8.º Fórum Mundial da Água

8.º Fórum Mundial da Água

No dia 18 de março, começa em Brasília o 8.º Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema.

O evento inclui a Vila Cidadã (foto acima), localizada no Estádio Nacional Mané Garrincha, com 10 mil metros quadrados e extenso repertório de atividades culturais, interativas, sensoriais e educativas, com o objetivo de ampliar a consciência do público. A Vila Cidadã é acessível para todas as idades.

Exposição fotográfica, mostra de filmes, apresentação de soluções de boas práticas do uso de água pelo mundo, instalações multimídia, simulador de realidade virtual, oficina de design thinking para crianças, contação de histórias e mesa de debate sobre a água na mídia (mediada pela jornalista Sônia Bridi) fazem parte da programação.

Serão quatro dias de visitas, de 19 a 22 de março. O 8º Fórum Mundial da Água estará aberto à participação de toda a sociedade, e a Vila Cidadã será um espaço de descontração, educação, integração e intercâmbio de informações sobre a água como elemento vital ao ser humano.

Para o consultor ambiental do Sinepe/DF, o engenheiro Filipy Andrade, trata-se de uma oportunidade única para as crianças e adolescentes da capital. “É a primeira vez que o fórum ocorre na América do Sul, trazendo diversos debates e soluções inovadoras. A presença dos mais jovens é essencial não só para conscientizá-los sobre o melhor uso da água, mas para instiga-los a usar suas habilidades e conhecimentos em busca de um futuro mais sustentável“, argumenta.

Na entrada imersiva para dar as boas-vindas, os visitantes iniciarão sua jornada pela Vila Cidadã com dados e informações de todo o espaço para se orientarem em como poderão fazer a sua visita.

Unir os temas água e meio ambiente e relacioná-los ao cotidiano das pessoas é a ideia do espaço Green Nation, que terá caráter educativo e interativo e contará com cenários imersivos, voltados para visitantes de todas as idades.

O Espaço Brasília contará com ampla programação de atividades para apresentar a capital do país.

Além da programação intensa na vila, o Processo Cidadão também tem atividades dentro do Centro de Convenções Ulysses Guimarães:

Arduino Flamingo da Seca – Nesta oficina Maker, será criado o Flamingo da Seca, sensor de umidade a partir do uso de Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única). Cada participante sairá com seu sensor para vasos ou pequenos jardins, que indicará quando as plantas precisam ser aguadas, otimizando o consumo.

Data: 18/03 | Horário 1: das 10h às 13h; Horário 2: das 14h às 17h
Faixa etária: 14 anos | Nível de dificuldade: Iniciante

Design Thinking para Crianças – Oficina Maker em que será vivenciado um processo de reflexões sobre o consumo de água nos ambientes mais próximos (casa, escola etc), além da prototipagem e da criação de soluções para reuso, reciclagem ou redução (3Rs) do consumo de água nesses locais.

Data: 22/03 | Horário 1: das 10h às 12h; Horário 2: das 15h às 17h
Faixa etária: de 11 a 14 anos

Os workshops são gratuitos, estão sujeitos a lotação, e você pode se inscrever aqui: http://www.greennation.com.br/festival/brasilia-df-2018/10/programacao/makerspace

Contação de Histórias – O Projeto Douradinho convida crianças a sentirem, pensarem e agirem em defesa dos rios e matas ciliares a partir do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”. O projeto Turma do Planeta lançará o livro da primeira aventura contando a história de “Como Tudo Começou” e, com o e-book “Fala Bia! “, mostrará como a turma limpou o seu rio. A escritora de origem étnica potiguara, Eliane Potiguara, também integra essa área da programação com o livro “A Cura da Terra”, história que fala sobre a natureza, os homens, a origem das coisas e a sabedoria dos ancestrais.

A Vila Cidadã ocupará uma área de 10 mil metros quadrados e funcionará do dia 17 ao dia 23 de março de 2018, das 9h às 21h, no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. A entrada será gratuita e os visitantes deverão se cadastrar no local ou previamente pelo site http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/credenciamento

Clique na imagem para ser direcionado à programação:

Escolas são convidadas a se inscrever para levar seus alunos a visitarem o Fórum. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), em parceria com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), é responsável pelo agendamento, com 800 vagas reservadas para as instituições filiadas à entidade.

Serviço
Visitas de escolas ao 8.º Fórum Mundial da Água
Data: 19 a 22 de março
Horário: 14h30 a 18h
Local: Vila Cidadã – Estádio Nacional Mané Garrincha
Inscrições: jonnathaz.f@gmail.com
Prazo: até 16/3 (enquanto houver vagas)
Dúvidas: 9 9346-4339

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!