Nova maternidade em Brasília

Nova maternidade em Brasília

Nova maternidade em Brasília

As futuras mamães brasilienses já podem comemorar: o Hospital Santa Luzia, da Rede D’Or São Luiz, reinaugura sua maternidade com tecnologia de ponta e corpo clínico especializado em ambiente acolhedor. Suítes exclusivas oferecem até antessala para receber visitas com conforto e privacidade.

Reinaugurada após um período de 15 meses com as portas fechadas, a nova maternidade vai oferecer 20 leitos de UTI neonatal. De acordo com a direção, ocupará a segunda posição entre as unidades particulares do tipo no DF em número de vagas.

A reabertura vai ter um impacto social grande. Brasília está carente de leitos de maternidade e de UTI neonatal. Nos últimos tempos, os hospitais foram fechando as portas das maternidades e o número de vagas para mães e bebês na capital diminuiu bastante”, explica a coordenadora da Maternidade do Hospital Santa Luzia, dra. Ana Marily Soriano.

De acordo com a médica, a UTI neonatal é essencial para a sobrevivência de bebês prematuros ou que nascem com algum problema de saúde. “Essas unidades admitem crianças com até 28 dias de idade. Assim que o pequeno nasce, é avaliado pelo pediatra e, caso seja identificada alguma complicação, é tratado na UTI neonatal”, detalha. “Isso vale tanto para problemas apontados ainda no útero da mãe quanto para questões diagnosticadas apenas após o nascimento”, esclarece Ana Marily.

A área de emergência da maternidade dispõe de entrada própria e as gestantes não terão contato com outros pacientes do pronto-socorro regular. Serão três consultórios, além de sala para exames. Já os setores de pré-operatório e pré-parto do Santa Luzia contam com espaços exclusivos para a grávida e o acompanhante. É nesse local que tanto mulheres em trabalho de parto quanto as que aguardam a cesárea ficam instaladas e passam pelo acompanhamento da equipe de enfermagem.

Além da UTI, a maternidade do hospital também terá 30 apartamentos para internação, nos quais as mães permanecerão juntas aos filhos desde a concepção. A unidade contará ainda com quatro salas de parto que, segundo a direção, são inovadoras. “Três delas vão contar com um visor que permite aos familiares assistirem ao parto em tempo real. A outra tem o objetivo de estimular a concepção natural, com utensílios específicos para incentivar o parto sem cirurgias”, afirma o diretor técnico do Santa Luzia, dr. Frederico Cavalcanti Costa

A Sala Delivery, focada em parto natural, tem banheira, banheiro adaptado para o conforto da grávida prestes a dar à luz, além da banqueta específica para o parto e bola suíça. O hospital também está aberto à presença de doulas (uhuuu!!). “São uma ajuda positiva para a gestante. Queremos contar com doulas cadastradas para o trabalho aqui na maternidade”, disse Costa. Ele explica que a nova maternidade tem também um quarto vip, com quatro opções de pacotes de hotelaria. E, no fim deste mês, o hospital deverá voltar a oferecer os cursos de gestante para a comunidade.

Segundo o diretor-técnico do Hospital Santa Luzia, a maternidade passou por reformas nos últimos quatro meses e está equipada com aparelhos de ponta. “Agora estamos no mesmo nível que as maiores unidades do país. O Santa Luzia sempre teve tradição na área materno-infantil no Distrito Federal. Pensamos em abrir um hospital específica para esse tipo de atendimento, mas decidimos dedicar esses planos a outra especialidade e reabrir a maternidade com uma nova estrutura e equipe”, explica Costa.

Para o obstetra e professor da Universidade Católica de Brasília, Dr. Fábio Passos, a estrutura hospitalar e o fluxo de entrada das gestantes são essenciais a um bom parto. “É importante pensar em termos de segurança, mas também de acolhimento. No momento do parto, é como se a mulher estivesse se aninhando. Portanto, quanto mais privativo o ambiente melhor. A existência de uma emergência específica para as grávidas, por exemplo, pode deixá-las mais confortáveis”, explica.

Apresentada no dia 08/08/2017, a nova maternidade do hospital funcionará oficialmente a partir da segunda-feira 14/08. Segundo a direção, a equipe da unidade será composta por 30 pediatras, sob a coordenação da doutora Ana Marily Soriano. Já a parte obstétrica ficará por conta dos médicos Valdecir Bueno e Guaraci Beleza.

O hospital atende convênios.

[Fonte]