Educação

Bilingual Experience Thomas Jefferson: onde criatividade e lúdico se unem

Oferecido pela Casa Thomas Jefferson, o Bilingual Adventure proporciona uma vivência divertida e sensorial da língua inglesa para crianças de 3 a 14 anos. Nossas meninas (Júlia e Bruna) são alunas desde o começo do programa, em 2018, e nós estamos muito satisfeitas!

Recentemente, falei ao jornal Correio Braziliense sobre meu contentamento com o Biligual Adventure, e sobre o progresso da Júlia, 8 anos. A comparação que faço é comigo mesma: eu gosto de dizer que sou “cria” da Thomas, onde aprendi inglês do zero, e estudei dos 10 aos 17 anos. Eu estudava de 14h às 16h, toda segunda, quarta e sexta. Ensino tradicional, com livro-texto e caderno. E como minha mãe só saía do trabalho às 18h, e eu até os 13 anos era muito pequena para pegar ônibus sozinha para voltar para casa, eu passava as minhas tardes no Resource Center da Thomas.

Aquele era um lugar mágico para mim! Na minha época, o acesso aos meus ídolos não era tão rápido como é hoje para a minha filha: hoje, basta seguir o Instagram que Júlia tem notícias diárias sobre seus ídolos internacionais, como os atores de Descendentes, e os cantores Ed Sheeran e Shawn Mendes. Mas na minha época, minha fonte de notícias sobre New Kids on the Block, Mariah Carey, Bon Jovi, Madonna, Prince, Sinead O’Connor (ah, os anos 90! Rs!) eram as revistas importadas da biblioteca da Thomas Jefferson! Eu passava as tardes esperando minha mãe e lendo as matérias das revistas com um dicionário do lado. E mesmo assim, com toda essa dedicação, eu demorei muito a conseguir entender sozinha uma música em inglês no rádio!

O que já foi diferente para a minha filha. Fiquei positivamente surpresa quando a vi cantando, direitinho e entendendo a letra, uma música do Ed Sheeran, apenas 1 ano após começar a estudar inglês.

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Foi graças ao inglês da Thomas Jefferson que eu, aos 16 anos, tive segurança de conversar em inglês com um menino americano que entrou de intercâmbio na minha sala. Até ele aprender a se virar em português, eu por muito tempo fui sua intérprete. E foi nesse momento que decidi o vestibular que iria fazer: Letras-Tradução. Essa experiência com ele me fez pensar: “Acho que quero fazer isso (traduzir) para sempre!” E decidi me tornar tradutora, profissão na qual me estabeleci.

Por isso, nunca tive dúvidas quando chegou o momento de escolher onde a Júlia estudaria inglês!

No Bilingual Adventure, falar inglês é apenas um dos benefícios. Esqueça aquela visão do curso de inglês tradicional, com salas padronizadas, tarefas no quadro-negro e pouco espaço para a criatividade. O Bilingual Adventure é bem mais eficaz e dinâmico, com o processo de aprendizagem se iniciando a partir da curiosidade do aluno, que aventura-se em experiências lúdicas voltadas para o desenvolvimento integral de habilidades por meio dos quatro pilares básicos da sociedade contemporânea, os chamados 4Cs: pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade. Nesse formato, o estudante tem seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é constantemente desafiado, tudo isso sustentado pelo IPC – International Primary Curriculum –, currículo britânico presente em mais de 90 países e 1,8 mil escolas, unindo experiência personalizada com ensino multidisciplinar.

Ofertado primeiramente na Casa Thomas Jefferson do Lago Sul , o curso este ano chegou à unidade Sudoeste e, em breve, estará também na Asa Norte. No Bilingual Adventure, a estrutura da escola é modificada e adaptada para tornar possível a implantação desse modelo de ensino. O ambiente amplo abriga o Maker Space, o Gourmet Space, o Gardening Space, o Reading Space e o Drama Space.

A gerente da Casa Thomas Jefferson do Lago Sul, Denise De Felice, conta que a escolha da plataforma IPC teve início a partir de sua área de pesquisa, a neurociência. “Comecei a pesquisar como o cérebro aprende, para me tornar uma melhor professora e treinar minha equipe. Então, vi que a educação tradicional estava muito distante do cérebro”, afirma ela.

Na metodologia ativa, o aprendiz constrói a aprendizagem. É estimulado ao pensamento crítico e a resolver problemas por meio da lógica, da criatividade. É um processo que chamamos de pensamento profundo. Em um contexto de metodologia ativa, a mente, o coração e as mãos do aprendiz estão ativos, engajados, e ele realmente forma conexões no cérebro que facilitam a aprendizagem”, detalha Denise.

