Previna-se contra a gripe

7600b55b3b24428e99defe06c2a6aee3_5_Vacina+da+Gripe1

A gripe é uma doença do sistema respiratório que possui alta transmissibilidade entre as pessoas, por se tratar de uma infecção por vírus. Suas complicações ocorrem principalmente em alguns grupos de riscos, quais sejam: gestantes, crianças menores de cinco anos, profissionais de saúde, pessoas maiores de 60 anos, cuidadores de idosos, babás e pessoas com determinadas patologias de base, tais como asma, diabetes, doenças do coração, imunodeprimidos (sistema imunológico debilitado), entre outras.

Para se prevenir contra a gripe sazonal, é preciso renovar a dose da vacina anualmente; isso porque a composição da vacina é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes. Isso é importante para garantir a eficácia da vacina. Dessa forma, o melhor período para se vacinar é no período compreendido entre março e junho; ou seja, antes do inverno, que é a estação de pico para a circulação do vírus na população.

A vacina contra o vírus circulante da Influenza é recomendada todos os anos pela Organização Mundial da Saúde – OMS, para o hemisfério Sul e publicada pela Anvisa. O Sabinvacinas, clínica de imunização do Laboratório Sabin, já possui a vacina para o ano de 2013.

A vacina é segura, porém algumas reações adversas podem ocorrer, assim como a maioria dos medicamentos. Dessa maneira, algumas pessoas podem apresentar os seguintes sintomas: leve dor no braço em que recebeu a vacina, febre baixa, cansaço e dores musculares; porém, todos esses são passageiros e bem mais brandos do que aqueles causados pela gripe propriamente dita.

A composição da vacina da gripe sazonal, atualizada de acordo com a cepa do agente infeccioso circulante, é uma combinação de dois vírus de influenza A (H1N1 e H3N2) e um vírus de influenza B. Esta vacina é indicada para toda a população e principalmente aos grupos de risco citados acima.

Todos os anos, a Gripe acomete milhares de pessoas, mesmo sendo considerada uma doença comum. Por isso, previna-se! Visite uma das unidades do Sabin Vacinas e garanta a sua imunização e a da sua família.

selo_publieditoriais