@dicasdadentista fala sobre cremes dentais infantis

Tenho aproveitado muito as dicas que outras mães compartilham no Instagram (acompanhe-nos por lá: @roteirobaby)!

E hoje, temos como convidada especial a Dra. Maria Paula, que dá dicas sobre higiene e saúde bucal em seu perfil @dicasdadentista .

Aqui, ela fala dos cremes dentais infantis mais bacanas do mercado nacional e vai destacar a importância do Xilitol (presente em alguns cremes dentais e até chicletes!) para a prevenção das cáries. Vejam:

Existem muitas dúvidas na hora de escolher o creme dental ideal. Agora, quando a escolha é para os pequenos, as dúvidas são ainda maiores. Não sou adepta do uso de cremes dentais que contenham flúor para crianças na faixa dos 4 ou 5 anos. Eles realmente protegem os dentes das crianças, mas para utilizá-los com segurança deve-se aplicar à escova uma quantidade equivalente à de um grão de arroz. Também acho importante estimular as crianças para que realizem algumas tarefas de forma independente, como o ato da escovação, e assim fica difícil controlar a quantidade colocada por parte da criança, então sugiro que as mães utilizem um creme dental sem a presença de flúor.

Desde quando nascem os primeiros dentinhos e até por volta de um ano de idade, podemos usar dedeiras sem creme dental; assim que começarem a ter mais coordenação, a mãe pode oferecer escovas para bebês, eles adoram. Mas sempre com a supervisão de um adulto.

A partir de um ano de idade, podemos usar cremes dentais sem flúor, pois eles vão engolir!!! Depois vão querer colocar o creme na escova e escovar sozinhos. Isso é bom e estimula a independência dos pequenos. Só não se esqueça de mandar um creme dental sem flúor para a escola do seu filho, para que não corra o risco de utilizarem um creme convencional.

Já experimentei o creme dental da Weleda sabor laranja e gostei muito, mas ultimamente ando dando preferência para os cremes dentais com Xilitol.

O Xilitol é um tipo de açúcar que possui propriedades interessantes: inibe a incidência de cáries, pois reduz o crescimento das bactérias que a causam. (maravilha!)

Os cremes que possuem essa substância e que já experimentei com minhas filhas são: o da Bitufo do Cocoricó e os da Malvatrikids.

A Malvatrikids, inclusive, desenvolveu uma linha bem interessante, por fases. Uma para bebês até 4 anos, sem flúor e com Xilitol; outra para crianças de 4 a 7 anos com Xilitol e pouco flúor, e uma terceira para crianças acima de 7 anos com Xilitol e uma maior quantidade de flúor. Todas elas são fáceis de encontrar em farmácias e supermercados.

Para crianças maiores de 7 anos podemos liberar os cremes dentais convencionais, menos os clareadores que são muito abrasivos e podem prejudicar o esmalte do dente.

Importante: Use sempre pouca quantidade de creme dental, supervisione os pequenos até 6 ou 7 anos de idade e usem escovas apropriadas, macias e de cabeça pequena.” (assunto que será tema de um próximo post… Aguardem!)

—————————————–

Maria Paula é dentista e mãe de duas princesas, Clara e Manuela.

Especialista em Odontologia Estética e em DTM e Dores Orofaciais.

Atende em seu consultório desde 1997 – www.odontologiampaula.com.br

Atua como Professora Assistente no curso de Especialização de Dentística na Universidade São Leopoldo Mandic em São Paulo.

Nas horas vagas mantêm um perfil no Instagram sobre dicas odontológicas para leigos, o @dicasdadentista (http://instagram.com/dicasdadentista)