Férias, Programação Infantil em Brasília

Os Saltimbancos nas férias do CCBB

“Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
Fossem somente crianças…”

O clássico musical Os Saltimbancos ganha nova montagem em celebração aos 80 anos do dramaturgo “uruguaio-candango” Hugo Rodas (mestre do teatro corporal, Rodas é tido como um dos diretores mais criativos que o país já teve), dos 42 anos da primeira montagem da peça pelo extinto Grupo Pitú (referência na história das Artes Cênicas de Brasília, entre os anos 70 e 80), e os 10 anos do ATA, Agrupação Teatral Amacaca, atualmente dirigido por Hugo Rodas. A peça é marcante na carreira do diretor, tendo lhe rendido o Prêmio do Serviço Nacional do Teatro em 1977.

O estrangeiro que se apaixonou pelas mil possibilidades da nova capital do país segue inquieto e inspirado. Dirigindo um grupo de jovens atores que interpreta, dança, canta e toca, eles apresentam, de 11 de julho a 4 de agosto de 2019, a mesma história do texto adaptado por Chico Buarque: um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que decidem fugir de suas casas e se juntam para formar uma banda musical. Nessa perspectiva, a montagem de teor atemporal trata de humanidades como união, fraternidade, empatia, sonhos e perseverança. Tudo isso, guiado por um fio condutor: o desejo de um mundo melhor e mais justo!

O repertório musical conta com os clássicos da obra, como “Bicharada”, “História de uma Gata”, “O Jumento”, “Um dia de cão”. “A Cidade Ideal” (a música que citei na abertura do post, e que na minha opinião, é a mais linda da peça!), e “Guerreiros da Alegria : Hino da Amacaca”.

De muito diferente nesta montagem, eu e Júlia apenas notamos a falta de caracterização dos atores como os bichos. Desta vez, eles se apresentam vestidos com um uniforme que lembra um time de futebol. Mas isso não faz a menor diferença: é todo mundo tão talentoso, as músicas são tão marcantes e familiares, que assistir à peça ontem (10/07/19) na pré-estreia foi um deleite!
⇒Dica do Roteiro Baby: destaque para os atores que fazem o Jumento e a Galinha (a voz dessa atriz é maravilhosa!)

O espetáculo está lindo, e é recomendado para todas as idades!

Data e hora: 11/07 a 04/08/2019, de quinta a domingo, sempre às 16h
Duração: 50 minutos
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Setor Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada e clientes do Banco do Brasil), à venda na bilheteria do CCBB e no site Eventim pelo link: http://bit.ly/2JeLuBf
Classificação indicativa livre

Comente!