Decoração de Natal nas quadras em Brasília

roteiro-baby-iluminação-natal-brasilia-2013

Sábado passado (07/12/2013), o GDF acendeu a iluminação de Natal da Esplanada, com a instalação de cerca de 27,2 mil metros de mangueiras luminosas. Todas elas são de LED, com alto brilho, na cor branca, de 220 volts. A ideia é distribuí-las em oito descidas do alto dos prédios dos ministérios. No canteiro central da Esplanada e do Palácio do Buriti, as mesmas mangueiras enfeitarão o período natalino, além de conjuntos de microlâmpadas pisca-piscas espalhadas pelas árvores naturais dos espaços. No local, outras quatro árvores, desta vez ornamentais, serão instaladas. Também serão montadas com mangueiras de LED, com 30 descidas de 20 metros cada. Já no Palácio do Buriti, a mesma estratégia será usada, mas com uma árvore em estrutura de 16 metros, com 20 descidas. A fachada do edifício não ficará de fora da decoração. Ela terá microleds para iluminar o prédio. O Congresso Nacional também terá vestimenta especial para a ocasião. Os brasilienses e visitantes o verão com 5.760 metros de mangueiras decorativas. Já a Torre de TV formará uma árvore de Natal com 22,5 mil metros de mangueiras. A iluminação de Natal estará completa nos espaços públicos da cidade até dia 15/12. Este ano, não haverá Vila do Papai Noel. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a vila era um projeto do governo anterior, não assumido pelo atual. [informações do Correio Braziliense]

Então, no sábado, eu voltava de uma confraternização com minha família no início da noite, e como Júlia já tinha jantado, eu e meu marido decidimos ir parando nas quadras a caminho de casa que estivessem mais enfeitadas para o Natal. Foi ótimo – e olha que só percorremos as 300 da Asa Norte. Sei que há muito mais quadras enfeitadas na Asa Sul, Lagos Sul e Norte, e em outras partes da cidade (dicas, gente? Quero levar a Júlia para ver esse locais!)

roteiro-baby-iluminação-natal-brasilia-2013-1

Começamos pela 303 norte, que está linda! Com muitas estruturas iluminadas, como esta árvore acima, feita de fundos de garrafa PET, bem linda!

Ainda na 303/304 norte, tem um presépio MARAVILHOSO na frente da Paróquia São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, que vale à pena ser visitado durante o dia. Ele é iluminado à noite, super bonito e tal, mas como são personagens grandes, feitos em fibra e em tamanho real, acho que as crianças vão se encantar mais vendo-o à luz do dia.

roteiro-baby-iluminação-natal-brasilia-5

Também gostamos da 310 norte (acima), ela está bem iluminada, e tem um presépio de luz com o qual Júlia logo se encantou (ela está apaixonada por presépios, desde que comecei a contar a história do nascimento de Jesus para ela).

roteiro-baby-iluminação-natal-brasília-2

A 315 norte é a quadra que me vem imediatamente à cabeça quando penso em decoração de Natal nas quadras de Brasília. Já tinha lido e ouvido muito falar da decoração de lá, e realmente, os moradores capricham. Em cinco anos, a 315 já foi premiada três vezes pela melhor decoração de Natal da cidade. Lá eles também usam peças sustentáveis (tem um trenó do Papai Noel com renas de garrafa PET) e um presépio com bonecos também em tamanho real, no meio da quadra, feitos com um material parecido a papel machê nos rostos, ancinhos e rastelos nos braços e pernas, e cobertores de ráfia como as roupas dos personagens. Uma coisa muito legal é que nele a manjedoura também está vazia, como aqui em casa, e Júlia logo apontou “bercinho vazio, Mamãe!” (Jesus só nasce dia 25, então estou ensinando para ela que o “bercinho” fica vazio até o dia de Jesus nascer).

Foi um passeio improvisado, mas muito legal! Ainda quero visitar os dois presépios acima durante o dia, e gostaria de pedir outras dicas de vocês, sobre outras quadras que estejam bem bonitas e que valham a visita! Comentem aqui embaixo!

DICA DE NATAL: JÁ CONHECE A FAMOSA CARTA DO PAPAI NOEL?

A loja virtual www.cartinhas.com.br envia este presente criativo de Natal desde 2014. Clique AQUI e conheça!