Educação

[ROTEIRO TEEN] Notas do ENEM valem em processos seletivos de universidades portuguesas

Você sabia que os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas?

Mais de 40 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo interinstitucional com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal.

Na lista completa das instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem estão as melhores universidades de Portugal: Coimbra, Lisboa, Porto, Aveiro, Madeira, Açores, Beira, Minho, Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lusófona do Porto, Portucalense e Maia.

Os Institutos Politécnicos que aceitam alunos pela nota do Enem em Portugal são: Leiria, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e do Ave, Coimbra, Guarda, Viseu, Santarém, Setúbal, Bragança, Castelo Branco, Maia, IesFafe, e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Confira no site das instituições acima as regras para concorrer às vagas em Portugal. O calendário de inscrições do é diferente do Brasil, pois lá o ano letivo só começa na metade do ano, e não no início, como é aqui.

Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

É possível saber a nota de corte no próprio site da instituição pretendida, mas atenção: assim como no Brasil, as notas de corte podem mudar todos os anos. Portanto, consulte sempre a relação válida para o ano letivo que pretende estudar em Portugal.

A instituição que mais atrai alunos brasileiros em direção a Portugal é a Universidade de Coimbra. A nota de corte mínima para estudar lá é de 600 pontos – mais baixa do que na maioria dos cursos da USP, UFRJ, UFRGS, UFC, UnB, UFG e UFMG, por exemplo! Já a Universidade do Algarve aceita alunos a partir de 475 pontos no Enem.

Os diplomas valem em toda a Comunidade Europeia e podem ser validados no Brasil também.

Escala de Classificação

Também é importante saber que a escala de classificação (notas) são diferentes no Brasil e em Portugal. A escala de classificação portuguesa é de 0 a 200 pontos, na grande parte dos casos, e a pontuação do Enem tem escala de 0 a 1.000 pontos.

Cursos e Nomenclaturas

É importante saber que se você quer fazer uma Graduação, em Portugal, chama-se Licenciatura. Mestrado é Mestrado mesmo, e quem pretende fazer um Doutorado, chama-se Doutoramento em Portugal. A nota do ENEM, obviamente, é válida apenas para acesso à Licenciatura.

Como é feita a conversão da Nota do ENEM para a Nota em Portugal?

Para ajudá-lo(a) neste importante fator, existe um passo a passo criado pelo site EduPortugal:

PASSO 1 – Calcule a Média Geral das suas notas no ENEM

C HUM = Ciências Humanas e suas Tecnologias
C NAT = Ciências da Natureza e suas Tecnologias
LING = Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
MAT = Matemática e suas Tecnologias
RED = Redação

A Média Geral das notas no ENEM é obtida através da seguinte fórmula:

(RED+MAT+C NAT+C HUM+LING) / 5 

PASSO 2 – Confirme os pesos das notas para a instituição e o curso ao qual deseja candidatar-se:

Como foi dito, as notas do ENEM têm pesos diferentes para cada curso e instituição. Primeiramente, você deve consultar a tabela de ponderação que está no Concurso de Acesso Especial pela Nota do ENEM, no site da instituição portuguesa, para encontrar os pesos das suas notas para o curso pretendido.

É importante informar que muitos cursos não utilizam todas as suas notas do ENEM, mas somente aquelas das matérias que se aproximam dos conteúdos exigidos no sistema educacional português.

Exemplo A:

Curso de Turismo e Hotelaria

Tabela de Ponderação = Redação: 50% + Ciências Humanas e suas Tecnologias: 50%

Fórmula da Nota = (RED*50 + C HUM*50)/100

Exemplo B:

Curso de Direito

Tabela de Ponderação =  Redação: 45% + Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45% + Média Geral do ENEM: 10%

Fórmula da Nota = (RED*45+C HUM*45+MG ENEM*10)/100

Passo 3 – Converta a nota para a escala de notas portuguesa:

Agora que você já conseguiu calcular a nota de acesso ao curso pretendido com a Nota do ENEM, precisará fazer a conversão para a escala de notas portuguesa, de 0 a 200 pontos.

A formula é simples:

Nota Final = Nota do Curso Escolhido * 200/1000

Observação: esta nota final significa se tem ou não os requisitos mínimos para candidatura, a fase de seleção dos candidatos acontece posteriormente.

E importante: a nota final faz com que o candidato esteja apto a ingressar em faculdades portuguesas, mas não é uma bolsa de estudos.

[Fontes: sites EduPortugal, INEP, Blog do Enem]

1 Comentário

  1. [ROTEIRO TEEN] Notas do ENEM valem em processos seletivos de universidades portuguesas | Baby Blogs Brasil

    13 de dezembro de 2019 at 01:35

    […] Na lista completa das instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem estão as melhores universidades de Portugal: Coimbra, Lisboa, Porto, Aveiro, Madeira, Açores, Beira, Minho, Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lusófona do Porto, … Ver artigo completo no Blog […]

Comente!