a rara oportunidade de registrar um deles. Em 2016, ao sobrevoar a floresta Amazônica, o fotógrafo e sua equipe avistaram um grupo identificado como índios do Maitá:

As fotos ganharam o mundo pelas páginas da National Geographic e são testemunha de uma curiosidade mútua – do fotógrafo e dos índios fotografados. Em uma das fotos, o índio empunha arco e flecha na direção do helicóptero.

Além das fotos dos índios isolados na selva densa, a exposição traz outras peças igualmente impactantes, como os dois retratos desta índia Yanomami:

Passaram-se 17 anos entre as fotos.

 

Quando Stuckert a conheceu, Penha tinha 22 anos e um filho de 2 aninhos. Ao voltar à comunidade Nazaré, Stuckert reconheceu os mesmos olhos vivos. Penha já tinha 39 anos e seis filhos.

Outro destaque da exposição Índios Brasileiros é o retrato do cacique Raoni Metuktire, feita no Parque Indígena do
Xingu:

Raoni é uma das principais lideranças indígenas do movimento de proteção das florestas.

 

As fotos do projeto Índios Brasileiros acumulam prêmios e menções internacionais.

 

Ricardo Stuckert tem mais de trinta anos de profissão. Seu primeiro contato com a Amazônia foi em 1997, quando a
semente do projeto Índios Brasileiros foi plantada. Desde então, visitou diversas comunidades indígenas – da floresta
amazônica ao sertão alagoano.
Foi o fotógrafo oficial da Presidência da República, entre 2003 e 2011. Com vasta experiência em fotojornalismo, Stuckert também trabalhou para publicações como o jornal O Globo e as revistas Veja, Caras e IstoÉ.

O evento é organizado pela Embaixada da França em parceria com a Aliança Francesa de Brasília.

Exposição Índios Brasileiros – Ricardo Stuckert
Aliança Francesa de Brasília SEPS Qd 708/907 – Asa Sul
De segunda à sexta, das 8h às 20h | Sábados, das 9h às 12h | Até 29/02/2020
Entrada franca

1 Comentário

  1. Exposição “Índios Brasileiros” em Brasília | Baby Blogs Brasil

    4 de fevereiro de 2020 at 15:33

    […] O Brasil abriga mais de 300 povos indígenas. São cerca de 900 mil índios, presentes em todas as regiões do país. Os grupos … Ver artigo completo no Blog […]

Comente!