Dicas de presentes para o Dia das Crianças
Logo mais teremos o Dia das Crianças e as maioria das pessoas não sabe como presentear os sobrinhos, filhos de amigos, priminhos. Muitas vezes você pode querer dar algo DIY feito por você, presentes eco-friendly, presentes criativos gastando pouco…
Mas caso você ainda esteja perdido na hora da escolha de um presente, a Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e consultora Fisher-Price, fez um guia bem bacana para presentear as crianças de acordo com sua idade e necessidade (as dicas são ótimas também para aniversários e Natal!)
Os brinquedos que as crianças mais vão gostar por faixa etária:
·0 a 4 meses: chocalhos, mordedores; ginásios e tapetinhos com mobílies; mobílies; itens de borracha para banheira, brinquedos sonoros.
·4 a 8 meses: brinquedos de ação e reação, cubos/potes que possam estar seguros nas mãos e serem batidos um contra o outro; brinquedos que rolem para estimular o engatinhar; chocalhos.
·8 a 18 meses: cubos para empilhar; potes para encaixe simples; brinquedos com corda para serem puxados; brinquedos de encaixe simples; instrumentos musicais e brinquedos sonoros.
·18 a 36 meses: fase de grande desenvolvimento simbólico e de representação dos significados. Brinquedos que explorem este universo (bonecas, carrinhos, telefones). Brinquedos de encaixe; potes para empilhar; bolas de diferentes tamanhos, peso e textura; livros musicais.
·Pré-escolares, de 3 a 6 anos: quebra cabeça; blocos para empilhar; jogos e brinquedos de encaixe com maiores desafios (diferente do encaixe simples); jogos e conjuntos para associar números, quantidades, cores, frutas, animais domésticos/selvagens e objetos; jogos com regras bem simples para desenvolver o comportamento em grupo; brinquedos para explorar a simbolização e imaginação (trem, avião, princesas, bonecas, carros); livros infantis.
·Crianças de 6 a 9 anos: jogos/brinquedos criativos e recreativos que estimulem as habilidades cognitivas e motoras; jogos com regras mais complexas que estimulem a convivência e valores grupais; quebra cabeça; livros infantis; livrinhos para desenhar e colorir.
·Crianças de 9 a 12 anos: jogos com regras mais complexas e que exijam raciocínio; jogos e brinquedos utilizados ao ar livre que estimulem a competição, a convivência em grupo e o aprendizado social; livros; quebra cabeça.
·Adolescentes (após os 12 anos): quebra cabeça com número alto de peças pequenas; jogos que estimulem a relação de causalidade nas hipóteses e na indução; jogos e brincadeiras que estimulem o pensamento da indução de leis.
8 de outubro de 2014 @ 08:20
recomendo os bonecos feitos a partir dos desenhos dos pequenos, os bololofos http://www.bololofos.com.br/quem.html
8 de outubro de 2014 @ 11:50
Ótima dica, Siusi! Também somos fãs do trabalho da Bololofos! Obrigada pela visitinha aqui no site.
17 de dezembro de 2014 @ 08:07
Lindo adorei tenho 12 anos e acho que seria ótimo para os bebês , e também tem jogos como da estrela para minha idade, tchau e gostei muito
17 de dezembro de 2014 @ 16:38
🙂