10 mães blogueiras respondem sobre aplicativos infantis
A minha Bruna #aos3, assim como a maioria das crianças do planeta, adora um tablet e o celular da mamãe.
E considerando que o uso de tecnologia por crianças pode ser muito educativo, saudável e até necessário, desde que dosado e monitorado por um adulto, convidei outras mães blogueiras com filhos de idades variadas para compartilhar com vocês dicas espertas sobre esse assunto que eu e todas as mães adoram.
Juntas, eu e outras 9 mães blogueiras dividimos abaixo a nossa opinião sobre os aplicativos que mais fazem sucesso com nossos filhos. Aproveitem e deixem, nos comentários, as dicas de vocês e dos filhos de vocês!
Roteiro Baby
Iza Garcia é uma das duas autoras deste Roteiro Baby e mãe da Bruna (3 anos).
Muitos dos aplicativos citados abaixo são sucesso aqui em casa também. A Bruna ama o PePi Bath que a Marina (Ask Mi) citou e se diverte bastante com o Forest Flyer que a Patrícia (Mundo Ovo) mencionou. Ela também adorou conhecer o Matryoshka, que eu baixei depois que a Mônica (MãeBivolt) me indicou. Quando menor, a Bruna também brincou muito com vários aplicativos da Fisher Price, citados pela Mari (Mamãe de Primeira Viagem).
Dentre os meus (sim! meus! risos) apps infantis preferidos, que fiz questão de influenciar a Bruna a gostar, estão todos os do estúdio My Firt App, que são extremamente educativos, organizados por idade na Apple Store. São muitos, um melhor que o outro, e todos disponíveis em versões gratuitas. Inicialmente, baixei todos da idade da Bruna e na medida que ela foi crescendo, fui baixando os demais. Também baixei todos gratuitos e acabei comprando todos porque são daqueles que os pais amam que os filhos brinquem, já que as crianças aprendem mesmo enquanto estão brincando.
A Bruna também ama o app Pumi Lumi, que oferece cenários para a crianças procurarem diferentes animais; o Pepi Doctor, tão bem feito quanto o Pepi Bath, para a criança cuidar de uma criança doente, febril e perebenta (risos); e do Kapu Forest, que é um bosque, cheio de animais exóticos que precisam ser alimentados e cuidados em seus habitats naturais.
Ask Mi
Marina Xandó escreve o blog Ask Mi (www.askmi.com.br) e é mãe da Maria Victoria, a MV (3 anos).
MV adora o aplicativo Pepi Bath criado pelo estúdio independente Pepi Play, que desenvolve aplicativos em forma de joguinhos para crianças de 2 a 6 anos (e muitos altinhos que parecem estar precisando). Nele, os pequenos aprendem sobre higiene de forma lúdica e muito divertida.
Bagagem de Mãe
Loreta Berezutchi escreve o blog Bagagem de Mãe (www.bagagemdemae.com.br) e é mãe de Pedro (6 anos) e de Catarina (4 anos).
O app predileto do Pedro no momento é o Candy Mania, que é parecido com o famoso Candy Crush, mas é uma versão mais “infantil”, com fases mais simples e fáceis, chefão, musiquinha e etc.
O da Cacá é um app da Moranguinho, cujo nome é Strawberry Shortcake, da Card Maker Dress Up. É um aplicativo em que as meninas brincam de vestir a moranguinho combinando acessórios, vestidos, mudando a cor e no final, podendo usar uma câmera para fotografar o “look do dia”.
De Mãe para Mamãe
Mirela Acioli escreve o blog De Mãe para Mamãe (www.demaeparamamae.com.br) e é mãe do Matheus (1 ano e 10 meses).
O aplicativo que eles mais gostam é o Farm Animals. Trata-se de um quebra-cabeça com animais da fazenda que o Matheus adora montar pois, quando completa o quadrinho, escuta o som de cada animal.
Mãe BiVolt
Mônika Lazauskas escreve o blog Mãe BiVolt (www.maebivolt.com.br) e é mãe da Victória (16 anos) e da Helena (4 anos).
Mãe de Dois e de Uma
Thalita Campedelli escreve o blog Mãe de Dois e de Uma (www.maededois.com) é mãe de Bernardo (4 anos), Tomás (2 anos) e Nina (3 meses).
O Bernardo, de 4 anos, adora Angry Birds e o Tomás, de 2 anos e meio, curte o Fruit Ninja.
No Angry Birds a criança tem que atirar o passarinho contra o porquinho, usando seu dedo para puxar e soltar o estilingue. É legal porque os pequenos precisam raciocinar sobre aonde querem soltar o passarinho.
O Fruit Ninja é bem simples: é preciso cortar as frutas com a espada, fazendo o movimento com o dedo no iPad, e tomar cuidado para não cortar as bombas. A mãe acha o Fruit Ninja interessante porque a criança presta bastante atenção para não perder o jogo.
Mãe de Guri
Angi Simon escreve o blog Mãe de Guri (www.maedeguri.com.br) e é mãe do Antônio (3 anos e 7 meses) e está grávida de 34 semanas de outro menino, o Caetano.
Ela conta que o Antônio AMA o aplicativo Go Angry Birds, com muitas opções de joguinhos, inclusive de corrida. A Angi explicou que o filho tem tempo limitado para brincar com jogos eletrônicos e como ainda não consegue jogar muito bem sozinho, espera o pai chegar do trabalho para se divertirem juntos, no tempinho dos “guris”, quando ela aproveita para ler uma revista e fazer algo de “mulherzinha”. O Antônio gosta tanto de Angry Birds que esse foi, inclusive, tema do seu último aniversário.
Mamãe de 1ª Viagem
Mariana Belém escreve o blog Mamãe de Primeira Viagem (www.mamaedeprimeiraviagem.com) e é mãe da Laura (2 anos).
Mil Dicas de Mãe
Nívea Salgado escreve o blog Mil Dicas de Mãe (www.mildicasdemae.com.br) e é mãe de Catarina (3 anos).
O aplicativo favorito no momento da Nívea e da Catarina é o Quero Ser Turma da Mônica. Mais do que um simples app de vestir, esse permite que você crie os personagens – Catarina adora transformar as pessoas que conhece em avatares com o jeitinho dado pelo Maurício de Sousa! Dá para escolher o tipo e cor dos cabelos, da pele, dos olhos, roupas e acessórios. Ela já fez os pais, os avós, e vários coleguinhas no aplicativo, tudo salvo na galeria de imagens.
Mundo Ovo
Patrícia Smith é uma das três autoras do blog Mundo Ovo (www.mundoovo.com.br) e mãe do Adam (3 anos).
O segundo aplicativo que eles gostam (mas que ela acha que é “meio de menino” porque tem muito pum e um tanto mais de bobagens… risos) é o Forest Flyer. A criança chama o passarinho para brincar tocando o sino da sua casa e vai com ela viver grandes aventuras. É bobinho mas arranca ótimas gargalhadas e os pequenos sempre querem repetir uma cena ou outra. Eu garanto que “não é coisa de menino” porque a minha Bruna AMA esse aplicativo e passa um tempão interessada nas aventuras do “passarinho rosa”.
E vocês? Tem algum app preferido que não entrou na nossa lista e gostariam de indicar?