Sem categoria

Orquestra Popular Marafreboi circula por praças e feiras do Distrito Federal

Tem Orquestra na Praça e na Feira!! Esse é o nome do projeto que vai circular nos meses de junho e julho com a Orquestra Popular Marafreboi pela Vila Telebrasília, Gama e Planaltina. A ideia é levar para locais acessíveis como as feiras e praças, ritmos genuinamente brasileiros como maracatu, baião, xote, xaxado, maxixe, coco de roda, tambor de criola, cavalo marinho, samba, ciranda, samba pisado, frevo dentre outros.

Cada região receberá dois shows, com repertório pesquisado especificamente para a série de apresentações. A primeira a receber o projeto será a Vila Telebrasília, no dia 15 de junho, a partir das 19h, como parte da programação da tradicional Festa Junina, que é realizada na Praça da Resistência. Depois o circuito continua pelo Gama e Planaltina. (ver programação abaixo)

O objetivo principal é mostrar a diversidade sonora que hoje compõe a cena musical de Brasília e do Brasil. “A Orquestra Popular Marafreboi vem desenvolvendo ao longo dos últimos 10 anos uma intensa atividade de pesquisa sobre os gêneros musicais de matriz da Cultura Popular Brasileira, considerada de extrema importância para identificação cultural da música dança brasileira”, explica o maestro.

O projeto “Tem Orquestra na Praça e na Feira” busca oportunizar ao público o acesso e a experiência de entrar em contato tamanha riqueza de gêneros musicais que hoje não tem grandes canais de divulgação. Em cada localidade, uma das apresentações contará com um intérprete de libras para ampliar ainda mais o acesso a todos os públicos.

Sobre a Orquestra Popular Marafreboi

Formada por um grupo de 18 músicos profissionais com origens em diversos Estados do Brasil, a Orquestra Popular Marafreboi surgiu na Cena Musical de Brasília a partir da pretensão de seus integrantes em fazer um trabalho de pesquisa, resgate e preservação do acervo da Música Brasileira com foco na Cultura Popular, além do trabalho autoral do grupo e da valorização dos compositores do DF. Sob a batuta do maestro Fabiano Medeiros, a orquestra se destaca pela execução de gêneros genuinamente brasileiros: frevo, coco, xote, baião, ciranda, maracatu, catira, xaxado, choro, samba-pisado e muitos outros, todos em uma leitura instrumental para orquestra de sopros.

PROGRAMAÇÃO

15/06 – Festa Junina da Vila Telebrasília
Local: Praça da Resistência
Horário: A partir das 19h

16/06 – Parque Infantil do Setor Leste
Local: St. Leste EQ 4/6 – Gama
Horário: 16h

29/06 – Projeto Cultural Wladir Azevedo – Vila Telebrasília
Local: Rua 20 casa 02 Vila Telebrasília
Horário: 19h

13/07 – Skate Park do Setor Norte Gama
Local: Quadra 02, Praça SHIS Norte, entrada do Gama – DF, 72.430-200 Gama, Distrito Federal
Horário 16h

14/07 – Feira de Artesanato em Planaltina
Local: Setor Tradicional – Praça do Museu de Planaltina DF
Horário: 16h

Classificação indicativa livre
Entrada franca

Comente!