SENTIR – 2ª Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva

SENTIR – 2ª Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva

A SENTIR – 2ª Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva convida companhias de teatro e dança que, com seus espetáculos, ultrapassam paradigmas das formas ditas normais de expressão e de percepção da arte. A proposta é
apresentar diferentes perspectivas de produção artística e alternativas de vivenciar a arte por meio de experimentações sensoriais inusitadas. A mostra contará com 10 apresentações de espetáculos de Artes Cênicas e Dança executados por uma companhia do Distrito Federal (Projeto Pés), uma do Rio de Janeiro (Escola de Gente – Os Inclusos e os Sisos), duas de São Paulo (Marcos Abranches e Grupo Sensus) e uma da Eslovênia (Barbara Pia Jenic).

Além dos espetáculos, será realizada uma oficina de dança para pessoas com ou sem deficiência, além de uma palestra e uma mesa de debate sobre arte, deficiência e inclusão. Todo o projeto em sua extensão contempla ações de
acessibilidade cultural.

Entrada gratuita para todas as atividades mediante retirada de senha, a partir de 1 hora antes do espetáculo, na bilheteria do CCBB. Todas as sessões são inclusivas, com oferta de libras, tradução simultânea e monitor para orientação e integração do público deficiente aos espetáculos.

Confira a programação completa com os horários, classificação indicativa e locais das apresentações:

Barbara Pia Jenič – Sensorial theatre language in Senzorium (Eslovênia)- Abertura/apresentação artística seguida de palestra com audiodescrição e libras
Dia 13 de dezembro, às 19h, Teatro I
Classificação: 12 anos/Duração: 120 minutos
A performance realizada por Barbara Pia Jenič trata-se de uma apresentação teórica e prática do que é a linguagem sensorial, seu contexto internacional e histórico e o modo de desenvolvimento do grupo Senzorium na Eslovênia. A poética da linguagem teatral sensorial baseia-se em várias ferramentas: Escuridão, silêncio, solidão, linguagem dos sentidos, inconsciente coletivo, sincronismo, espaço vazio, imagens internas, arquétipos e símbolos. Os visitantes são viajantes: são os principais atores e se deslocam de um espaço para outro. Os artistas de uma história são personagens secundários nas histórias dos visitantes. É extremamente difícil para a linguagem teatral sensorial corresponder à poética teatral convencional. A especificidade da linguagem teatral sensorial é que ela trata os visitantes individualmente. Barbara Pia é uma das principais expoentes da linguagem sensorial teatral no mundo.

Similitudo – Projeto Pés – (DF)
Dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, Teatro II
Classificação: livre/Duração: 60 minutos
SIMILITUDO propõe-se ao cotidiano em cena. O espetáculo aborda questões do convívio social no dia-a-dia e de como esse cotidiano, muitas vezes, poda e molda padrões de movimento, de relacionamento e até de sensibilidade.

Ninguém mais vai ser bonzinho – Escola de Gente / Os Inclusos e os Sisos (RJ)
Dias 14 e 15 de dezembro, às 21h, Teatro I
Classificação: livre/Duração: 60 minutos
Os Inclusos e os Sisos – Grupo de Arte e Transformação Social – foi criado no ano de 2003 pela Escola de Gente a partir de mobilização de Tatá Werneck junto aos alunos(as) de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) –, despertou plateias para a causa da inclusão através do teatro. Desde sua formação, o grupo já percorreu 14 estados de todas as regiões do Brasil, somando um público de mais de 30 mil pessoas. O grupo recebeu mais de 50 prêmios.

O pequeno príncipe sensorial – Grupo Sensus (SP)
Dias 16 e 17 de dezembro, às 16h, Teatro II
Classificação: livre/Duração: 120 minutos
O Pequeno Príncipe Sensorial é uma performance “ambulante”. O público é convidado a percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-lo, interpretam textos da obra de Antoine de Saint-Exupèry, e o estimulam sensorialmente através do tato, olfato e audição. Por utilizarmos a plateia vendada, o Pequeno Príncipe e todo seu simbolismo, dialoga com a linguagem do Sensus, especialmente quando diz: “o essencial é invisível aos olhos”. Valores como amizade, amor e caráter são introduzidos de forma poética nesta obra encantadora que emociona crianças e adultos.

D… Equilíbrio – Marcos Abranches (SP)
Dia 16 de dezembro, às 21h – Teatro I
Dia 17 de dezembro, às 19h – Teatro I
Classificação: 14 anos/Duração: 45 minutos
D… Equilíbrio” inspirou-se especialmente no filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, adaptado do livro “Canto dos Malditos” de Austregésilo Carrano. O bailarino que vai ministrar ainda uma oficina intitulada “Coreoatetose” (causada por paralisia cerebral) chegou a conhecer o escritor. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A desestética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investiga no movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.

Serviço:
Teatros I e II
13 a 17 de dezembro
Quinta a domingo
Entrada Gratuita

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!