Para Mamães, Para Papais, PubliEditorial, Saúde

Nariz entupido em bebês – o que fazer?

É muito frequente, após o nascimento, os bebês apresentarem quadro de obstrução nasal ou, mais popularmente, de nariz entupido. Essa condição pode ser observada em qualquer época do ano, no entanto ocorre com mais frequência nas estações do outono e inverno, em função das típicas gripes e constipações.

Nos primeiros dias de vida a obstrução nasal pode ocorrer e, muitas vezes, vem acompanhada de espirros. Isso não implica, necessariamente, que o recém-nascido esteja constipado. Trata-se de uma reação natural do corpo, com a finalidade de eliminar as secreções brônquicas, persistentes desde o parto.

Após esse período, pode ser que a obstrução nasal permaneça. É comum aos pais tomar decisões por conta própria, seguindo conselhos de amigos ou familiares, ou buscando soluções na internet. Mas a melhor alternativa, sempre, é consultar um especialista, no caso o Otorrinolaringologista. Ele/ela é o/a profissional que consegue avaliar a obstrução nasal de seu bebê de todas as formas possíveis, considerando os canais que se comunicam diretamente com o nariz: o ouvido e a garganta.

O nariz entupido não é um problema grave, mas pode causar desconforto ao bebê, principalmente para dormir e para mamar, causando cansaço e recusa da mama para conseguir respirar. Além de tudo, é um problema que pode causar preocupação aos pais, que precisam de orientação e suporte para lidarem com essa situação de forma tranquila e com segurança.

Ao constatar que a obstrução nasal é acompanhada de febre, sonolência/irritabilidade, dor/irritação no ouvido, diminuição do apetite ou vômitos (com ou sem diarreia), a indicação é recorrer a um profissional de otorrinolaringologia, para que se faça uma avaliação da situação do bebê.

Se observar falta de ar ou dificuldade em respirar, leve o bebê diretamente a um hospital. Mas lembre-se: prevenir é sempre melhor do que remediar.

Consulte os especialistas da Otorrino DF, que são capacitados para diagnosticar qualquer condição respiratória associada à ocorrência de nariz entupido. A estrutura é preparada para receber os pais com seus filhos e seu quadro médico terá o maior prazer em atendê-los, através de consulta agendada ou pelo pronto-atendimento, indicado para as emergências.

A Otorrino DF atende a diversos convênios. Confira quais em https://www.otorrinodf.med.br/convenios

 

1 Comentário

  1. Nariz entupido em bebês – o que fazer? | Baby Blogs Brasil

    5 de novembro de 2019 at 09:29

    […] Após esse período, pode ser que a obstrução nasal … Ver artigo completo no Blog […]

Comente!