Alimentação, Saúde

Super dicas de alimentação para lactantes

Super dicas de alimentação para lactantes

Super dicas de alimentação para lactantes

Com base na literatura científica mais atual do mundo, a Dra. Lara Garcia, nutricionista em Brasília, tem super dicas de alimentação para lactantes.

A restrição do  consumo de caseína,  que é a proteína do leite de vaca,  é indicada para evitar cólicas no bebê. Evite: manteiga, sorvete, leite, requeijão,  queijo, e  iogurtes.

Devido a essa restrição alimentar, a suplementação de cálcio nesta fase pela mãe  é fundamental. Converse com seu nutricionista a este respeito.

Evite o consumo de cafeína (chocolate, chá preto, mate, coca-cola).

Algumas crianças podem reter a cafeína no organismo manifestando sintomas como agitação e dificuldade para dormir.

A cafeína pode ainda comprometer a absorção materna do mineral ferro reduzindo assim o teor de ferro no leite materno.

Nesse contexto, uma boa opção é consumir o café descafeinado.

Alimentos ricos em enxofre podem aumentar a fermentação intestinal infantil aumentando a produção de gases.

Nesse caso evite o consumo excessivo de alimentos ricos em enxofre como: feijão, pepino, rabanete, repolho, folhas verdes escuras, castanhas em geral, brócolis, couve flor, grão de bico, lentilha, melancia, milho, repolho, e soja.

Se você adora chocolate, mas ao mesmo tempo não quer arriscar  que  seu bebê tenha cólica, substitua o chocolate pela alfarroba (chocolate vegetal isento de cafeína e leite).

Ele é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

Faça uso regular de alimentos ricos em ácido graxo ômega–3 (semente de linhaça e peixes) ou suplemente este nutriente.

O teor de ômega-3 no cérebro de um bebê triplica durante os três primeiros meses de vida sendo fundamental para o crescimento cerebral e o desenvolvimento pleno da visão (retina).

Evite consumir os temperos a que o bebê pareça sensível.

Pesquisas mostram que alguns bebês rejeitam o sabor do leite materno depois que as mães utilizam temperos e condimentos de sabor marcante como pimenta, curry, açafrão e shoyo.

Não use laxantes para regularizar sua função intestinal caso fique constipada, alguns medicamentos podem exercer efeito laxativo sobre o bebê!

Para garantir um bom funcionamento intestinal aumente o consumo de fibras e beba muita água.

Evite bebidas alcóolicas.

O consumo frequente de álcool pode deprimir o sistema nervoso da criança desacelerando seu desenvolvimento motor.

Se for tomar um drinque, tome-o logo depois de oferecer o peito e procure não amamentar pelas próximas duas horas.

O consumo excessivo de carne vermelha e frutas ácidas pode piorar o refluxo fisiológico  do seu bebê.

Portanto, priorize peixes, frango e consuma frutas com menor acidez como  banana, mamão, pêra, maça, abacate e  manga.

 

Para acessar todos os excelentes posts já escritos pela Dra. Lara Garcia sobre nutrição para gestante, mães em pós parto e crianças, clique AQUI!

SUPER DICA:

Recentemente, a Dra. Lara Garcia trouxe para Brasília o melhor (mesmo!!!) tratamento para redução de gordura abdominial do mundo (o único com resultados comprovados, gente!).

Além da eficácia garantida, o mais bacana deste tratamento é que ele é indolor e pode ser feito por mães no pós parto, inclusive se estiverem amamentando!

Para saber mais sobre o NARL em Brasília, clique AQUI!

SERVIÇO:

DRA. LARA GARCIA | CRN 3373/1

Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos da Obesidade (Lisboa/Portugal), Pós graduada em Nutrição Ortomolecular, Pós graduada em Obesidade e Emagrecimento, Pós graduada em Nutrição Materno Infantil

NUTRICIONISTA EM BRASÍLIA

WWW.LARAGARCIA.COM.BR

Instagram: @laragarcia.nutricionista

(61) 3366-1821 e 98568-1000

Resgate sua autoestima investindo em você!

1 Comentário

  1. Super dicas de alimentação para lactantes | Baby Blogs Brasil

    16 de setembro de 2018 at 15:34

    […] Algumas crianças podem reter a cafeína no organismo … Ver artigo completo no Blog […]

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