Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

O maior evento de popularização da ciência da América Latina começou: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 com o tema “A Matemática está em tudo!” acontece de 23 a 29 de outubro, em todo o Brasil. Realizada nacionalmente desde 2004, sempre no mês de outubro, a SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. A proposta é que os eventos apresentem linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem o público a aprofundar seu interesse.

A escolha do tema “A Matemática está em tudo!” baseia-se no fato de que a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos acontecem pela primeira vez no Brasil. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

Em Brasília, o evento acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Os horários de funcionamento são:
Seg 23/10 – das 8h30 às 18h
Ter 24/10 – das 8h30 às 22h
Qua 25/10 – das 8h30 às 18h
Qui 26/10 – das 8h30 às 18h
Sex 27/10 – das 8h30 às 20h
Sáb 28/10 – das 9h às 19h
Dom 29/10 – das 9h às 18h

Atividades:

A Matemática está em todos lugares. Até onde você menos espera. SESC-DF
Horário:
09h às 18h
Local: Pavilhão do Parque da Cidade-Brasília -DF
Detalhamento: Síntese das atividades a serem realizadas do stand do SESC – Estação 1 e 2 Matemática nos jogos – A interação dos conceitos matemáticos por meio de jogos, a importância do material concreto e da ludicidade para a aprendizagem da matemática. Dominó feito de peças grandes, confeccionadas em MDF, onde os visitantes poderão jogar o dominó para promover o raciocínio lógico, de modo que os visitantes consigam compartilhar estratégias do jogo e conhecer a história desse jogo. Jogo de trilha, onde a proposta é criar um jogo de tabuleiro com a imagem de fundo de um castelo, as peças do jogo serão (Rei, Rainha, Príncipe, Princesa, Bruxa e Feiticeiro) em tamanho grande, máximo de 6 participantes. O jogo seguirá uma sequência numérica e os participantes andarão por ela à medida que jogam o dado e acertam a resposta de sua carta desafio. Ábaco em tamanho grande, com a demonstração de um instrumento de cálculo que ajuda no ensino do sistema numérico e de aritmética, onde os visitantes poderão fazer cálculos utilizando essa ferramenta. Twister matemático a princípio pensado para o trabalho com a lateralidade, foi adaptado e possibilitará realizar cálculos matemáticos de forma lúdica. Mancala em tamanho maior, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer a origem desse jogo, um pouco de sua história e a partir da interação com o jogo explorar o raciocínio lógico matemático. Jogo fecha caixa, trás a possibilidade de trabalhar com conceitos matemáticos básicos, a partir de diferentes perspectivas, desde o material reciclado ao jogo online. Torre de Hanói consiste em um quebra-cabeça formado por uma base contendo três pinos, num dos quais estão dispostos alguns discos uns sobre os outros, por ordem crescente de diâmetro. Pretende-se fazer o jogo com base de madeira na altura de uma criança de 1m, com as peças confeccionadas em madeira, onde os visitantes poderão a partir do raciocínio lógico desenvolver estratégias para montagem do jogo.

A Matemática está em todos lugares. Até onde você menos espera. SESC-DF
Horário:
09h às 18h
Local: Pavilhão do Parque da Cidade-Brasília -DF
Detalhamento: As atividades expostas tem um foco principal na matemática envolvendo exercícios físicos e relacionar com a força física e o poder dos super heróis. Atividades cotidianas como: correr, realizar esforço físicos e brincar, além de contribuir para o nosso bem-estar e saúde possui muita matemática. Serão apresentados dentro de um ambiente temático apelidado de Matcaverna, como ocorre os superpoderes de alguns super heróis com diferentes tipos de equipamentos. Poderá ser medido: força, velocidade, freqüência de comprimento de onda e índice de massa corporal. Todas as interações facilitam o entendimento do público de como a matemática está relacionada com as atividades físicas que esses personagens praticam e ainda como esses poderes influenciam a nossa vida. Na entrada será exposto alguns action figures de super-heróis para que o público possa conhecer um pouco de cada um deles. A exposição será feita através de uma estante giratória que ficará no centro do ambiente. Serão expostos banners com as informações dos poderes dos personagens escolhidos.

MatematizAção: Campus Ceilândia realiza atividades gratuitas para popularização da matemática
“Tornar a matemática divertida e interessante e, assim, cativar um novo olhar para essa relevante área do saber”. Esse é o principal objetivo do evento “MatematizAção”, que acontece de 25 a 27 de outubro, no Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento MatematizAção faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017.

Durante três dias, a unidade do IFB em Ceilândia realizará atividades gratuitas ligadas a divulgação e popularização da matemática a partir da organização de ambiente lúdico que envolva os participantes em atividades práticas e inovadoras relacionadas à resolução de problemas que utilizem o pensamento lógico-matemático e criativo.

Math Escape Room

O que você faria se para escapar de um quarto fechado tivesse que desvendar diferentes enigmas? Se sua vida dependesse de encontrar uma saída lógica em meio a algumas simples pistas deixadas pelo caminho? O Math Escape Room é uma adaptação do jogo intitulado por Escape Room – popular em vários países da Europa, Japão e Estados Unidos. Serão disponibilizadas 21 sessões, entre às 14h30 e 20h30 dos dias 25, 26 e 27 de outubro, em uma sala decorada com um enredo que envolve um cientista que pretende reduzir drasticamente a população mundial a partir de ataques biológicos. Assim, os grupos terão por tarefa desvendar todos os enigmas de modo a frustrar os planos desse lunático e salvar nosso planeta. Os enigmas são desafios matemáticos e mensagens codificadas que estão sendo elaboradas para tornar o jogo emocionante ao mesmo tempo que mostra o quanto a matemática pode ser interessante. A atividade é recomenda​ para ​estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, mas toda a comunidade pode participar​.
A​ entrada no quarto será em grupos de até cinco pessoas. “O trabalho colaborativo é uma das habilidades que são aprimoradas durante o jogo. Afinal, é importante a colaboração de cada membro da equipe para a resolução dos enigmas dentro do tempo limitado”, explica o professor de matemática Mateus Gianni Fonseca, um dos coordenadores do evento.
As inscrições serão realizadas por ordem de chegada nos dias do evento.

Outros Atrações

Além do Math Escape Room, o “MatematizAção” terá outros dois jogos (“Trilha de Enigmas” e “Pense e Ação), além do Stand Show “Matemática e KrÚ da Vida”, com o professor Saulo Boni e Oficina de Criatividade.
O projeto é coordenado pelos docentes de matemática do Campus Ceilândia Mateus Gianni e Juliana Campos e conta com equipe composta pelos professores Caroline Mourão, Paulo Wanderley e Lucas Souza e é financiado Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). As inscrições para o Stand Show e Oficina de Criatividade podem ser feitas Oficina de Criatividade pelo https://www.even3.com.br/matematizacao

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!