Educação

Crianças aprendem princípios da física brincando no Bilingual Adventure da Casa Thomas Jefferson

Muitas pessoas já ouviram falar da proposta inovadora do Bilingual Adventure, o curso da Casa Thomas Jefferson que ensina inglês de uma maneira dinâmica e divertida, e que nossas meninas frequentam desde a abertura, em 2018 (veja mais AQUI).

Durante as aulas, os alunos cozinham, fazem jardinagem e constroem de robôs a maquetes – tudo em INGLÊS. A proposta é usar a curiosidade a favor do aprendizado. Um dos projetos do curso em que as crianças mais exercitam a criatividade, a curiosidade e o raciocínio é a Rube Goldberg Machine – RGM.

Mas que tipo de máquina é essa? Criada pelo engenheiro, cartunista e inventor americano Reuben Garrett Lucius Goldberg, as máquinas de Rube Goldberg, que utilizam reações em cadeia, são engenhocas complicadas e, ao mesmo tempo, curiosas e engraçadas. Além de perfeitas para desenvolver habilidades STEM (Science, Technology, Engineering and Math), elas ativam a curiosidade, que, por sua vez, desperta no cérebro a alegria de descobrir, aprender e brincar.

O objetivo da RGM é tornar uma tarefa simples, do dia-a-dia, uma tarefa complexa. A máquina opera segundo princípios da física, usando engrenagens e máquinas simples (máquinas que operam com um movimento único). Existem seis tipos de máquinas simples: o parafuso; a cunha; a alavanca; a roda e o eixo; o plano inclinado e a polia. Em geral, uma RGM é uma máquina composta, pois utiliza várias máquinas simples para executar a tarefa a que se propõe.

A educadora Denise De Felice, idealizadora do Bilingual Adventure e gerente da Casa Thomas Jefferson Lago Sul, conta que trabalha a construção da Rube Goldberg Machine em todas as turmas do curso, para alunos de 3 a 14 anos.

Segundo Denise, os meninos e meninas ficam encantados ao colocar a máquina para funcionar. “Uma das coisas que nosso cérebro ama é aprender, descobrir. Aprender brincando, com prazer, libera hormônios da felicidade como a endorfina, a oxitocina, a dopamina e a serotonina”, comenta a educadora.

Neste vídeo, é possível ver uma Rube Goldberg Machine funcionando:

O Bilingual Adventure está com as matrículas abertas. Mais informações pelo telefone (61) 3442-5630.

Sobre a Casa Thomas Jefferson – A Casa Thomas Jefferson é um Centro Binacional, sem fins lucrativos, fundado em 1963. Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, a escola se tornou uma das referências no ensino de língua inglesa em Brasília. Em mais de cinco décadas de atuação, a CTJ construiu sua tradição com o diferencial de unir educação e cultura para promover experiências singulares que impactam e transformam a vida das pessoas, criando oportunidades para evolução pessoal, social e profissional. Hoje são seis unidades por todo Distrito Federal, além de parcerias com escolas e a nova expansão em Uberlândia/MG.

Comente!