07 super dicas para mães de primeira viagem
Durante a minha gestação, eu duvidava que existisse o tal “instinto materno” (e temia que, caso ele existisse, eu fosse desprovida disso).
Embora muita gente me dissesse que ao ter minha filha nos braços, eu saberia o que fazer e logo aprenderia a melhor forma de cuidar dela, eu só acreditei nisso quando, de fato, aconteceu!
É impressionante como a natureza é perfeita e as coisas funcionam de forma natural e instintiva quando temos um (a) filho (a).
Nesse contexto, aprendemos muito com a personalidade da criança (porque não são todas iguais!), com o que lemos, observamos e com o que nos foi passado, de geração para geração, pela nossa família. Mas, no dia-a-dia da maternagem, também aprendemos a improvisar e inventar coisinhas que facilitam a rotina…
… e, abaixo, estão as dicas que eu e a Mari gostaríamos de ter recebido de alguém, antes mesmo da Bruna e da Júlia nascerem. São “macetes” que poupam tempo e que funcionaram com nós quatro.
1- Recém-nascido não usa lencinho: como levar algodão molhado dentro da bolsa:
Essa dica eu aprendi com a super babá que a Bruna teve até 7 meses. Trata-se de evitar o uso de lencinhos umedecidos durante os passeios, já que nem todo lugar vai ter água quentinha disponível para molhar o algodão. Para tanto, levávamos algodão molhado dentro de um saquinho zip-lock, que até ficava “quentinho” por estar dentro da bolsa. É claro que é possível levar algodão + água em uma garrafinha, mas da forma que eu sugiro, evita peso extra dentro da bolsa, que já costuma ser BEM pesada quando o bebê é pequeno.
2- O rolinho só fica no lugar (e funciona!) se ficar embaixo do lençol:
Quando o bebê é RN, é possível colocá-lo no berço dormindo e esperar que ele estará lá no mesmo lugar quando acordar. Mas assim que o bebê começa a crescer a se mexer mais, o tal rolinho que impede que o bebê role no berço e ajuda a mantê-lo de lado, por exemplo, não pára no lugar! O rolinho, no entanto, funciona muito melhor se ficar embaixo do lençol.
3- Evite o disperdício de pomada: coloque a fralda e DEPOIS passe a pomada:
Isso eu faço com a Júlia desde que ela começou a engatinhar: é que desde então, ela não gosta de ficar quieta e a troca de fralda ficou difícil… Eu tento fazer os seguintes passos na velocidade da luz: tiro a fralda suja, limpo, já coloco a outra fralda, e só depois pelas laterais besunto de pomada. Comigo funciona!
4- Fralda de um tamanho durante o dia, e um maior durante a noite:
Essa dica eu recebi num fórum de mães de que participo: a fralda noturna do bebê anda vazando? Use um tamanho maior à noite. Júlia passou um tempão usando fralda M durante o dia, e fralda G para dormir. E foi só quando passei a fazer isso que o xixi parou de vazar à noite (mesmo com fralda noturna, que é mais absorvente, ele vazava).
5- Roupinha extra para o bebê e para a mamãe na bolsa do bebê:
Porque a gente nunca sabe quando será atingida por uma golfada, jato de xixi ou jato de cocô (sim! acontece!)
6 – Secar as dobrinhas e entre-dedos com cotonete:
É mais fácil (e suave) do que passar a toalha!
7- Quando for fazer o enxoval, não esqueça do clima da sua cidade!
Parece óbvia essa dica, mas nem sempre lembramos disso na hora de comprar o enxoval dos bebês… Além disso, as listas de enxoval que achamos na Internet dizem “compre X bodies de manga longa e Y de manga curta”, mas essas quantidades nem sempre coordenam com o clima da sua cidade.
Uma dica DAQUI: procure vestir seu filho com uma camada de roupa a mais em relação àquela que você estiver usando. Por exemplo, se você estiver de camiseta de manga curta, coloque nele uma de manga comprida; se estiver de manga comprida, acrescente então um casaco no bebê.
Lembrei disso um dia que fui com uma amiga grávida comprar roupinhas para a filhinha dela, que nasce em novembro. Ela estava na dúvida se levava um bodyzinho de manga comprida ou curta, e eu comentei com ela que em novembro e dezembro já começou a chover em Brasília, já dá uma esfriadinha, e que ela deveria levar o de manga comprida. Depois, em casa, revendo as fotos da Júlia tiradas em novembro e dezembro do ano passado, ela sempre estava com roupas de manga comprida. Outra: Júlia nasceu em maio de 2011, já estava fazendo um friozinho, e a nossa casa é muuuito fria. Resultado: os bodies de manga curta tamanho P que eu comprei foram todos doados praticamente sem uso. E depois precisei comprar mais bodies de manga comprida, gorrinhos e casaquinhos aqui em Brasília (fiz o enxoval fora), por conta do frio de junho e julho.
