Programação Infantil em Brasília

Mundo Bambu 2ª Edição no CCBB-Brasília

Créditos: Divulgação/Reprodução. Evento Mundo Bambu no CCBB.

Na Semana da Criança, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília faz um convite especial: deixar de lado os aparelhos tecnológicos e entrar em contato com jogos e brincadeiras populares tradicionais que irão mexer com o imaginário de crianças e adultos! Essa é a proposta de MUNDO BAMBU, que chega à segunda edição em 2019. MUNDO BAMBU é um evento cultural que vai ocupar a área externa do CCBB Brasília, a partir de hoje, 9 de outubro, até o dia 13 de outubro. No local, será construído um Dome Geodésico, com estrutura sustentável de bambu, onde crianças e suas famílias poderão se conectar com a natureza e participar de espetáculos, oficinas, vivências e muitas brincadeiras. ENTRADA FRANCA!

PROGRAMAÇÃO

09/10/2019 – Quarta-Feira – Sessão Escola
PÚBLICO: Alunos de escolas da Rede Pública de Ensino Infantil do Distrito Federal
10h – Oficina Palhacitas Sustentáveis – Coleta Seletiva é o Bicho
11h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu
15h – Oficina Palhacitas Sustentáveis – Coleta Seletiva é o Bicho
16h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu

10/10/2019 – Quinta-Feira – Sessão Escola
PÚBLICO: Alunos de escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal
10h – Oficina de Confecção de Brinquedos – BrincAr
11h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu
15h – Oficina de perna-de-pau – BrincAr
16h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu

11/10/2019 – Sexta-Feira
PÚBLICO: Alunos de escola da Rede Pública do Distrito Federal/ Orfanatos
10h – Oficina de brincadeiras de Roda e de Rua da Pedagogia Griô – Casa Moringa
11h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu
15h – Oficina de brincadeiras de Roda e de Rua da Pedagogia Griô – Casa Moringa
16h – Interação e brincadeiras no Circuito Bambu

12/10/2019 – Sábado – Dia das Crianças
PÚBLICO: Crianças e público visitante
•10h – Vivência – Yoga para crianças: Participantes: 30 crianças com acompanhantes (pais e filhos, avós e netos, amigos e/ou demais familiares) | Duração: 50min | Atividade que, por meio de posturas, respiração e brincadeiras, faz com que todos possam compartilhar, de forma lúdica, o relaxamento e o bem-estar que o yoga proporciona. | Com Juliane Marie
•12h – Oficina de Capoeira: O canto do Berimbau – Grupo Cultural Matilha: Aula prática de capoeira angola com os fundamentos do jogo: a ginga e movimentos cadenciados, a musicalidade poética com ladainhas com o uso de instrumentos como berimbau, pandeiro, agogôs, reco-reco de bambu e tambor.
•15h30 – Espetáculo Cantante Brincar – Grupo Mandaçaia: Instrumentos musicais como a viola caipira, rabeca, triângulo, pandeiro, zabumba, entre outros, são usados para tocar as músicas compostas pela própria companhia brasiliense, ao lado de canções tradicionais e de domínio público. Com bonecos gigantes, boi bumbá, burrinhas e Jaraguá (do Reisado Nordestino), numa grande interação com público de todas as idades e faixas econômicas e sociais. O trabalho do grupo traz novas composições da arte popular brasileira com multiplicidade, genuinidade, brasilidade.
•17h – Espetáculo: Mande Mobá – Força Ancestral: Baseado em um conto Griot, Mande Mobá – Força Ancestral é um espetáculo sobre a cultura do Oeste Africano e, apresenta ao público, um pouco das músicas e danças tradicionais de países como Senegal, Guiné, Mali, Bukina Faso, Costa do Marfim, entre outros. O intuito do espetáculo é divulgar a beleza e a riqueza da cultura do Oeste Africano, um verdadeiro oásis da sabedoria que está disseminada na cultura popular e nos balés africanos, hoje praticados e conhecidos no mundo inteiro.
•18h – Espetáculo: O bê-á-bá do Berimbau – Grupo Cultural Matilha: As fantásticas e lendárias tradições do universo da Capoeira, em um singular espetáculo onde corpo e alma transcendem em performances artísticas, a partir de ritmos ancestrais. O universo histórico do espetáculo é baseado nas tradições de danças existentes na Capoeira, como Puxada de Rede, Maculelê, Dança do Fogo e suas formas de jogo e ritmos: Capoeira Angola, São Bento Grande da Regional e Iuna.

