Girassóis no entorno de Brasília

[ATUALIZADO EM JUNHO DE 2020]

As floradas de girassol já estão deslumbrantes no PAD-DF (BR 251)!
🌻
As plantações de girassol no Brasil, especialmente aqui no Cerrado, florescem no período da seca e entressafra, que começa no outono e continua até lá pelo meio do inverno – nos meses de maio, junho e julho e alguns casos até em agosto!

Cerca de dois hectares de girassóis estão espalhados dentro e nas proximidades do parque Ivaldo Cenci, onde acontece a AgroBrasília, uma das maiores feiras de exposições de produtos do agronegócio no país. O presidente da feira, Ronaldo Triacca, explica que a plantação começou há cerca de oito anos e, desde então, virou tradição e um dos atrativos do evento.

Como a feira de 2020 foi cancelada devido à pandemia do coronavírus, o parque está fechado para fotos. Mas os que ficam do lado de fora estão disponíveis à população.

Dicas para ir conhecer e tirar fotos lindas:
🌻 Coloque no GPS: PAD-DF (é na BR 251 Km 7. Depois do Vale do Amanhecer. Bem longe, mas vale muito a pena!)
🌻 Tentem ir com a luz do sol forte (o horário ideal é de 6h às 9h), para encontrarem os girassóis bem abertos. Nós fomos no fim da tarde, e muitos já estavam mais emborcados para baixo, além disso pegamos a luz já indo embora…
🌻 Em 2019, quando fomos, não precisava pagar. Bastava estacionar os carros e entrar nas plantações que ficam na beira da estrada (tomando cuidado com as flores!). Tentem entrar bem nas plantações para pegarem os girassóis menos empoeirados que ficam na beira da estrada.

🌻 Em 2020, estamos em quarentena! A orientação é que as pessoas saiam de máscaras e não se aglomerem!

Feira de negócios
Com a chegada do novo coronavírus ao DF e a proibição de eventos, em 2020 a AgroBrasília será virtual, entre 6 e 10 de julho. No ano passado, a feira movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão para o agronegócio, com a participação de 480 expositores. Este ano, os participantes terão uma plataforma on-line para apresentar seus produtos. Também serão feitas palestras, debates, e os organizadores estudam a possibilidade de leilões de animais.