Mondrian no CCBB-Brasília
Mondrian no CCBB-Brasília
No último feriado do dia 21 de abril, eu e minha família passamos o dia no CCBB-Brasília, e pudemos conferir a abertura da exposição “Mondrian e o Movimento de Stijl“, que fica em cartaz até o dia 4 de julho.
Piet Mondrian foi um pintor holandês modernista. Criou o movimento artístico neoplasticismo (arte abstrata e geométrica), fundou e colaborou com a revista De Stijl (em português, “O Estilo”, daí o nome da exposição) e depois com as formas da pintura concreta. Segundo ele, a arte não deveria ter restrições, devendo ser clara e limpa, como ele imaginava o futuro. Assim, Mondrian se destacou com obras aparentemente “fáceis”: formas abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares, e utilizou principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo). Mondrian considerava essas como as cores elementares do Universo.
A exposição está montada nas Galerias I, II, Vão Central, Pavilhão de Vidro, e apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias do artista. O programa sugere que a visita à exposição se inicie pelo subsolo para a melhor compreensão da evolução do artista e do movimento de Stijl. E é lá no subsolo que fica a parte mais interessante para as crianças: o Cantinho da Criança.



O Cantinho da Criança começa com uma tela interativa (acima), onde as crianças tentam reproduzir as obras de Mondrian, enquanto ouvem instruções ao fone.

Logo ao lado, um painel imantado onde as crianças colam quadradinhos coloridos, também tentando reproduzir uma obra de Mondrian (acima).
Agora a parte mais legal da exposição: o jogo de montar um quadro de Mondrian usando um Kinect. Dois jogadores devem montar uma das obras mais famosas do pintor através dos movimentos das mãos.
A página do CCBB no Facebook diz que a exposição é “uma mostra fotogênica”, o que se comprova graças a um painel do lado de fora, onde podemos tirar fotos de celular estando “inseridos” das formas e cores de Mondrian; e uma cadeira gigante do artista Gerrit Rietveld, que fez parte do Movimento de Stijl. Aí rolam muitas fotos e selfies legais!

Além do Pavilhão de Vidro, todo pintado ao estilo Mondrian, que se acende de noite e fica maravilhoso!
Vale muito a pena ir! O horário de visitação é de quarta a domingo (o CCBB-Brasília não abre às terças!), das 09h às 21h. Há a opção de agendar a visita pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play) e site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.