Denise De Felice, gerente da Casa Thomas Jefferson do Lago Sul. (foto: Nina Quintana)

Em um curso regular de inglês, é definido o que será estudado em cada aula sobre gramática, vocabulário, compreensão oral, etc. No programa bilíngue, o aluno aprende conteúdos variados, como o corpo humano, educação financeira ou astronomia, e a gramática é ensinada na medida em que as crianças necessitam da língua para a comunicação e o desenvolvimento de projetos. Esse aprendizado mais orgânico, focado em conteúdo e vocabulário, facilita a inserção dos alunos em ambientes escolares e sociais do exterior.

E, na plataforma IPC, as atividades realizadas pelos alunos se baseiam no currículo nacional da Inglaterra, complementando o que não existe no Brasil. “Uma característica importante do programa é que ele se propõe a desenvolver habilidades voltadas para o século 21. A maioria das crianças que estão hoje em idade escolar vão atuar em profissões que ainda nem existem no mercado de trabalho”, aponta Denise. No local das aulas do Bilingual Adventure, eles têm à disposição ferramentas e equipamentos, como uma impressora 3D, a fim de buscarem soluções para problemas reais, desenvolvendo a competência criativa e ganhando confiança no uso de tecnologias e metodologias contemporâneas.

A ideia do novo espaço de aprendizagem começou a surgir em 2015. E, no processo de construção do ambiente, casou-se perfeitamente com uma demanda crescente dos pais de Brasília por escolas bilíngues. “Aproveitamos uma necessidade de mercado. Há muitos pais que gostam da escola regular onde o filho estuda, não querem mudar. E, aqui, o aluno termina o curso completamente bilíngue”, afirma Denise.

Reproduzo abaixo a matéria do Correio Braziliense com as minhas impressões:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/parceiros/thomasjefferson/2019/07/31/noticia-publicidade-thomasjefferson,774770/onde-a-criatividade-e-o-ludico-se-unem-na-experiencia-bilingue.shtml

Todas as atividades das crianças na Casa Thomas Jefferson podem ser acompanhadas pelos pais pelo aplicativo Seesaw, alimentado pelos próprios alunos com conteúdos em foto, vídeo ou áudio sobre as atividades que eles desenvolvem no Bilingual Adventure. Por meio de seu Smartphone, a tradutora Mariane Oliveira, 41 anos, fica admirada com a evolução da filha Júlia, 8.

Júlia Oliveira (foto: Arquivo pessoal)

De repente, tive essa experiência da Júlia aparecer lá em casa falando inglês em contextos nos quais eu nunca esperaria”, relata a mãe. Como exemplos, a tradutora conta que a filha já canta músicas de seus artistas favoritos em inglês. “Fomos ao show do Ed Sheeran e ela entendeu tudo, inclusive quando ele falou que seria o aniversário dele”, admira-se.

Júlia Oliveira (foto: Arquivo pessoal)

Mariane lembra que Júlia entrou há um ano e meio no Bilingual Adventure, antes mesmo de ser alfabetizada em português, e não teve dificuldades para acompanhar o ensino do inglês. “Ela aprendeu a escrever e a ler paralelamente na escola regular e na Thomas Jefferson”, destaca a tradutora, que, mesmo morando distante, faz questão de que a filha estude na Bilingual Adventure. “Além da qualidade do ensino, tem todo o cuidado da Thomas Jefferson com as crianças. Eu me sinto muito acolhida aqui”, finaliza.

No Bilingual Adventure, as matrículas estão abertas o ano todo! Horários das turmas:

Segundas e quartas ou terças e quintas (6h semanais)
Das 8h30 às 11h45 ou das 14h30 às 17h45
Segundas, quartas e sextas ou terças, quintas e sextas (9h semanais)
Das 8h30 às 11h45 ou das 14h30 às 17h45
Sábados (3h/semana)
Das 9h às 12h15

Contato:
Unidade Lago Sul: 3442-5630
Unidade Sudoeste: 3442-5701

1 Comentário

  1. Bilingual Experience Thomas Jefferson: onde criatividade e lúdico se unem | Baby Blogs Brasil

    7 de agosto de 2019 at 12:33

    […] Recentemente, falei ao jornal Correio Braziliense sobre meu contentamento com o Biligual Adventure, e sobre o progresso da Júlia, 8 anos. A comparação que faço é comigo mesma: eu gosto de dizer que sou “cria” da Thomas, onde aprendi inglês do zero, e estudei dos 10 aos 17 anos. Eu estudava de 14h às … Ver artigo completo no Blog […]

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