Semana Mundial da Amamentação
Semana Mundial da Amamentação
A partir de amanhã, 1º de agosto, até 7 de agosto, entidades de saúde, Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, Sociedades de Classe e ONGs defensoras do aleitamento materno celebram a Semana Mundial da Amamentação. Essas celebrações ocorrerão em 120 países e fazem parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
A OMS – Organização Mundial de Saúde – tem entre suas ações aquelas voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF, resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.
Aqui, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.
O tema deste ano é: “Compreendendo o passado – planejando o Futuro: Comemorando 10 anos da Estratégia Global OMS/UNICEF para Alimentação de Lactentes e Crianças na Primeira Infância”.
Brasília é referência mundial em amamentação: http://www.youtube.com/watch?v=6rVfyQ7IEjs
Aqui no DF a Secretaria de Saúde (SES-DF) irá mobilizar os profissionais de saúde para atividades locais nas Regionais de Saúde com um evento público dia 5 de agosto, às 9h, no estacionamento 12 do Parque da Cidade, próximo ao Parque Ana Lídia, para a divulgação do tema “Amamentar Hoje é Pensar no Futuro”.
Nós também apoiamos esta causa!
O selinho acima está na fanpage do Roteiro Baby para ser compartilhado no facebook!
‘A realidade é que a amamentação é fundamentalmente contato, conexão, braços, silêncio, intimidade, amor, doçura, repouso, permanência, sono, noite, solidão, fantasia, sensibilidade, olfato, corpo e intuição, ou seja, tudo é muito distante das receitas pediátricas e de todos os “deve ser” que pretendemos cumprir no papel de mães.’
Gutman, Laura. Livro: A revolução das mães: o desafio de nutrir aos nossos filho, pg 99-101
Tradução: DAQUI