Com a Iza, aconteceu coisa semelhante: ela também fez o enxoval fora do Brasil e, aproveitando os bons preços, comprou roupinhas até 1 ano. Comprou tudo sortido, metade de frio, metade de calor e um pouco de cada tamanho, como a maioria das mães fazem. Ocorre que ao não calcular melhor os tamanhos e modelos de acordo com o tempo que faria em Brasília, a Iza também não usou muitos casaquinhos e macacões de lã que só serviram na Bruna bem no auge da seca e calor de Brasília. Da mesma forma, bodies regatinhas e vestidinhos leves que ficariam inadequados com meia-calça ou casaquinhos, a Iza também perdeu, já que eles serviram na Bruna bem na época em que chovia e ventava muito em Brasília.
Então, não esqueça do clima da sua cidade ao comprar as roupinhas do enxoval! Para não comprar errado, é preciso pensar assim: esse body de 3 meses será usado em “tal época” e é a previsão do tempo daquela época (se quente ou fria, verão ou inverno) que determinará se o body, por exemplo, será mais útil com ou sem manga.
8 de outubro de 2012 @ 09:10
Fui eu que dei a dica da fralda maior a noite, eeeeee. Uma coisa que eu usei muito tempo nas limpezas fora de casa foi o higiapele, mas nao lembro a partir de qt tempo pode usar. Bjs
8 de outubro de 2012 @ 16:14
Foi mesmo, Lorenna! Dica SHOW 🙂
Obrigada!
8 de outubro de 2012 @ 11:30
Adorei as dicas meninas, principalmente a do algodão molhado!
Quanto à lista de enxoval, hj em dia não é mais preciso que a futura mamãe se descabele tentando coordenar os tamanhos das roupas x a quantidade, para isto (e muito mais…) existem as Planejadoras de Gravidez. Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho em http://www.personalbebe.com.br
Beijos
9 de outubro de 2012 @ 11:45
Olá meninas, suas dicas são muito úteis! Sempre leio o blog mas hj senti vontade de comentar: também moro em Brasília. Quando fui fazer o enxoval pensei no nosso tempo, às vezes super louco… O problema é que meu filho hj tem 6 meses e já usa roupa de 9-12 meses! Eu respeitei a combinação tempo x roupinhas mas ele resolveu não cooperar, rsrsrs. Bjs a todas!
9 de outubro de 2012 @ 14:48
Sheila: a “ciência” por trás dos tamanhos de roupas de bebê… Um dia desvendo esse mistério, hahaha!
Por aqui, Júlia com 17 meses usa tanto roupa de 2 anos quanto os bodies de 12 meses da Carters… Vai entender, né?
Um abração!
31 de maio de 2019 @ 16:43
Também achei as dicas muito úteis só a questão de comprar o enxoval conforme o tempo da nossa cidade fica mais complicado pra mim, pois onde eu moro o tempo é muito instável Blumenau-SC. Na minha cidade às vezes tá um dia frio ou até quente e derrepente o tempo vira totalmente não é sempre mais acontece muito.Minha filha é pra nascer entre final de Setembro até o início de outubro é uma época meio instável na minha cidade setembro é considerado mais época de chuva pra nós mais é muito relativo…fico muito em dúvida na quantidade de roupa para o enxoval agora…?
14 de fevereiro de 2013 @ 09:01
amei a dica do algodão molhado! viajei 4 dias usando lencinho e meu bebê ficou assado, tadinho. agora vou viajar 10 e estava preocupada… também vou experimentar higiapele!!! obrigadíssima
15 de fevereiro de 2013 @ 10:46
Boa sorte, Ro!
2 de junho de 2014 @ 15:17
ola meninas ….. vou ser mamae de primeira viagem e adorei as dicas… vou usa- las…….. estou gravida de 5 meses to em duvidas com relação ao enxoval, pois na ultrasson nao da pra ver o sexo do meu bebe tem uma dica para mim?
Como cuidar de um recém-nascido | Bebê Mamãe
2 de julho de 2015 @ 14:43
[…] 7 super dicas para as mães de primeira viagem na reportagem do nosso parceiro Roteiro Baby, clique aqui para […]
Como cuidar de um recém-nascido - Bebê Mamãe
23 de janeiro de 2016 @ 00:50
[…] 7 super dicas para as mães de primeira viagem na reportagem do nosso parceiro Roteiro Baby, clique aqui para […]