Exposição 100 anos de Athos Bulcão

Exposição 100 anos de Athos Bulcão

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília homenageia os cem anos do artista plástico, que se tornou símbolo da Capital Federal, Athos Bulcão. Uma grande exposição ─ “100 anos de Athos” ─ traz um panorama da produção do artista que inclui a exibição de mais de 300 trabalhos e obras inéditas de sua criação entre os anos de 1940 e 2005. Prontos a induzir ao mergulho no pensamento do artista, está o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil ao elaborar atividades gratuitas que transformam a tradicional relação de apenas observar obras de arte em compreendê-las de maneira lúdica.

Todos os finais de semana, crianças de todas as idades podem aprender mais sobre a mostra em cartaz por meio de contações de histórias, dinâmicas com músicas e atividades de artes visuais que levam o público a uma maior interação com a exposição.

E as atividades não ficam restritas apenas aos sábados, domingos e feriados. Durante a semana, há visitas mediadas às galerias que fazem com que os visitantes desvendem o universo da exposição. Também há atendimento em Língua Brasileira de Sinais ─ Libras. Basta ligar e agendar a visita, é gratuito também.

Para a exposição “100 anos de Athos”, em cartaz até 01 de abril, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil encarou como desafio o pensamento do artista na criação de suas obras. Para isso, educadores elaboraram atividades que ampliam as leituras e os diálogos com as obras expostas na mostra por meio da música, da pintura, do teatro e da imaginação em contações de histórias e leituras compartilhadas. As atividades são voltadas, também, para toda a família.

PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

Visitas Mediadas à exposição e ao Museu BB
Mostra “100 anos de Athos” – de terça a sexta, às 9h, às 10h, às 14h, às 15h e às 19h | Faixa etária: a partir de 5 anos.
Museu BB – de terça a sexta, às 9h e às 14h | Faixa etária: a partir de 5 anos.
O Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil oferece gratuitamente visitas mediadas Museu BB a escolas e grupos mediante agendamento prévio. Mediante agendamento prévio através do telefone (61) 3108-7624, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Visita Mediada em Libras
Terça a sexta, das 13h às 17h | Faixa etária: a partir de 5 anos.
Contemplando a acessibilidade, as visitas mediadas também são realizadas em Libras por nosso educador intérprete.
Consultar horários disponíveis na bilheteria do CCBB ou através do telefone (61) 3108-7624.

Em Cantos e Contos
Por meio de histórias, o ser humano conhece o mundo à sua volta, a sua identidade e até mesmo o que nunca imaginou antes. Embalando os visitantes com contos, músicas, bonecos e objetos cotidianos, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil vai apresentar universos relacionados às obras de Athos Bulcão.
Sábados, domingos e feriados, às 11h e às 15h | Faixa etária: livre | Área externa do CCBB, próximo à recepção central | Não é necessário retirar senha.

Visita Teatralizada – No Museu BB*
Sábados, domingos e feriados, às 13h | Faixa etária: Livre | Museu BB | Sujeito à lotação do espaço.
Um lugar, uma cidade e suas pessoas, um prédio e seus objetos podem dar vida a muitas memórias e permitir as mais diversas experiências entre seu conteúdo e o público. Pensando em ampliar esse momento, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil leva o público ao Museu BB para dar vida a essas histórias e objetos. Com os atores e músicos, a cidade de Brasília, o CCBB e seu acervo viram personagens instigantes e divertidos e trazem ao público uma experiência lúdica, sonora, cênica e de movimento.

Identidades e viajantes pelo tempo
Um jovem viajante perde sua identidade e não tem como prosseguir em sua jornada. Em meio a tanta aflição conhece uma personagem muito misteriosa que o leva para uma viagem em um mundo de descobertas e muitas histórias dentro do Museu BB. Você quer descobrir como termina essa aventura? O Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil vai te contar!

Librário
O Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil convida você a conhecer a Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Por meio de um jogo, o educador ensina alguns sinais ao público, que deve memorizar cada palavra para conhecer a segunda língua oficial do Brasil!
Sábados, às 14h | Faixa etária: livre | Área externa do CCBB, próximo à recepção central | Não é necessário retirar senha.

Pequenas Mãos*
Com jogos e espaços lúdicos, os pequenos visitantes e suas famílias terão a oportunidade de recriar suas interpretações sobre seus momentos na exposição.
Sábados, domingos e feriados, às 14h | Faixa etária: famílias com crianças de 3 a 6 anos, limitado a 8 crianças e seus acompanhantes | Sala do Programa Educativo | Retirada de senha com meia hora de antecedência.

Musicando*
A música é uma das linguagens artísticas que mais toca as pessoas e que, por ser imaterial e abstrata, nos permite imaginar e criar o indizível. Por isso, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil acredita que ela também deve estar relacionada às exposições de artes, transformando a tradicional relação de apenas observar as obras.
Sábados, domingos e feriados, às 16h | Faixa etária: a partir de 7 anos, limitado a 15 crianças e seus acompanhantes | Sala do Programa Educativo | Retirada de senha com meia hora de antecedência.

Livro Vivo
Cada livro é um universo de sons, cores, formas, palavras, imagens, personagens e histórias. Mas será que é possível vivenciar esses universos? Por meio da leitura compartilhada com toda a família o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil encoraja a essa imersão, onde o livro também se torna um objeto de mediação entre o conteúdo da exposição e o visitante.
Sábados, domingos e feriados, às 16h | Sala do Educativo no Museu BB | Faixa etária: Livre | Não é necessário retirar senha.

Laboratório de Artes Visuais*
Permite aos visitantes a aproximação da exposição de maneira a descobrir os materiais e as técnicas que foram vistas ao longo das obras, de maneira divertida e instigante.
Sábados, domingos e feriados, às 17h | Faixa etária: a partir de 7 anos, limitado a 10 crianças e seus acompanhantes | Sala do Programa Educativo | Retirada de senha com meia hora de antecedência.

* Atividades abertas ao público a partir do dia 16/01, relacionadas à principal exposição em cartaz e disponíveis somente durante esse período.

Serviço:
Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil
“100 anos de Athos”
De 16 de janeiro a 01 de abril
Centro Cultural Banco do Brasil – SCES Trecho 2, Brasília
Atividades diversas – vide programação
Classificação Indicativa: Livre
Tel.: (61) 3108-7600

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!