13/10/2019 – Domingo
PÚBLICO: Crianças e público visitante
•11h – Oficina de Malabares e Diabolos – Palhaço Peteleco: Participantes: 30 crianças com acompanhantes | Duração: 50 min | A atividade visa iniciar os participantes, por meio da história do malabarismo, em jogos e exercícios com a manipulação de bastões e diabolôs com a utilização de várias técnicas. A prática do malabarismo desenvolve a concentração, coordenação motora e autoestima. | Com Léo Siqueira
•15h – Espetáculo Mala Véia Novinha – Palhaço Peteleco: Espetáculo que conta as desventuras do palhaço Peteleco, um brincante que recebeu como herança de sua avó uma antiga mala vermelha e decide iniciar uma viagem na qual acredita estar prestes a encarar o seu maior público. Surpresas, risadas e diversão compõem sua jornada, na qual o palhaço interage livremente com a plateia e apresenta números de mágica, perna-de-pau, balão mania, além de exibir habilidades “malabarísticas” e tocar instrumentos como Kazu, zabumba e acordeom.
•16h – Espetáculo As Filhas de Oyá: Grupo percussivo de mulheres de Brasília, que desde 2016 experimenta a criação musical a partir das batidas tradicionais do Maracatu, Côco e Ijexá, trazendo um repertório que mescla canções da cultura popular e canções autorais. O coletivo saúda a força feminina ancestral, cantando e louvando as temáticas que tratam da liberdade e do poder revolucionário das mulheres contemporâneas, apoiadas respeitosamente na história de luta e resistência das mulheres do passado.
•17h – Espetáculo Vereda dos Mamulengos – Casa Moringa: Tradicional Teatro de Bonecos do Brasil que conta a história de uma família de agricultores dispostos a plantar sementes e alegria em agro florestas comunitárias em todos os lugares por onde passam. Porém, surpresas naturais e peripécias humanas acontecem. Entre brincadeiras e confusões cotidianas, Conceição e Benedito transformam desafios em aprendizados de vida. A trilha sonora ao vivo conduz bonecos e plateia a brincarem juntos, caminhando entre veredas e interiores do Brasil. O Mamulengo Brasileiro foi recentemente registrado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial.
•18h – Show Mestra Martinha do Coco e Banda – Coco de Roda, Ciranda: Show dançante onde Mestra Martinha e banda tocam e cantam ‘’Samba de Coco, Ciranda e Maracatu’, num trabalho autoral com expressões culturais ligadas à música, dança e brincadeiras populares com influências da cultura nordestina e afro-brasileira como samba de côco, maracatu e ciranda, ressignificadas com a incorporação de elementos culturais da vida no cerrado.

SERVIÇO
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: de 9 a 13 de outubro de 2019
Horário: de quarta a sexta-feira, das 10h às 16h | Sábado, das 10h às 18h | Domingo, das 11h às 18h
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE | ENTRADA FRANCA

1 Comentário

  1. Mundo Bambu 2ª Edição no CCBB-Brasília | Baby Blogs Brasil

    9 de outubro de 2019 at 01:28

    […] Na Semana da Criança, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília faz um convite especial: deixar de lado os aparelhos tecnológicos e entrar em contato com jogos e brincadeiras populares tradicionais que irão mexer com o imaginário de crianças e adultos! Essa é a proposta de MUNDO BAMBU, que chega à segunda edição em 2019. MUNDO BAMBU é um evento cultural que vai ocupar a área externa do CCBB Brasília, a partir de hoje, 9 de outubro, até o dia 13 de outubro. No local, será construído um Dome Geodésico, com estrutura sustentável de … Ver artigo completo no Blog […]

Comente!