Alimentação

Cereais infantis

cereais-infantis

Cereais infantis. Imagem ShutterStock. Cópia não autorizada.

Cereais infantis

Nutrientes importantes para o crescimento, inteligência e proteção do seu filho

Você sabia que os bebês necessitam 3 X mais vitaminas e minerais do que 1 adulto?

Porém, a sua capacidade gástrica (quantidade de alimento que cabe dentro do estômago) é 80% menor que o de 1 adulto.

Os bebês gastam muita energia e seu metabolismo tem que dar conta de atividades intensas de desenvolvimento.

Por isso é de grande importância encontrar alimentos que ofereçam valor nutricional como as frutas, legumes, carnes… além de oferecer alimentos fortificados com nutrientes importantes como Ferro, Vitaminas, Zinco e Probióticos (bactérias do bem que contribuem para fortalecer os sistemas de defesa do organismo do bebê.

Até os 2 anos de vida, acontecem modificações surpreendentes na vida de 1 bebê:

  • Rápido crescimento ( mais do que em todo o resto da sua vida ) – Essencial a oferta de vitaminas;
  • Formação de 80% de suas habilidades cognitivas adultas (inteligência, humor, emoções, etc.).Estudos mostram que o ferro é muito importante no desenvolvimento do aprendizado.
  • Bebês nascem com um sistema imunológico imaturo e são necessários 2 anos para que este processo se desenvolva. Está comprovado que a nutrição é o primeiro fator de incentivo deste amadurecimento, influenciando a proteção natural da criança contra infecções e alergias. – Probióticos ( Importante para defesa do organismo )

 A falta de nutrientes essenciais pode resultar em falhas no crescimento e no desenvolvimento infantil, aumentando a vulnerabilidade às infecções.

Uma importante fonte de carboidrato são os cereais. Uma criança entre 6 e 12 meses deve ingerir 3 porções diárias de cereais, tubérculos e raízes. Para os maiores de 1 ano o número de porções chega a 5.

No entanto, sabemos que a variação na alimentação das crianças nem sempre é uma tarefa fácil. E é aí que entra a nossa dica! Uma das formas de se oferecer cereais é através das farinhas. Mas nem toda farinha é igual, heim pessoal? 

Os cereais infantis são especialmente elaborados para as crianças e enriquecidos de nutrientes adequados, como o ferro de melhor absorção, vitamina A, C e Zinco. Tem importante papel na fase da alimentação de transição, ou seja, quando o bebê vai deixar de mamar exclusivamente leite e passar a receber além do cereal, papas de legumes, carnes, frutas e sucos. Alguns cereais infantis, além de serem importantes na complementação de vitaminas e minerais, apresentam ainda em sua constituição probióticos, trazendo efeitos benéficos à saúde.

Além disso, estes cereais infantis tem textura e sabor suave e muito bem aceito pelas crianças sendo importante como alternativa na fase em que o bebê começa a ser seletivo com alimentos. Deve-se, no entanto, oferecer na forma de mingau com colher.ou com fruta.

Existem diversas receitas saudáveis com cereais infantis. Alguém já testou alguma receitinha? Se sim, compartilhe conosco!

Comente!