Natal

Natal Monumental 2019 em Brasília

A quase 100 dias do Natal, o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) anunciaram que vão lançar, em dezembro deste ano, um novo evento para colocar Brasília no calendário natalino do país: o Natal Monumental.

Bolas de Natal de 8 metros de diâmetro no canteiro central do Eixo Monumental; carretas com corais circulando por regiões administrativas, uma vila do Papai Noel e a Torre de TV como maior árvore de Natal iluminada do país: esses são os planos para o Natal 2019 na Capital Federal.

O evento vai acontecer entre 7 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020, e conta com uma megaestrutura que estará montada ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental. Nela, acontecerão espetáculos como a Orquestra Filarmônica de Brasília e atrações natalinas envolvendo bailarinos, cantores, músicos e atores – além de uma área de gastronomia. O evento será gratuito.

Diariamente, às 20h, a iluminação especial será acesa, transformando a Torre de TV na maior árvore de Natal do Brasil. Um show pirotécnico de três minutos de duração ocorrerá em seguida e será só na noite de abertura da festa, em 7 de dezembro.

O evento tem o apoio do Banco de Brasília (BRB) e do Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e será inspirado no Natal Luz de Gramado (RS) – que atrai todos os anos cerca de 2 milhões de turistas à cidade gaúcha nos meses de dezembro.

O lançamento oficial está marcado para 7 de dezembro de 2019. Nesta quarta-feira (11/09/2019), um termo de cooperação técnica foi firmado entre o GDF e a Fecomércio-DF criando o Natal Monumental. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o presidente da entidade, Francisco Maia, assinaram o documento.

Visitantes

A cadeia hoteleira, o comércio e setor de entretenimento da cidade precisam de estímulos e é isso que estamos fazendo. Além de criar um evento único para quem mora na cidade”, afirma o governador Ibaneis, para quem a geração de empregos e o fomento ao turismo no DF são pontos a serem bastante explorados.

Brasília, historicamente, nos finais de ano, as famílias daqui saem para encontrar seus parentes em outros estados. O que queremos é trazer esses familiares dos moradores para cá”, aposta Francisco Maia.

Responsável por iluminações como a da festa de réveillon do Rio de Janeiro, da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, também do Rio, e da abertura dos Jogos Olímpicos em 2016, o diretor geral do projeto, Abel Gomes, fará a iluminação da Torre de TV.

A projeção poderá ser vista a uma distância de 5 quilômetros. A Vila do Noel e um coreto para a apresentação de corais – com calendário específico de apresentações – complementarão o cenário.

Regiões administrativas

Como parte das atividades do SESC-DF, um caminhão e duas vans levarão artistas, músicos e materiais cênicos para 12 regiões administrativas, onde serão realizadas apresentações de artistas locais para moradores e visitantes.

No Eixo Monumental, um espaço climatizado de 3 mil metros quadrados será montado para atividades recreativas e educativas. Um planetário e um oceanário infláveis também vão para entreter crianças e adultos.

Também participaram da assinatura do termo de cooperação o presidente do BRB, Paulo Henrique Rodrigues, e os secretários de Turismo, Vanessa Mendonça, e de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho.

[Com informações da Agência Brasília]

5 Comentários

  1. Natal Monumental 2019 em Brasília | Baby Blogs Brasil

    11 de setembro de 2019 at 16:26

    […] O evento vai acontecer … Ver artigo completo no Blog […]

  2. Nubia

    22 de dezembro de 2019 at 19:50

    Essa árvore de Natal da Torre é propaganda enganosa. Que sem graça!!!

    1. Mari Oliveira

      30 de dezembro de 2019 at 02:33

      Para que seu comentário seja mais eficiente, direcione-o ao GDF. Obrigada!

