Natal

Iluminação de Natal em Brasília 2018

Iluminação de Natal em Brasília 2018

Iluminação de Natal na Esplanada dos Ministérios, em Brasília — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Iluminação de Natal em Brasília 2018

A partir de 14 de dezembro de 2018, os pontos turísticos de Brasília receberão iluminação especial para as celebrações de Natal, com o projeto Natal Cidade Design. Segundo o governo do Distrito Federal, oito monumentos serão enfeitados. A decoração ficará disponível até o dia 25 de dezembro.

A instalação é uma parceria entre a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer e o Instituto Terceiro Setor.

Além das tradicionais luzes, haverá interações de vídeos 2D e 3D em três prédios: na Biblioteca Nacional, no Teatro Nacional Claudio Santoro e na escultura Meteoro, de Bruno Giorgi, no Palácio do Itamaraty.

Essas projeções mapeadas terão duração de 10 minutos e ocorrerão a cada meia hora, das 19h às 23h.

Os demais locais – Esplanada dos Ministérios, Museu Nacional, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Congresso Nacional e Torre de TV – vão ganhar iluminação contínua de LED. As luzes deverão ficar acesas das 18h30 às 5h. O objetivo é que a arquitetura de Brasília tenha destaque durante todo o período noturno.

No projeto Natal Cidade Design, utilizando técnicas inovadoras e recentemente desenvolvidas – iluminação contínua em LED, videomapping e projeção 3D – o objetivo é criar uma atmosfera natalina que, preservando a identidade dos seus símbolos mais reconhecidos, como a celebração religiosa aliada a luzes, canções natalinas, árvores de Natal e passeios pela cidade com toda a família para observar a decoração típica da data, traga também o que Brasília tem de distinto e único:  sua arquitetura moderna, que inspira criações também modernas. O projeto visa também reforçar o título de cidade criativa do design. O reconhecimento foi dado à Brasília, em 2017, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A capital é uma das 64 escolhidas — entre 44 países — em sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, design, filme, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

 

DICA: JÁ CONHECE A FAMOSA CARTA DO PAPAI NOEL?

A loja virtual www.cartinhas.com.br envia este presente criativo de Natal desde 2014. Clique AQUI e conheça! 

2 Comentários

  1. Iluminação de Natal em Brasília 2018 | Baby Blogs Brasil

    6 de dezembro de 2018 at 01:27

    […] Além das tradicionais luzes, haverá interações de vídeos 2D e 3D em três prédios: na Biblioteca Nacional, no Teatro … Ver artigo completo no Blog […]

  2. Daniel Abreu Celso de Souza

    16 de dezembro de 2018 at 18:19

    Concordo com quem achou um fracasso essa decoração de Natal desse ano de 2018, esta decoração está super, hiper e mega apagada, e com isso o turismo famoso de final de ano de Brasília DF Capital do Brasil está indo para o ralo a baixo!!! Sem dúvida nenhuma a tradicional decoração de Natal de Brasília ficou só na saudade, das entradas de Brasília principalmente a Sul, a gente via a bela Árvore de Natal da Tradicional Torre de TV, era cor de ouro fora as cascatas douradas dos Ministérios e o belo cometa dourado do Congresso Nacional que saía a sua cauda dos dois prédios em direção a cúpula da Câmara dos Deputados, hoje em dia só vejo isso nos cartões postais que tenho e nas fotos deles que publiquei nas redes sociais, quantas saudades!!! Brasília DF era conhecida como a “CAPITAL BRASILEIRA DO NATAL”, Foi a bela Árvore de Natal da Tradicional Torre de TV que impulsionou os prefeitos das outras capitais dos estados do Brasil a fazerem suas belas Árvores de Natal, e agora Brasília ficou sem nada de Natal, era a hora do Rodrigo Rollemberg se despedir do governo do Distrito Federal com a volta da tradicional decoração de Natal e não fazer essa droga que no dia da inauguração já queimou um pedaço do contorno da Torre, fora inaugurar em cima do Natal, mostra como ele governou Brasília em termos de turismo, não fez nada, até o belo Teatro Nacional Maestro Cláudio Santoro está abandonado, não temos um local para apresentação da Cultura na Capital do Brasil a querida Brasília-DF, pois o teatro virou abrigo de mendigos que moram ao redor nas entradas, isso é uma vergonha, menos peças de teatro menos turismo Cultural, e o povo pagando tudo mais caro, porque viver hoje em Brasília e ter uma vida social é só para ricos, porque o custo de vida em Brasília triplicou!!! Eu acreditei no Rodrigo Rollemberg, e sei que ele pegou uma Brasília quase falida pelo desastroso governo do PT com o Agnelo Queiroz, mas sei também que o que foi gasto nessa droga de decoração de Natal, dava para voltar com a tradicional e majestosa decoração cor de ouro e chamativa que era conhecida no Brasil todo e fora do Brasil!!!
    Completando a minha indignação, eu vi uma Brasília famosa nos anos 70 e 80 e lindíssima nos finais de ano com sua bela Árvore de Natal da Torre e a decoração da Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional, eu vi uma Brasília começando a ter uma SAÚDE RESPEITADA com os FAMOSOS HOSPITAIS COMO OS HOSPITAIS O DE BASE E O SARAH KUBITSCHEK, e hoje em dia a saúde faliu e o HOSPITAL DE BASE TEVE QUE VIRAR UMA INSTITUIÇÃO PARA NÃO FALIR DE VEZ, fora outros que são um verdadeiro nojo como o HRAN HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE, QUE TEM UM LIXO DE PRONTO SOCORRO, DA NOJO ENTRAR, PARECE UM HOSPITAL DE UMA CIDADE DO INTERIOR ABANDONADA E NÃO DA CAPITAL DO BRASIL!!! A pessoa chega no Pronto Socorro do HRAN e de um lado faz a ficha e tem a pré consulta, em um local imundo e depois tem que sair por fora para outro local mais imundo ainda, além de ser perigoso principalmente a noite, porque tem os mendigos dormindo em volta, fora não ter médicos suficiente e os poucos que tem além de atender no PS fazem cirurgias, e aí demora para atender a fila enorme de pacientes, os médicos preferem ir para a saúde privada do que atender nos imundos PS públicos de Brasília, não foi essa Brasília abandonada que o SAUDOSO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK PROJETOU, achei que ao menos no final do seu governo o Rodrigo Rollemberg ia fazer uma bela decoração de Natal para alegrar os moradores de Brasília DF a querida Capital Brasileira e para que os turistas a visitassem, mas não fez nada e gastou mais do que devia para apresentar esse lixo escuro sem vida de decoração de Natal 2018 de Brasília DF a Capital Brasileira, já ficou apagada em 2017 e era melhorzinha, esse ano nem cara de Natal Brasília tem, nem uma árvore de natal temos e os Ministérios e Congresso todo apagado sem brilho de luzes de Natal cor de ouro, é o fim da picada!!! Esperamos que o novo governante, Ibaneis Rocha, faça um governo de gente para a sua cidade natal Brasília DF Capital Brasileira, não deixe o turismo esquecido, principalmente nos finais de ano e mais importantes não deixe a saúde pública abandonada como está, a segurança e a Cultura e educação que são à base de tudo na vida de um ser humano!!!

Comente!