Organização, Para a família, Para Crianças

Jornada Online Gratuita do Programa Criando Filhos Prósperos

Jornada Online Gratuita do Programa Criando Filhos Prósperos

Jornada Online Gratuita do Programa Criando Filhos Prósperos

Desde 2017, eu estou firme no propósito de aprender a lidar com dinheiro! Eu estou prestes a fazer 41 anos, e sempre fui uma pessoa perdulária, que nunca gastou dinheiro de forma consciente. Mas agora eu tenho uma filha, e preciso aprender a me organizar financeiramente para poder ensiná-la a não ser gastadora como eu, a se organizar e ter metas.

Em 2018, eu recebi uma dessas correntes de WhatsApp ensinando a poupar dinheiro de acordo com as semanas do ano, e fiz para a Júlia:

View this post on Instagram

Eu sou uma pessoa perdulária, confesso. E isso não é nada legal. Não quero que minha filha tenha este comportamento, e este ano, como ela vai ter aulas de educação financeira na escola, resolvi conjugar com esse desafio de Internet. São 52 semanas poupando. A cada semana do ano, você poupa o valor correspondente à semana (deslizar a foto para ver). Júlia não recebe mesada. O dinheirinho que ela tem é dado por mim, meu marido, avós, tios e tias, moedinhas de trocos recebidos na rua. Quero passar a dar mesada pra ensinar a poupar e planejar (até porque na última semana do ano ela terá que guardar R$52…), mas estou perdida: apenas dou a mesada ou condiciono o recebimento dela a alguma tarefa? Como vocês fazem? Aceito dicas! • A caixa onde vamos guardar o dinheiro do desafio foi feita com caixa de sapato que eu encapei com papel e anotei os números de cada semana do ano. A cada semana que passa, pintamos o número para controle. #educacaofinanceira #educacaofinanceirainfantil

A post shared by RoteiroBaby® | Brasília-DF (@roteirobaby) on

Como expliquei em outro post no Instagram @roteirobaby, quebramos o cofrinho antes do fim do ano, porque ela decidiu me acompanhar ao show do Ed Sheeran, e como tinha dinheiro, pagou pelo ingresso dela.

Em 2019, continuaremos com o cofrinho:

View this post on Instagram

Olha só quem vai juntar dinheiro este ano de novo? Ano passado fizemos este exercício de educação financeira com a Júlia e foi SUCESSO! . Expliquei em post de novembro que quebramos o cofrinho antes do fim de 2018 porque ela decidiu ir ao show do Ed Sheeran conosco (será em fevereiro agora), e como tinha dinheiro no cofre, pagou pelo próprio ingresso. Este ano, a nova meta é economizar para o show do Shawn Mendes em novembro! 😉 . Este é um desafio de Internet. São 52 semanas poupando. A cada semana do ano, você poupa o valor correspondente à semana (deslizar a foto para ver a tabela de quanto poupar a cada semana). . Este ano Júlia receberá mesada. O dinheiro do cofre será majoritariamente depositado por mim e meu marido, mas também vamos ensiná-la a poupar da mesada dela. (Para uma dica muito legal de como dar mesada para as crianças, vejam o vídeo da @estelampereira, no nosso destaque “Blog Amigo”). . #educacaofinanceira #educacaofinanceirainfantil

A post shared by RoteiroBaby® | Brasília-DF (@roteirobaby) on

Este cofrinho ganhou um aporte bem bacana ontem, resultado do trabalho dela, na Feira Suco de Limão, que aconteceu no domingo passado, 03/02/2019. A Suco de Limão é uma feirinha de crianças empreendedoras realizada somente durante os períodos de férias escolares, onde as crianças são as responsáveis pelas suas próprias invenções/criações, e com isso terão a oportunidade de usar o tempo livre das férias para produzir insumos como artesanatos, pinturas, ou se aventurar na cozinha e também fazer os enfeites de sua própria barraquinha.

Júlia e a filha da minha melhor amiga venderam brigadeiros de copinho. Eu e minha amiga compramos tudo que precisava, e elas fizeram tudo: os brigadeiros, a decoração da barraquinha delas. Mas nós explicamos que, do lucro que elas tivessem, iríamos tirar a parte que nós “investimos” no “negócio”. A receita (que pegamos na Internet) deu 35 brigadeiros no total, e as meninas conseguiram vender todos! Pagaram nosso investimento, e dividiram os lucros – a parte da Júlia foi direto pro cofrinho!

Bom, tudo isso para dizer que se você, como eu, está nessa pegada de conscientização financeira para crianças, vem aí a Jornada Online Gratuita do Programa Criando Filhos Prósperos, com as Educadores Financeiras Lu Santos e Lúcia Stradiotti  (a Lúcia foi a minha coach financeira ano passado, foi ela que me ajudou a tomar a consciência de que a forma errada com que eu lidava com dinheiro tinha origem na infância, quando não tive nenhuma educação financeira).

O grande desafio é que poucas pessoas sabem a maneira correta de educar financeiramente as crianças. Muitos pais acreditam que somente dar mesada é educar financeiramente ou, na verdade, nunca pensaram sobre esse tema e nem imaginam o impacto que estão causando na vida dos seus filhos quando não falam sobre dinheiro, ou quando dinheiro é um tabu em suas casas.

A maneira que os pais e educadores lidam com dinheiro vai influenciar diretamente no futuro financeiro da criança porque ela aprende muito mais pelo exemplo do que pela teoria”, afirma Lúcia Stradiotti.

Para ajudar os pais e educadores nesse tema tão desafiador, as educadoras financeiras criaram a JORNADA CRIANDO FILHOS PRÓSPEROS, que acontecerá entre os dias 11 e 18 Fevereiro. Os conteúdos são totalmente gratuitos e serão disponibilizados online, através de e-mail e lista de transmissão no WhatsApp. Para participar basta se inscrever em criandofilhosprosperos.com.

Durante a jornada, diversos conteúdos em áudio e pdf serão enviados diariamente para os inscritos, com o intuito de gerar reflexões e trazer mais conhecimento sobre o tema. Dentre os assuntos, as idealizadoras da jornada levarão a pessoa a perceber sua relação com o dinheiro, fazer um diagnóstico da situação atual, se conscientizar da importância da educação financeira na infância, além, é claro, de dicas do que fazer na prática.

O intuito desse evento, que é parte de um projeto maior de Educação Financeira na Infância, é difundir esse tema tão importante, e conscientizar pais e educadores de que a educação financeira ainda na infância é a base para um futuro mais próspero, tranquilo e financeiramente saudável.

Comente!