Jardim Botânico de Brasília prepara programação especial para a Semana do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente dia 5 de junho, mas no Jardim Botânico de Brasília as comemorações terão início nesta terça-feira, dia 4 de junho de 2019, e seguirão até domingo, dia 9 de junho de 2019, com atividades culturais, recreativas e esportivas.
As primeiras atividades acontecerão entre os dias 4 e 6 de junho e serão as oficinas de compostagem, construção com barro e minhocário. A equipe da Educação Ambiental vai ministrar os mini cursos para estudantes de escolas públicas, servidores terceirizados do JBB e outros interessados previamente inscritos como uma forma de estimular as práticas nas residências. O objetivo é dar uma melhor destinação dos lixos orgânicos e, assim, contribuir para o meio ambiente.
A última oficina ocorre no dia 7 e ensinará os participantes a fazer um minhocário, que é um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando restos de alimento em adubo. Esse processo acontece dentro de caixas plásticas cheias de terra, onde as “operárias” fazem a digestão dos resíduos e geram um húmus superfértil.
As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo email ascom@jbb.df.gov.br. Veja os detalhes dos horários de datas no serviço abaixo.
Expresso do Cerrado
A equipe da Educação Ambiental também acompanhará os passeios do trenzinho Expresso do Cerrado durante o fim de semana (dias 8 e 9 de junho), levando informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e o trabalho desenvolvido na Estação Ecológica do Jardim Botânico.
O passeio sai do Centro de Visitantes e vai até o Centro de Excelência do Cerrado, o Cerratenses. A capacidade é de 40 pessoas e a lotação é por ordem de chegada.
Horários de saída do trenzinho: 10h, 11h30, 14h, 15h30.
Feira do Mel
Também no sábado e domingo, o Jardim Botânico de Brasília receberá a 29ª Feira do Mel. O evento é uma oportunidade de divulgar a Cadeia Produtiva da Criação de Abelhas no DF e promover o acesso a produtos de qualidade feitos por produtores regionais, estimulando o consumo e hábitos saudáveis de alimentação.
Segundo os organizadores, a feira também promove conscientização sobre a importância e a sustentabilidade das abelhas como agentes polinizadores. Os visitantes poderão ver de perto um Meliponário (criatório), com Abelhas Regionais Nativas Sem Ferrão e haverá uma Unidade Móvel totalmente equipada para realização do Processamento do Mel dos Favos.
Atividades físicas
O pessoal do DV na Trilha também estará no JBB para o pedal quinzenal no sábado, dia 8. O projeto é uma ação social voltada a pessoas com deficiência visual. Os voluntários e ciclistas fazem o percurso usando bicicletas tandem com capacidade para dois atletas. O objetivo é preparar e capacitar a pessoa com deficiência para participar de trilhas, passeios e competições de mountain bike e ciclismo, além de ser uma oportunidade de promover uma atividade física ao ar livre, em contato com a natureza, possibilitando amplas condições de integração, inclusão social, lazer e melhoria da qualidade de vida. Saiba mais sobre o projeto acessando o site: http://www.dvnatrilha.com.br/
O Corpo de Bombeiros também confirmou presença e vai expor os caminhões de combate ao fogo para alegria da criançada que visita o JBB.