Cantinho para estudo: 39 super idéias

Cantinho para estudo: 39 super idéias
Noutro dia, procurando ideias para adaptar um cantinho da minha casa especialmente para a leitura e os estudos da minha filha Bruna, de quase 5 anos, salvei tantos projetos lindos que resolvi compartilhar as imagens com quem também está procurando inspirações.
Acho super importante reservar um ambiente para os estudos quando as tarefinhas para casa começam e, assim, criar o hábito e o ritual de ler e estudar.
Acredito que o ambiente em que as crianças fazem as tarefas pode influenciar bastante no rendimento escolar e por isso, seguem algumas dicas de especialistas (psicólogos) para garantir a concentração das crianças.
DICAS para criar o cantinho para estudo do seu filho:
- reservar um local arejado, silencioso e confortável;
- manter o local de estudos limpo e organizado aumenta a concentração da criança e evita a dispersão com atividades paralelas. Portanto, é importante limpar e organizar tudo antes do dever começar.
- evitar lâmpadas incandescentes diretamente sobre a cabeça da criança. Além de esquentar, a luz direta cansa a vista.
- se possível, reservar um horário durante o dia para o estudo. Se a criança estudar à tarde, é interessante que ela faça o dever pela manhã, já que um local bem iluminado com luz natural favorece a concentração.
- iniciar o estudo depois que a criança já está alimentada e descansa aumenta a disposição e também evita a dispersão
- caso a criança tenha um espaço só dela para fazer as tarefas, invista em tons de laranja, que aceleram o raciocínio. O amarelo e o violeta, por sua vez, estimulam a intuição. Pinte apenas a parede que fica atrás da cadeira. Assim, o estudante não fica o tempo todo de frente para o tom mais forte escolhido.
DICA DO ROTEIRO BABY:
É claro que o cantinho para estudo pode ser uma escrivaninha ou mesa da sala/cozinha, não especialmente reservada apenas a essa atividade.
A decoração é o menos importante e, seguindo as dicas acima, qualquer espaço da casa pode ser sim preparado para o momento do aprendizado.
IMPORTANTE:
Embora lição de casa seja coisa séria – e você deva tratar o assunto com os filhos dessa forma -, jamais faça referência à atividade como castigo ou sinônimo de cansaço.
Para conciliar dever e brincadeira, monte uma tabela de horários, com início e fim de cada atividade, e siga à risca, lembrando de incluir na rotina, os períodos de descanso!