Brasília Brinquedo de Ler

Brasília Brinquedo de Ler

Você sabia que o projeto de Brasília, frequentemente comparado a um avião, foi na verdade inspirado em uma borboleta? Uma homenagem de Lúcio Costa a sua esposa Julieta Guimarães, a quem o urbanista chamava carinhosamente de Leleta.

Ao refletir sobre esta relação pessoal que se estendeu ao espaço, a diretora Ana Flávia Garcia provocou o multiartista Gabriel Guirá a pensar na fusão entre dramaturgia e design, considerando as perspectivas poéticas da criação de Brasília e suas estéticas urbanísticas e arquitetônicas, e então surgiu o Brasília Brinquedo de Ler, um projeto multidisciplinar para a primeira infância (3 a 6 anos) que aborda Brasília através do olhar imaginativo do brincar. A proposta ocupará o gramado do Panteão da Pátria (Centro Cultural 3 Poderes) em todos os sábados de 28 de abril a 2 de junho, em duas sessões, sempre às 15h e às 17h, com entrada franca.

Brasília Brinquedo de Ler considera também a relação entre a infância e a noção de território e é composto pela apresentação de um espetáculo imaginopoético seguido da interação do público com os brinquedos utilizados em cena, e une a estética e poética da cidade às linguagens do teatro, da contação de história e do design gráfico. Os brincantes Leleta e Lucito (os atores Ana Clara Vale e Gabriel Guirá), personagens baseados metaforicamente em Lúcio Costa e sua esposa Julieta, convidam o público a projetar, construir e ocupar livremente uma cidade poética no território dos sonhos.

Brasília Brinquedo de Ler se apresenta em dois momentos: primeiro a apresentação do espetáculo e em seguida a interação, na qual ocorrerá a livre experimentação das crianças com os brinquedos criados por Gabriel Guirá.

Esses brinquedos são originados de ilustrações e dobraduras cujo design remete à estética de Brasília.

Este é um projeto em que a identidade territorial, a poética infantil e o brincar livre surgem como os verdadeiros três poderes. Um espetáculo no qual convidamos o público a projetar, construir e ocupar livremente uma cidade inteira no território dos sonhos,” destaca Gabriel Guirá.

• SERVIÇO •

De 28 de abril a 02 de junho (todos os sábados), com duas sessões: uma às 15h e outra às 17h
Local: Gramado do Panteão da Pátria (Centro Cultural 3 Poderes – Praça dos Três Poderes)
Entrada Franca!

O público é ilimitado, em quantidade e idade, mas para a interação com os brinquedos cada sessão comporta no máximo 15 crianças (3 a 6 anos), mediante agendamento prévio por e-mail: brinquedodeler@gmail.com ou pelo WhatsApp: 9997-5969.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!