Programação Infantil em Brasília

Espetáculo O Violinista Mosca Morta no Teatro do Brasília Shopping

O novo espetáculo infantil da Cia Burlesca traz à cena o palhaço Seu Cocó, interpretado por Pedro Caroca sob a direção de Mafá Nogueira. No seu primeiro concerto de violino, Seu Cocó é surpreendido pela presença indesejada de uma mosca, que atrapalha o número musical tão planejado e cuidadosamente preparado para o público.

Além do inoportuno inseto, as características pessoais de Seu Cocó não contribuem para o sucesso de seu solo. Sua personalidade dificulta ainda mais a execução de seu trabalho, durante todo o espetáculo.

Em O Violonista Mosca Morta, o palhaço-músico se esforça ao máximo para deixar tudo perfeito para sua apresentação, no entanto seu mau jeito em manipular os elementos de seu ofício também colabora para o contrário do esperado. Trava-se então uma luta entre o palhaço, a mosca e sua personalidade, do começo ao fim. E mesmo abalado, ele não desiste e segue até o último compasso, a última nota, o último zumbido.

Além de zombar de si mesmo, o ator brinca com a figura do músico concertista, tipicamente sério, virtuoso e concentrado. Aqui a postura, a afinação, a elegância e a erudição dos grandes violinistas são satirizadas para expor a fragilidade do instrumentista.

A escolha pela palhaçaria, do teatro físico e de uma dramaturgia sem palavras como linguagem cênica, se fez também para ampliar o alcance de público, possibilitando a fruição por diferentes tipos de audiências, independente da língua, da cognição e da condição auditiva.

LISTAGEM DE MÚSICAS

Se essa rua fosse minha – Autor desconhecido – Canção popular (0’55”)
A velha a fiar – Autor desconhecido – Canção popular (0’15”)
Marcha Fúnebre – Frédéric Chopin – Música clássica (0’16”)

Obs.: Todas de domínio público.

Serviço:

Dias 08 e 15 de junho (sábados), às 11h
Local: Teatro do Brasília Shopping
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para estudantes, idosos, professores e artistas)
Classificação: Livre
Duração: 30 minutos

Comente!