  3. Daniel Abreu Celso de Souza

    28 de dezembro de 2019 at 23:18

    RIDÍCULO CHAMAR UMA ILUMINAÇÃO COMUM NUMA TORRE DE ÁRVORE DE NATAL, ESSA ILUMINAÇÃO FEITA PARA ESSE NATAL DE 2019 NA TRADICIONAL TORRE DE TV DE BRASÍLIA DF CAPITAL DO BRASIL, É UMA ILUMINAÇÃO COMUM PARA FICAR DURANTE O ANO, POIS NATAL É BRILHO E ÁRVORE DE NATAL MESMO ERA A ANTIGA FEITA COM FIOS DE LUZES BRANCAS INCANDESCENTES COM O FORMATO DE CONE QUE LEMBRAVA A ÁRVORE PINHEIRO DE NATAL, ESSA SIM ERA A MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO BRASIL, E QUE DEU O PONTAPÉ INICIAL PARA AS OUTRAS CAPITAIS ESTADUAIS COPIAREM FAZENDO AS SUAS ÁRVORES DE NATAL, E QUE HOJE EM DIA SÃO MAIS BONITAS QUE ESSA ILUMINAÇÃO NA TRADICIONAL TORRE DE TV DE BRASÍLIA DF!
    REALMENTE DE UNS ANOS PARA CÁ OS GOVERNADORES DESTRUÍRAM O MAJESTOSO NATAL DE BRASÍLIA DF CAPITAL DO BRASIL COM SUA BELA ÁRVORE DE NATAL NA TRADICIONAL TORRE DE TV, E AS CASCATAS COR DE OURO CAINDO DOS PRÉDIOS DOS MINISTÉRIOS ATÉ O GRAMADO CENTRAL E O COMETA DO CONGRESSO NACIONAL COM SUA CAUDA PARA CIMA, E CAINDO EM CIMA DO TELHADO DO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, ERA REALMENTE ERA MAJESTOSO ALÉM DE SER A ILUMINAÇÃO DE NATAL MAIS LINDA DO BRASIL, QUANTAS SAUDADES!!!
    O NOVO GOVERNADOR IBANEIS ROCHA É FILHO DE BRASÍLIA, E EU PENSEI QUE ELE IA FAZER A MAIS LINDA DECORAÇÃO DE NATAL VOLTANDO COM A TRADICIONAL E NÃO, FEZ APENAS UMA ILUMINAÇÃO COMUM NA TORRE, QUE QUALQUER TORRE TEM, E CHAMAR DE MAIOR ÁRVORE ILUMINADA DE NATAL DO BRASIL, E NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS E CONGRESSO NACIONAL NADA, HOJE EM DIA NÃO TEM NADA DE DECORAÇÃO DE NATAL NA CAPITAL DO BRASIL BRASÍLIA DF, É A PIOR DO BRASIL E DO MUNDO!
    O IDEALIZADOR DA ILUMINAÇÃO 2019 DA TRADICIONAL TORRE DE TV DE BRASÍLIA DF CAPITAL DO BRASIL O ABEL GOMES TRABALHA COM ILUMINAÇÃO E NÃO COM DECORAÇÃO, ELE APENAS FAZ A ILUMINAÇÃO DE UMA DECORAÇÃO E NESSE NATAL DE 2019 FALTOU A DECORAÇÃO DA TRADICIONAL TORRE DE TV DE BRASÍLIA QUE LEMBRE UMA ÁRVORE PINHEIRO DE NATAL!
    QUANTAS SAUDADES DA TRADICIONAL DECORAÇÃO DE NATAL DE BRASÍLIA DF CAPITAL DO BRASIL A MAIS LINDA DO BRASIL E PORQUE NÃO DO MUNDO, QUE ATRAÍA TURISTAS NÃO SÓ DO BRASIL, MAS DE FORA, FICA A LEMBRANÇA SÓ EM FOTOS!

    1. Mari Oliveira

      29 de dezembro de 2019 at 22:38

      Certo. Para que seu comentário seja mais eficiente, direcione-o ao GDF. Obrigada!

Comente!